Publicidade

1899: A grande reviravolta que os fãs não perceberam

1899 tem grande reviravolta com Prometheus

Publicidade

A série 1899 da Netflix acaba mudando seu mistério do Prometheus para a nave espacial, que acontece no ano de 2099. O que inicia feito uma viagem aos Estados Unidos acaba se transformando em uma luta sombria para sobreviver, momento em que os passageiros do Kerberos encontram o navio marítimo.

Então, em 1899, Prometheus estava no meio do oceano, e havia somente um passageiro a bordo. Esse passageiro sobrevivente, era um garoto chamado Elliot, revela-se um enigma momento em que os passageiros do Kerberos caem mortos depois de sua chegada.

Publicidade

No decorrer da série de ficção científica, um mistério liga a outro até a descoberta de que os passageiros do Kerberos estão passando por um loop de simulação de oito dias. Tudo a partir das identidades e histórias de fundo dos personagens principais da série inclusive, o seu navio e o oceano a sua volta, não passa de uma mera criação de uma força poderosa que controla sua simulação.

Conforme o funcionamento interno da simulação se desdobra em 1899, fica visível que o Prometheus também era uma construção, ou seja, um código na simulação. Então os passageiros reais estão sendo enganchados na simulação da espaçonave Prometheus duzentos anos no futuro. Assim, o navio acolheu os passageiros de Kerberos em um loop anterior antes de recomeçar depois de oito dias.

A verdade sobre a nave Prometheus em 1899

A descoberta da simulação na série 1899 da Netflix cria mais uma série de mistérios que a criadora da tecnologia, Maura, esclarece para fugir do loop. No decorrer dos acontecimentos finais, já no fim da série, Maura se desperta em uma nave espacial depois de sair da simulação.

Publicidade

No momento em que ela observa em sua volta, ela descobre que a nave está compartilhando seu nome com o Prometheus. Assim ele cabe todos os passageiros do Kerberos e flutua no espaço sideral no ano de 2099. Pelas suas descobertas no interior da espaçonave indica que ela atrapalhou completamente a simulação ou liberou uma nova simulação que encontra-se um nível mais perto da realidade.

Caso o primeiro seja verdadeiro, Maura e os demais passageiros do Kerberos estavam somente testando o ano de 1899 ao mesmo tempo, se conectava a uma tecnologia de simulação no interior da aeronave. No caso do último ser verdade, o irmão de Maura, Ciaran, que controlou as simulações todo esse período, certamente tem outra estratégia para torturar sua irmã e outros passageiros.

Apesar das causas de Ciaran para confessar, as simulações continuam desconhecidas depois do final climático da série. Ele nitidamente queria que sua irmã ou os demais passageiros fugissem, o que indica que a nave Prometheus seria outra camada da simulação.

O que aconteceu com os passageiros de Prometheus?

No momento em que Henry, o pai de Maura, recomeça o loop de simulação do Kerberos em 1899, o navio afunda em um redemoinho gigante. Assim ele termina em um cemitério de embarcações abandonadas no oceano. Cada nave na área certamente simboliza uma simulação anterior que redefiniram depois de oito dias.

Instantes depois, após o marido de Maura, Daniel inserir um vírus no código da nave, ele ao que tudo indica começa a se autodestruir. No momento que os passageiros sobreviventes descem para a sala de máquinas, ele avistam chamas vermelhas no entorno da embarcação.

1899: Prometheus tem reviravolta que os fãs não perceberam
Imagem: Créditos/Netflix

A série finaliza e não revela o destino dos passageiros, porém é provável que Maura e Daniel achem uma forma de ajudá-lo a fugir e despertar na estação espacial. Anteriormente em uma cena de 1899, Henry admite que os passageiros cometem sempre os mesmos erros.

Isso significa que, mesmo com os empenhos consistentes de Daniel e Elliot para que a chave de escape de Maura fosse encontrada para a simulação. Dessa forma eles cometeram muitas falhas com simulações anteriores, inclusive a do Prometheus.

Aproveite para ler:

>1899, 2 ª Temporada na Netflix: Enredo, estreia, elenco e Tudo

Após o loop de simulação de Prometheus ser recomeçado, seus passageiros certamente sumiram e apareceram novamente no Kerberos com todas as novas identidades e histórias traumáticas. Isso esclarece o motivo de Eyk achar onome de Maura na lista de passageiros de Prometheus.

O significado mais importante do nome do Prometheus

O nome do Prometheus em 1899 parece ter inspirado a mitologia grega. Conforme os mitos, Prometheus era o deus Titã que tomou o fogo de Zeus e o entregou à humanidade. Como condenação, acorrentaram Prometheus a uma rocha e uma águia se alimentou de ​​seu fígado.

Essa ação se repetia infinitamente onde seu fígado não parava de crescer para a águia bicar. Prometheus  aguentou essa aflição eterna até que Héracles surgiu para o salvar e matou a águia. Na série, a história de Prometheus é sinônimo dos ciclos sem fim ​​de traumas que os passageiros da embarcação aguentaram.

1899: Prometheus tem reviravolta que os fãs não perceberam
Imagem: Créditos/Netflix

Levando em conta como Ciaran lidera a cadeia de simulação de 1899, dominando todos os loops, ele corresponde a Zeus. A partir do momento em que Daniel salva Maura do tormento eterno, seu personagem na série de TV de ficção científica da Netflix aparenta estar ligado com o arco narrativo de Héracles no mito de Prometheus.

Prometheus é constantemente mencionado como um gênio solitário em que suas lutas e sacrifícios levaram a horríveis consequências. Por causa disso, a história de Prometheus se mantém como uma metáfora para a busca eterna da humanidade por entendimento e prosperidade e assim, isso pode resultar em uma tragédia caso alguém tente ultrapassá-la.

Entre os muitos personagens de 1899, Maura é a que mais se aproxima da personalidade de Prometheus, visto que criou uma tecnologia para suportar o trauma da doença de seu filho e a morte subentendida e certamente ajudava outros a fazer igual. Lamentavelmente, ele excedeu com suas simulações na série e sua criação acabou em mãos erradas.

Certamente, você também vai gostar:

The Walking Dead 12 ª Temporada: Por que a série foi cancelada?

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série. (via ScreenRant)