Os Anéis de Poder precisa abandonar os mistérios na 2ª temporada

Os mistérios na 2ª temporada precisam ser abandonados em Os Anéis de Poder

- Publicidade -

A 1ª temporada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, da Amazon Prime, baseou-se fortemente no tropo da caixa misteriosa. Contudo, isso é algo que deve ser descartado se a 2ª temporada for igualar o sucesso da primeira.

- Publicidade -

Muitas das histórias em Os Anéis de Poder são bastante atraentes, pois a série elabora os eventos da Segunda Era. A maioria desses indivíduos e suas ações terão ecos até a época de O Senhor dos Anéis, particularmente as de Sauron, que forjará o nefasto Um Anel.

Em última análise, no entanto, a abordagem da caixa misteriosa para a narrativa do programa se tornará uma muleta demais para a série. Assim, descarta a possibilidade de outras abordagens mais atraentes com a sua Segunda Era.

Em vez de permitir que essas histórias ocupassem o centro do palco, Os Anéis de Poder optou por concentrar mais sua energia e, portanto, a atenção do espectador, nos vários mistérios que apimentavam seus episódios, começando desde o início com a introdução do Estranho e Halbrand.

- Publicidade -

Essa abordagem narrativa pode inicialmente atrair o interesse do espectador. Contudo, também pode ser repetitiva, principalmente quando o mistério se estende por toda a temporada. Assim, a 2ª temporada de Os Anéis de Poder precisa abandonar seu constante boxe misterioso de pontos da trama e personagens que mais tarde se vinculam à narrativa de O Senhor dos Anéis.

A 1ª temporada de Os Anéis de Poder confiou no mistério 

- Publicidade -

Publicidade

Uma parte significativa do foco narrativo na 1ª temporada do programa se concentrou na misteriosa identidade de Sauron, que acabou provando ser Halbrand. O cenário da história na Segunda Era e seu foco na forja dos Anéis de Poder significava que ele sempre seria uma figura importante.

No entanto, como não foi explicado até o final quem entre o amplo elenco era o Lorde das Trevas disfarçado, esse mistério eclipsou alguns dos outros aspectos mais fascinantes e bem escritos da temporada.

O mistério duradouro da identidade de Sauron conseguiu ofuscar quase todas as outras histórias da 1ª temporada de Os Anéis de Poder, incluindo aquela que se concentrou em Durin e Elrond. Este problema tornou-se ainda mais agudo quando a história começou a explorar mais plenamente o vínculo emergente e o romance potencial entre Halbrand e Galadriel.

- Publicidade -

Assim, os sinais que pareciam apontar para eles potencialmente se tornando um casal romântico. Quanto mais a temporada revelava sobre Halbrand, no entanto, mais complexo o mistério se tornava. Portanto, se tornou impossível não examinar cada comentário e pista para ver qual personagem finalmente se revelaria o Lorde das Trevas.

 Os Grandes Mistérios LOTR de Os Anéis de Poder

Várias vezes ao longo da 1ª temporada de Os Anéis de Poder, a série fez parecer que a identidade do Estranho e de Halbrand seriam verdadeiras surpresas. Apesar desse ar de mistério, logo ficou bastante claro quem eles seriam uma vez revelados: um dos magos Istari de O Senhor dos Anéis e Sauron, respectivamente.

- Publicidade -

Os Anéis de Poder precisa abandonar os mistérios na 2ª temporada
Imagem: Divulgação/Amazon Prime Video

Este viria a ser um dos problemas mais evidentes na 1ª temporada da série. Investir tanto tempo narrativo para desvendar esses mistérios e encorajar os espectadores a fazê-lo também acabou tornando o resultado final nada gratificante.

Nesse caso, a série continha lembretes constantes do potencial vilão de Halbrand. Em um exemplo notável, ele parecia sentir uma raiva particular em relação ao personagem de Adar em Os Anéis de Poder, que alegou ter matado Sauron por seu tratamento com seus companheiros Orcs.

- Publicidade -

Dado que, até onde os espectadores sabiam, não havia outro motivo para esses dois personagens terem interagido, essa era uma pista muito importante para a verdadeira identidade de Sauron, embora a revelação completa não acontecesse até vários episódios depois. Naquela época, estava quase confirmado que Halbrand era Sauron.

A série não precisam de grandes mistérios LOTR para funcionar

A ironia aqui é que a 2ª temporada da série realmente não precisa dos mistérios de O Senhor dos Anéis para ser uma série atraente por si só. Os Anéis de Poder é repleta de histórias ricas por conta própria, sem a necessidade de criar mistérios artificiais para atrair o interesse do espectador.

A Segunda Era da Terra-média foi preenchida com vários eventos que fornecem drama e tensão inerentes suficientes sem a necessidade de se apoiar tanto em algum tipo de enigma que os espectadores são repetidamente solicitados a desvendar por conta própria.

Entre outras coisas, a série pode continuar seu foco na queda iminente de Númenor, que claramente já começou a deslizar para seu declínio final. Em outro lugar, há o atrito contínuo entre os anões e os elfos de Os Anéis de Poder, que ainda não exploraram totalmente.

Por fim, existem os próprios Anéis de Poder titulares. A 1ª temporada da série termina com a forja dos Três. Ainda assim, existem outros, incluindo o próprio Um Anel, e as histórias de sua criação merecem mais detalhes e elaboração na 2ª temporada da série do que foram dadas.

 Como a 2ª temporada da série pode se livrar do tropo misterioso

Há muitas maneiras pelas quais a 2ª temporada da série pode seguir um caminho diferente de seu antecessor. Afinal, deu a cada um de seus personagens principais o tipo de desenvolvimento de que precisam para funcionar por conta própria.

Os Anéis de Poder precisa abandonar os mistérios na 2ª temporada
Imagem: Divulgação/Amazon Prime Video

Isso é verdade para Sauron, que já mostrou algumas de suas principais motivações, e a temporada de Os Anéis de Poder termina com sua descida a Mordor, onde um confronto importante entre Sauron e Adar certamente o aguarda.

O mesmo vale para o membro do Istari, que partiu em uma perigosa jornada para o Oriente. Se a 2ª temporada da série abandonar o tropo do mistério e se concentrar nos elementos da obra de Tolkien que contêm os momentos dramáticos maiores e mais grandiosos, existe o potencial de se tornar uma série verdadeiramente excelente.

Não só pode se tornar uma adaptação mais coerente dos Apêndices de O Senhor dos Anéis de Tolkien. Contudo, também pode tirar o máximo proveito de seus elementos de fantasia.

Equipado com uma história mais forte que não depende tão extensivamente de tropos cansados, ele pode levar o gênero a algumas direções novas e fascinantes, trazendo os espectadores para o passeio.

Certamente, você também vai gostar:

The Walking Dead: Por que Maggie saiu na 9ª temporada

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da sua série favorita. (Via ScreenRant)