Manifest tem história real? Todas as inspirações da série explicadas

A verdade por trás de Manifest

- Publicidade -

Manifest é uma série que conta com a inclusão de vários elementos de fantasia. Exatamente por isso, muitos se questionam enquanto assistem a série, se alguma das histórias vistas na produção são verídicas. A premissa da série gira em torno do desaparecimento repentino, de um voo de uma companhia aérea comercial.

- Publicidade -

Durante cinco anos, os passageiros à bordo do voo, desapareceram no mundo e retornaram sem perceber. Afinal, para quem estava dentro do avião em Manifest, apenas algumas horas se passaram. Após 3 temporadas de sucesso, a série foi cancelada abruptamente e revivida pela Netflix.

Em suma, a série envolve muito drama pessoal, pois mostra como essas pessoas precisariam se reintegrar à sociedade e suas famílias. Como muitos esperariam se algo assim tivesse acontecido na vida real, os passageiros do voo 828 da série ficaram devastado. Claro que, boa parte, por seus entes queridos seguindo em frente sem eles.

Mas, não apenas isso. Eles também tiveram que lidar com a atenção indesejada que veio com sua situação inexplicável. De várias maneiras, os arcos dos persoangens de Manifest oferecem uma abordagem realista para tal cenário. Contudo, também existe uma pitada de fantasia e ficção científica. Mas, o que é real na série? Te explicamos.

- Publicidade -

Manifest se inspirou no voo desaparecido da Malaysian Airlines

Claro que, Manifest não é inspirada em uma história verdadeira em si. Contudo, a série está conectada de alguma forma ao desapareciemento inexplicável do voo 370 da Malaysian Airlines, que deixou milhões de pessoas perplexas quando a história foi divulgada em março de 2014. 

- Publicidade -

Publicidade

A caminho da China, saindo de um aeroporto malaio, o avião desapareceu surpreendentemente nunca foi encontrado. Havia mais de 200 pessoas no avião e nenhuma delas foi encontrada. Na época, mais de vários governos trabalharam juntos em esforços de busca e resgate. Contudo, nada resultou deles.

Alguns pedaços dos possíveis destroços foram encontrados desde então. Mas, o verdadeiro destino da inspiração de Manifest, o voo 370, permanece um mistério contínuo. Os investigadores tiveram várias teorias sobre o que pode ter acontecido, mas nenhuma delas é concreta. 

O incidente da Malaysian Airline e todas as perguntas que ele apresentou ao público e da mídia, tem uma conexão com a série. O criador da série e showrunner Jeff Rake, reconheceu em uma entrevista, que o voo 370 desempenha um “papel fundamental” na série. 

- Publicidade -

Mesmo que ele tenha tido a ideia inicial da série, antes que o acidente realmente acontecesse. Rake conta que teve a ideia durante uma viagem em família ao Grand Canyon, enquanto pensava em união e separação. Ele tentou lançar o conceito em vários canais, mas sem nenhum sucesso. 

 Foi quando o acidente com o voo 370 aconteceu, sua ideia pareceu mais perto do real. Rake disse que, no contexto do ocorrido, as pessoas começaram a desenvolver um interesse em dar vida às complexas linhas do tempo e mistérios de Manifest.

O Mistério do Voo 370 melhorou a série

- Publicidade -

O fato da semelhança entre o enredo da série e o voo desaparecido na vida real parece explorador quando pintado sob uma certa luz. Afinal, existem muitas outras séries e filmes que foram baseados em histórias reais infelizes. Por exemplo, Yellowjackets tem como base o desastre do voo dos Andes em 1972. 

Manifest: O que é real ou não na série da Netflix
Imagem: Divulgação/Netflix

Por isso, a série enquadra sua narrativa em torno de um evento trágico, mas convincente. Isso obriga os espectadores a se questionarem o que fariam se estivessem no lugar dos passageiros. Afinal, um desastre como o voo 370, ou o voo dos Andes em 1972, poderia acontecer com qualquer um.

- Publicidade -

Isso apenas aumentas as apostas da série e a torna mais real e identificável com o público. Assim, a arte deve refletir e refratar elementos da vida real para transcender a soma de suas partes. A inspiração de desastre de avião real no estilo Yellowjackets ou Manifest, torna a série muito melhor. 

Mais uma vez deixamos claro que, a ideia em si, não nasceu do avião malaio desaparecido. Mas, a série só entrou em desenvolvimento após a ocorrência da tragédia da vida real. Isso fez sua história parecer muito mais relevante do que antes. 

Os muitos mistérios da série são pura ficção, mas a maneira como o desaparecimento do avião cativou o público da série pode muito bem ter inspirações da vida real. 

Então, você sabia dessa conexão?

Certamente, você também vai gostar:

Pousando no Amor: O desertor norte-coreano que originou a série

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série.