Black Mirror: Por que a 6ª temporada demorou tanto pra acontecer

6ª temporada de Black Mirror demorou quatro anos para acontecer

- Publicidade -

A Netflix finalmente divulgou o primeiro trailer da 6ª temporada de Black Mirror e há uma razão pela qual demorou quatro anos para finalmente acontecer. A 1ª temporada da série distópica da Netflix chegou a plataforma em 2011 e ganhou popularidade com sua narrativa sombria no estilo antológico.

- Publicidade -

O seriado continuou um sucesso e mais quatro temporadas foram criadas com Charlie Brooker no comando. Elas tiveram seus lançamentos em 2013, 2016, 2017 e 2019, bem como o filme interativo Bandersnatch em 2018. Black Mirror distorce a vida futura com tecnologia inovadora para criar histórias sombrias que não são tão improváveis e que foram muito elogiadas no passado.

Após 4 anos de silêncio sobre as futuras temporadas, um teaser finalmente chegou até o espectador. O vídeo mostra várias estrelas, incluindo Aaron Paul, Annie Murphy, Anjana Vasan, Michael Cera e Salma Hayek. Charlie Brooker mais uma vez está a frente da 6ª temporada como escritor, que deve ser bem diferente das 5 anteriores.

Isso inclui mais episódios e uma possível sequência. Apesar dos atrasos no retorno do seriado, ele parece estar voltando mais sombrio do que nunca. Inclusive, o teaser de Black Mirror mostrou a personagem de Anjana Vasan batendo a cabeça de uma mulher em uma mesa de vidro.

- Publicidade -

Black Mirror demorou por causa de um acordo

Presumiu-se que Brooker não começou a trabalhar na 6ª temporada de Black Mirror por causa das dificuldades que o mundo estava passando durante a pandemia. Ele chegou a dizer ao Radio Times:

- Publicidade -

Publicidade

“Não sei que estômago haveria para histórias sobre sociedades desmoronando.”

Charlie se concentrou em uma escrita mais cômica neste período, um exemplo disso é seu falso documentário Death to 2020. Contudo, um dos principais motivos para o atraso na nova temporada ocorreu por causa dos direitos de propriedade intelectual.

Os direitos da série pertenciam ao Endemol Shine Group, onde Brooker e a produtora Annabel Jones trabalharam antes de partir para abrir sua própria empresa. Brooker e Jones não conseguiram levar os direitos de Black Mirror com eles. A Netflix e o Endemol Shine Group tentaram fechar um acordo, mas sem sucesso.

- Publicidade -

Desde então, Banijay comprou o Endemol, então os direitos se transferiram para Banijay. A partir daí, a Netflix começou novamente a fazer uma tentativa, agora com a nova companhia. Durante este período, surgiram boatos de que um spin-off do episódio “USS Callister” seria produzido em 2021, mas não deu em nada.

As ofertas da 6ª temporada esfriaram e o espectador teve poucas atualizações, até maio de 2022.

Como a Netflix conseguiu fazer a 6ª temporada

- Publicidade -

A série ganhou sua renovação em 2022 porque a Netflix conseguiu,  finalmente, fechar um acordo com  a Banijay. Apesar de sair para abrir sua própria empresa, Brooker e Jones estão envolvidos. A produção da 6ª temporada de Black Mirror começou em maio de 2022 e ganhou o nome de “Red Book” durante as  filmagens para garantir o sigilo da produção.

Black Mirror: Por que a 6ª temporada demorou tanto pra acontecer
Imagem: Divulgação/Netflix

Alinhada com as temporadas anteriores, o novo ano se passa em todo o mundo e no espaço. Cada episódio também está muito maior em escala cinematográfica, com cada capítulo mais parecido com seu próprio filme.

- Publicidade -

O teaser da 6ª temporada revela pouco sobre as histórias individuais. Mas mostra o típico caos social pelo qual a série da Netflix é conhecida. Charlie Brooker também deve quebrar algumas de suas próprias regras da série, já que imagens de Aaron Paul, que apareceu em “USS Callister”, podem ser vistas em uma nave muito semelhante.

É provável que este episódio seja uma continuação do “USS Callister”, algo que nunca foi feito antes na série. A 6ª temporada Black Mirror deve ter mais episódios do que o normal, então pode até ter levado quatro anos para ficar pronta, mas a série vai voltar em um nível totalmente novo. Ou seja, a espera vai valer a pena.

Certamente, você também vai gostar:

> The Big Bang Theory: A cena alternativa que teria acabado com a série

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série.