Treze Vidas: O resgate: A história real por trás do filme da Amazon Prime

A história real de Treze Vidas: O resgate na Amazon Prime Video

- Publicidade -

Treze Vidas: O resgate é o novo filme da Amazon Prime Video. Nos últimos dias, o longa chamou a atenção e no momento, lidera o Top 10 do serviço no Brasil. O filme acompanha a história de um jovem time de futebol e seu treinador que ficam presos em uma caverna.

- Publicidade -

No entanto, a história de Treze Vidas: O resgate mostra que a situação tende a se complicar ainda mais. Afinal, conforme os dias vão passando, fortes chuvas inundam o local, deixando a situação ainda mais caótica. Assim, o longa mostra os esforços de resgate que reúnem pessoas de todos os cantos do mundo para criar uma maneira de trazer os jovens para casa.

Com direção de Ron Howard, o filme de drama e sobrevência examina o incidente de todos os ângulos. Entretanto, foca em como as missões de resgate colaborativas costumam ser. Enquanto os holofotes caem sobre uma única pessoa ou sua equipe, outras forças estão trabalhando em segundo plano.

Treze Vidas: O resgate leva qualquer espectador a se arrepiar. Porém, se você questiona se, tudo o que foi abordado no filme é realmente real, aqui está a história completa.

Treze Vidas: O resgate é baseado em uma história real?

Indo direto ao ponto, sim, Treze Vidas: O resgate é baseado em uma história real. O filme gira em torno do time Wild Boars e seu técnico, que ficaram presos na caverna Tham Luang, no norte da Tailândia. Tal acontecimento ocorreu, depois que o local foi inundado devido as fortes chuvas na época.

- Publicidade -

Publicidade

Em 23 de Junho de 2018, a equipe e o treinador decidiram explorar as cavernas após o treino. Aliás, isso era algo frequente e já haviam feito outras vezes. Eles estavam cientes de que as cavernas inundavam durante a estação da chuca, mas, era esperado que a chuva forte chegasse algum tempo depois.

Infelizmente, a chuva chegou mais cedo neste ano. Com isso, a equipe e seu treinador acabaram ficando presos dentro da caverna, como única forma de evitar um afogamento. Quando nenhum dos garotos voltou para casa à noite, os pais ficaram inquietos. A saída foi convocar o treinador principal Nopparat Khanthavong.

Por sua vez, assim como vemos em Treze Vidas: O resgate, Songpol Kanthawong, um menino que havia ido à uma cosulta, informou sobre as cavernas. Ao chegarem no local, encontraram suas biciclentas, pertences pessoais, bem como a água que bloqueava o caminho.

Khanthavong sabia que sua equipe estava presa debaixo d’água e pediu ajuda às autoridades. Nos primeiros dias, a Marinha Tailandesa e os moradores locais tentaram encontrar maneiras de tirar os garotos da caverna.

Mobilização mundial

Infelizmente, nenhum membro das autoridades Tailandesas conseguiram alcançar a equipe presa. Então, o país solicitou ajuda internacional, pedindo para que qualquer pessoa que soubesse alguma coisa sobre mergulho em cavernas, pudesse ajudar no resgate. Isso levou mergulhadores de cavernas de todo o mundo fossem para a Tailândia.

Interpretados em Treze Vidas: O resgate por Viggo Mortensen e Colin Farrell, os mergulhadores britânicos  Rick Stanton e John Volanthen lideraram os trabalhos. A dupla ainda foi auxiliada pelo belga Ben Reymenants e pelo francês Maksym Polejaka.

Inicialmente, nada foi encontrado nos primeiros dias. A esperança diminuiu conforme o nível de oxigênio diminuia nas cavernas. Somente a partir do dia 09 que os dois homens encontraram os 13 sobreviventes. Eles estavam cerca de um quilômetro e meio da entrada da caverna.

A partir daí, se iniciou uma segunda fase de operações. Não havia uma maneira fácil de tirá-los da caverna em segurança. Por estarem presos no local há mais de uma semana, os garotos estavam fracos. Além disso, nenhum deles tinha qualquer experiência com mergulho. Por fim, não havia tanto tempo para esperar, já que as chuvas fortes viriam nos próximos dias. Assim, seria praticamente impossível retirá-los.

- Publicidade -

O resgate dos garotos de Treze Vidas: O resgate

Treze vidas: O resgate possui história real
Imagem: Divulgação/Amazon Prime Video

Vivido por Joel Edgerton em Treze Vidas: O resgate, o Dr. Richard Harris foi chamado. Harris – que teve o nome alterado no filme para Harry Harris – tem ampla experiência em anestésicos. O plano era sedar os meninos e depois trazê-los amarrados em macas flexíveis. Harris não tinha certeza de que o plano funcionaria.

Ao National Geographic, em 2019, o médico afirmou:

“Eu esperava que as duas primeiras crianças se afogassem e então teríamos que fazer algo diferente. Coloquei suas chances de sobrevivência em zero”.

Mesmo com tamanho risco, ele sabia que não havia melhor maneira de fazer isso. Os garotos receberam uma combinação de sedativos. Remédios como Cetamina e Xanax foram aplicados. Com isso, os garotos ficaram incoscientes e permitiu que os mergulhadores os manuseassem para fora das cavernas com segurança.

Felizmente, o plano funcionou e como vimos em Treze Vidas: O resgate, sobreviveram. No entanto, alguns socorristas perderam a vida no processo. A operação foi amplamente capturada pela mídia, como um evento conhecido internacionalmente.

As mudanças para o filme

Ron Howard, diretor do filme, afirmou que tinha um amplo material de origem ao seu dispôr. Mas, descobriu muito mais coisas sobre o resgate enquanto fazia o filme. Ele percebeu que havia vários outros elementos ocultos na história. Certamente, o maior é os milhares de socorristas e voluntários que trabalharam durante os dias de resgate.

Além disso, milhares de soldados, centenas de mergulhadores e muitos outros voluntários mantiveram a operação de pé. Ou seja, embora a mídia tenha destacado amplamente a dupla de mergulhadores, várias pessoas literalmente eram salvadoras no momento.

O co-produtor de Treze Vidas: O resgate Vorakorn Reutaivanichkul disse ao The Guardian:

“Nós realmente não queríamos outra narrativa de salvador branco. Não apenas porque vimos isso muitas vezes em filmes, mas porque não foi o que aconteceu. O filme é animador sobre o que os humanos fazem em uma crise, que é, eu acho, o que precisamos neste mundo moderno.” 

Howard também deixou claro o que queria fazer. O diretor é especialista em temas de claustrofobia, desastre iminente e união de pessoas para salvar o dia. Assim, queria manter a estrutura do filme o mais autêntico possível. Mas, de certa forma, não queria um documentário. Ao Deadline, Howard disse:

“Os documentários devem ser o mais abrangentes e informativos possível. Versões roteirizadas de eventos verdadeiros também têm a oferecer isso e, no entanto, sua promessa também inclui algo mais. Envolve envolver o sistema nervoso do público, relacionando-se e conectando-se a esses personagens e suas circunstâncias”.

Treze Vidas: O resgate contou com mergulhadores

Treze vidas: O resgate contou com mergulhadores da história real
Imagem: Divulgação/Amazon Prime Video

Rick Stanton e Jason Mallinson, os mergulhadores de caverna que trabalharam incansavelmente durante o resgate, também participaram da produção de Treze Vidas: O resgate. Eles foram convidados para entender todos os passos que implicaram no resgate. 

Como nenhuma filmagem do resgate foi feito, Stanton e Mallinson ajudaram a trazer maiores detalhes sobre a perspectiva. Isso deu aos cineastas uma ideia dos desafios que enfrentaram dentro das cavernas sem nenhuma visibilidade. Ao mesmo tempo, auxiliaram os dublês nas cenas desafiadoras. 

Por fim, Howard também queria um retrato autêntico da cultura do lugar. A história se passa no norte da Tailândia e foi garantido que os atores acertassem o dialeto. Howard afirmou:

“Eu não falo tailandês e, no entanto, era de vital importância que a cultura fosse representada de uma maneira muito autêntica. Isso exigiu que eu substituísse algumas pessoas muito talentosas no processo”.

Dessa forma, vários profissionais como agricultores, e funcionários do governo foram citados. Afinal, todos eles foram importantes para que os meninos voltassem para casa salvos. 

Então, você gostou de Treze Vidas: O resgate?

Certamente, você também vai gostar:

>Sandman, 2 ª Temporada na Netflix: Tudo o que sabemos até agora

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, também via Youtube.