Lost: Revelado como a ilha se movia no tempo

Porque a ilha de Lost se movia no tempo?

- Publicidade -

Embora Lost contivesse vários mistérios complexos, como a Ilha viajar no tempo foi uma das coisas mais fáceis de entender. Estreando em 2004, a série revolucionou a TV com sua brilhante mistura de mistério, ficção científica e até fantasia para entregar uma narrativa convincente onde nada é o que parece.

- Publicidade -

Poucas coisas estavam fora de questão com a popular série de TV, e ela explorou ideias complexas ao longo de suas seis temporadas. Ele rapidamente estabeleceu sua própria mitologia, que não apenas manteve Lost fascinante. Contudo, também serviu ao núcleo emocional da série, que explorou a vida interior de seus muitos personagens.

Tiveram a ideia de explorar pela primeira vez a viagem no tempo na 2ª temporada da série, episódio 13, “The Long Con” Assim, se tornou uma parte quase constante da narrativa alucinante da série. Embora a ABC pensasse que a série falharia no início, o programa se tornou um sucesso porque continuou a criar reviravoltas surpreendentes (embora) confusas semanalmente.

Embora alguns dos temas mais estranhos do programa fossem divisivos, eles acabaram servindo para tornar Lost mais único, e a viagem no tempo foi especialmente usada para contar histórias diferentes de tudo na TV.

A barreira eletromagnética da ilha de Lost

Explicaram sua principal fonte de muitas das propriedades mais estranhas da Ilha de Lost por sua energia eletromagnética natural que causou efeitos físicos no espaço e no tempo. A Iniciativa DHARMA chegou à Ilha para estudar seus efeitos e até construiu estações para tentar controlá-la e contê-la.

- Publicidade -

Publicidade

Toda a linha do tempo da Ilha foi preenchida com instâncias de interferência do eletromagnetismo, e o episódio 3 da 4ª temporada, “The Economist”, até mostrou os estranhos efeitos de simplesmente estar perto da Ilha. No episódio, dispararam um míssil em direção à Ilha e demorou meia hora extra para atingir o alvo pretendido.

Da mesma forma, na 4ª temporada de Lost, episódio 9, “The Shape of Things to Come”, os personagens de The Island encontraram o corpo de Doc Ray que apareceu na praia. No entanto, ainda conseguiu falar com ele pelo rádio enquanto o cargueiro estava ligado.

O eletromagnetismo não apenas afetava o tempo ao redor da Ilha. Contudo, também exalava de dentro dela e era essencialmente a energia que compunha seu misterioso coração.

O eletromagnetismo, embora tivesse efeitos estranhos, também era constante o suficiente para permitir que a Iniciativa DHARMA o estudasse e tentasse controlar suas muitas propriedades.

A roda congelada aproveitou a energia da ilha

Cada estação da Iniciativa DHARMA na Ilha serviu a uma função específica e foi construída sobre uma fonte de energia da Ilha de Lost. Como tal, a Estação Orquídea foi construída no topo do poço que continha a Roda Congelada, um dispositivo criado para aproveitar a energia da Ilha.

O plano para a Roda Congelada foi originalmente concebido por The Man In Black para se transportar para fora da Ilha, mas ele não conseguiu completá-lo. Misteriosamente, a Frozen Wheel acabou sendo construída, embora a série nunca tenha explicado quem foi o responsável por ela ou em que período de tempo foi concluída.

Lost: Revelado como a ilha se movia no tempo
Imagem: Divulgação/Star Plus

A Roda Congelada entrou em jogo na história da série quando na 4ª temporada, episódios 13 e 14, “Não há lugar como o lar”, Ben Linus a girou e moveu a Ilha através do espaço e do tempo. Girar a roda foi uma das piores coisas que Ben Linus já fez e, ao tirar a roda de seu eixo.

- Publicidade -

Assim, Ben enviou todos os habitantes da Ilha de Lost através do tempo em intervalos aleatórios. Girar a roda transportou automaticamente a pessoa para o deserto na Tunísia. Assim, mandou Ben embora da Ilha após tentar salvá-la. John Locke mais tarde colocaria a roda de volta no lugar e sofreria as mesmas consequências.

Os sobreviventes experimentaram “flashes no tempo” na ilha de Lost

Imediatamente após a desestabilização da Roda Congelada, os personagens da Ilha começaram a experimentar flashes de tempo que os enviaram para diferentes períodos da linha do tempo da Ilha sem qualquer rima ou razão. O efeito veio sem muito aviso, e seu som alto e luz piscando muitas vezes causavam grande sofrimento físico aos viajantes do tempo.

Lost poderia ter terminado na 4ª temporada. Contudo, a viagem no tempo dos flashes permitiu que a história continuasse de uma nova maneira e explorasse mais a história da Ilha. Não se limitando simplesmente ao passado, os flashes de tempo também enviaram os personagens para um futuro próximo.

Na 5ª temporada, episódio 5, “This Place Is Death”, os personagens foram transportados para um tempo antes de The Man In Black e seu povo construírem os poços na Ilha, e eles tocaram muitos pontos cruciais entre então e o ano de 2007.

Embora nunca declararam explicitamente que os flashes de tempo enviaram os personagens de Lost para o futuro, a descoberta da garrafa de água do voo 316 da Ajira sugeria que eles haviam pulado para frente.

Durante sua história de Jeremy Bentham, John Locke parou os flashes do tempo colocando a Roda Congelada de volta em seu eixo, e ele foi enviado para fora da ilha para a Tunísia, assim como Ben Linus.

 Desmond experimentou deslocamento temporal enquanto estava na ilha

Ao contrário dos flashes de tempo que enviavam os personagens para pontos fixos no tempo que eles não podiam mudar, mas apenas cumprir. Dessa forma, um personagem que sofria de deslocamento temporal estava em uma situação totalmente diferente.

Lost: Revelado como a ilha se movia no tempo
Imagem: Divulgação/Star Plus

Como visto na 4ª temporada de Lost, episódio 5, “The Constant”, a consciência de Desmond se soltou no tempo enquanto ele voava em um helicóptero da Ilha para o cargueiro Kahana. O deslocamento temporal o fez pular entre 1996 e 2004, e ele conheceu outros personagens que também sofriam da doença a bordo do navio.

Desmond tinha poderes de viagem no tempo porque já havia sido exposto a altos níveis de energia eletromagnética da Ilha. O episódio estabeleceu que o deslocamento temporal pode ser fatal. Contudo, com a ajuda da versão de 1996 de Daniel Faraday, Desmond descobriu uma cura.

Desmond foi capaz de se libertar do deslocamento temporal ao encontrar uma constante que existia tanto em 1996 quanto em 2004 em Lost. Assim, ao ligar os dois juntos enquanto sua consciência piscava através do tempo, ele se ancorou.

No caso de Desmond, sua constante era um telefonema para sua ex-namorada Penny, e ele conseguiu convencer a versão de 1996 dela a manter o mesmo número de telefone. Assim, ele poderia ligar para ela novamente em 2004, o que mudou ligeiramente a linha do tempo da série.

Certamente, você também vai gostar:

Os Anéis de Poder precisa abandonar os mistérios na 2ª temporada

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da sua série favorita. (Via ScreenRant)