Vikings: O que havia de errado com o bebê Baldur (e por que Ivar o matou)
Qual o problema de Baldur filho de Ivar em Vikings
O personagem de Ivar, o Desossado (mais ou menos), teve um filho na 5ª temporada de Vikings, mas o bebê Baldur foi deixado na floresta para morrer devido a uma deformidade facial. Então, o que havia de errado com o filho de Ivar?
É o destino que Ivar evitou por pouco quando bebê, quando Ragnar Lothbrok viu que Ivar tinha uma deformidade nas pernas e o levou para a floresta para ser deixado à própria sorte. A morte de Baldur na 5ª temporada de Vikings traz a história completa de Ivar desta forma.
Então, o que havia de errado com o bebê Baldur e por que Ivar o matou? A esposa de Ivar, Freydis, concebeu secretamente um filho com outro homem e então convenceu o personagem de que ele a engravidou com sucesso quando ela bebeu um pouco de seu sangue, apesar da sua impotência.
Acreditando ser um deus em Vikings, Ivar deu ao bebê o nome de Baldur, filho de Odin. Enquanto Freydis via beleza no filho, Ivar enxergava apenas uma criança deformada. O espectador nunca viu o rosto de Baldur, mas o que havia de errado com o filho de Ivar era provavelmente um lábio leporino.
Essa deficiência congênita resulta na formação inadequada do lábio e, às vezes, do céu da boca. Isso resulta em uma divisão que pode ser tão grande que se abre até o narina. É por isso que provavelmente Ivar o matou em Vikings.
Ivar matou Baldur para protegê-lo em Vikings
Os bebês nascidos nos tempos modernos com lábio leporino e palato podem ser tratados com suporte e, eventualmente, passar por cirurgia corretiva. Contudo, na época em que a série se passa, a doença da criança chega bem próximo da mazela de ossos de vidro do pai.
Isso quer dizer que o menino estava destinado a uma morte certa. Alguns bebês que nascem com lábio leporino ou fenda palatina podem mamar com ajuda. Contudo, pela reação de Ivar e da parteira ao ver o bebê em Vikings, quer dizer que no caso de Baldur a doença era bastante grave.
As comparações próximas entre os personagens Ivar e Baldur podem sugerir que Baldur poderia ter sobrevivido se seu pai estivesse disposto a dar uma chance ao menino. Apesar do espectador não saber o que tinha de errado com o nenê, Ivar poderia ter dado uma chance à criança pelo bem de sua esposa.
A decisão de Ivar de deixar Baldur morrer é um tanto complicada. Ao se despedir do filho, ele diz que está fazendo isso para que Baldur não passe pelo mesmo sofrimento que ele passou ao crescer em Vikings. No entanto, fica claro que Ivar também está interessado em proteger seu próprio orgulho e imagem.
Ele se apresentou ao seu povo como um deus vivo e teme que a doença de seu filho lembre as pessoas de sua própria deformidade. Quando ele relata a morte de Baldur para seu povo, ele diz a eles que o bebê era lindo e perfeito em todos os sentidos, omitindo completamente a sua condição.
Infelizmente, logo é revelado que as raposas arrastaram o bebê para sua toca e destruíram qualquer evidência contrária. Então, a esse respeito, não importava qual era a deformidade de Baldur.
A morte de Baldur significa a derrota de Ivar
A morte do bebê é, em última análise, o resultado do fracasso de Ivar em seguir o conselho de seu pai em Vikings. Durante o ataque de dois homens a Wessex, Ragnar disse ao filho que sua deformidade o tornaria o mais forte de todos os seus irmãos. E que seu problema era uma benção e não uma maldição.
Mas quando Baldur nasce, Ivar permite que suas inseguranças levem a melhor sobre ele. Se ele tivesse deixado Baldur viver, a batalha que se seguiu contra seus irmãos poderia ter terminado com uma derrota paralisante. Mas ao matar o bebê de Freydis e colocá-la contra ele, Ivar preparou o caminho para sua própria queda.
Ivar matou Baldur em Vikings porque sabia que o bebê não era dele?
Em Vikings, pode ser que a deformidade de Baldur não tenha sido totalmente o motivo pela sua morte. Em vez disso, possivelmente Ivar sabia que a criança não era ele. Isso com certeza teria ferido seu orgulho já inseguro. Há um momento na série que o personagem poderia ter questionado a lealdade de Freydis.
Mas depois ele aceitou que seu sangue de Deus nórdico a engravidou em vez de sacrificar seu próprio orgulho. Se Ivar soubesse que outro homem era o responsável por engravidar Freydis, isso poderia ter induzido uma espécie de colapso. Até porque seu ego já havia crescido tanto que ele realmente acreditava que era um deus.
Então, as duas notícias juntas com certeza não só esmagaram seu espírito, mas também a si mesmo. Tal afronta à sua imagem não seria aceita facilmente dentro da cultura Viking. Por outro lado, a impotência de Ivar chegou a ser questionada do porque ele poderia engravidar Katia, mas só depois de acreditar que ela era Freydis encarnada na série.
Sua impotência nas temporadas anteriores certamente afetou seu relacionamento com Freydis. Contudo, isso não pareceu ser um problema no final. Além disso, se Ivar soubesse definitivamente que Baldur não era dele, isso poderia explicar a morte da criança. Entretanto, não explica porque ele deixou Freydis e o outro homem viverem.
Se Ivar soubesse do caso de Freydis na série, certamente a descoberta teria terminado com a morte de vários personagens devido ao golpe em seu ego.
Vikings nunca explicou a doença do filho de Ivar, mas há pistas suficientes no episódio que sugeriram qual era a deformidade de Baldur. No entanto, a morte do bebê é um pouco diferente na mitologia desse povo.
O verdadeiro Ivar matou seu filho pequeno?
A série é bastante conhecida por brincar com a história verdadeira deste povo. Não é algo difícil de fazer, considerando que as sagas destes guerreiros são a principal fonte do enredo do programa. Além disso, sua história está cheia de relatos e figuras conflitantes que podem ou não ter existido.
Os showrunners admitiram que embelezam muito as histórias de Ragnar Lothbrok e seus filhos. Mas será que Vikings fez o mesmo com a doença de Baldur? O filho de Ivar é supostamente ficção, já que o verdadeiro Ivar nunca foi conhecido por ter filhos.
Além disso, provavelmente a série estava certa sobre a impotência de seu personagem. Sem contar o fato de que, Ivar, o Desossado, também nunca foi casado. Em termos de história, Ivar desaparece completamente dos registros históricos por volta de 870 e não havia nenhum detalhe de sua vida pessoal, para começar.
Muitas sagas descrevem Ivar como não tendo pernas ou sendo desossado, com uma passagem específica em O Conto dos filhos de Ragnar sugerindo que ele era impotente. Portanto, a trágica história da doença de Baldur foi inventada especificamente para a série.
Criou-se tal fato em Vikings para adicionar um certo sabor ao arco de Ivar.
Certamente, você também vai gostar:
> Black Mirror: Por que a 6ª temporada demorou tanto pra acontecer
Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série.