Publicidade

O milagre: O que Lib toma e por que ela prova do seu sangue?

Esse é um dos maiores mistérios de O Milagre

Publicidade

O milagre estreou alguns dias atrás na Netflix e ainda segue envolto de vários mistérios. Um deles é que, Elizabeth “Lib” Wright bebe um líquido estranho todas as noites e posteriormente, prova seu próprio sangue. Mas, isso nunca é explicado adequadamente. 

Dirigido por Sebastián Lelio e protagonizado por Florence Pugh, O milagre é um filme atmosférico construído em torno de um mistério central sobre uma jovem que não come. O longa se passa na Irlanda em 1862 e tem pano de fundo a Guerra da Criméia e a Fome da Batata Irlandesa. Esse período histórico sombrio está no centro do estranho ritual de Lib. 

Publicidade

Antes dos eventos do filme, Lib serviu como enfermeira na guerra e viu a morte de mais de 450 mil pessoas, e sofreu várias tragédias pessoais. Apesar de se passar por trás de um mistério, o filme também é um exame de como as pessoas lidam com o trauma, do nível pessoal. 

Muitos dos personagens perderam membros da família e a própria Lib perde um bebê e o marido antes dos fatos de O milagre. No entanto, enquanto a comunindade e os O’Donnells encontram consolo em sua fé, Lib tem um mecanismo de enfrentamento mais concreto. 

Publicidade

O que Lib ingere em O milagre

Como citamos, por vezes Lib toma algo, antes de provar de seu sangue. Embora O milagre deixe subentendido por várias vezes, se trata de láudano, um opioide comum na época. A persoangem faz isso para dar algum conforto próprio. Além disso, realiza o ritual noturno de se picar em forma de automutilação.

No entanto, tal comportamento de Lib toma láudano como um mecanismo de enfrentamento que por fim, se tornou um vício. Durante o século XIX, a droga láudono era comumente prescrito por uma variedad de razçoes. Muitas das vezes, a droga servia como analgésico ou para ajudar no sono. Como Lib pertencia na área da saúde, é normal que ela tenha acesso ao medicamento. 

Publicidade

Lib é retratada como uma pessoa muito prática e motivada ao longo do filme. Aliás, as circustâncias vividas pela personagem, levam ela a ser. Seus deveres durante a Guerra da Criméia teriam sido cansativos e o filme revela que ela perdeu um filho de três meses. Logo após esse acontecimento, o marido de Lib a deixa. 

Nesse ínterim, Lib acaba se fechando, e apesar de sobreviver a essas perdas, nunca foi capaz de processá-las. O período em que Lib está cheia de láudano em O milagre, pode ser o único momento em que ela pode acessar sua dor por sua família. O uso da droga é uma futa para um lugar onde ela realmente pode sentir essa perda. 

Publicidade

Por que Lib pica o dedo e prova seu sangue

Se por um lado, entender o uso de láudano de Lib é fácil de entender no contexto, seu hábito de provar do próprio sangue é um pouco mais peculiar. No entanto, sua automutilação certamente teve a mesma origem e propósito de seu uso de drogas, servindo como uma representação de sua saúde mental e suas lutas internas.

Publicidade

Embora Lib não discuta essa prática especificamente, é possível que picar os dedos seja uma forma de punição que ela infligiu a si mesma por perder o filho e o marido a deixar. Por mais que, ela não tenha culta direta por nenhum dos eventos. 

O milagre revela grande segredo
Imagem: Divulgação/Netflix

Dessa forma, aplicar a dor a si mesma, também pode servir como um lembrete para Lib. Afinal, a protagonista de O milagre pode querer se lembrar de que ela ainda está viva, mesmo que os demais tenham partido. Enquanto isso, a sucção de Lib de seu próprio sangue serve como tentativa de apagar quaisquer sinais de seu sofrimento. 

Chupar o dedo remove as evidências e evita mais machas de sangue no pano ou nas sapatinhas do bebê. De qualquer maneira, o ritual no qual Lib repete essas ações sugere que elas se tornaram uma maneira de ela processar suas emoções e trabalhar ou entorpecer sua dor.

Publicidade

As pessoas respondem ao luto e à dor de várias maneiras, o filme usa o luto para mostrar como Lib é mais parecida com Anna do que ela pode pensar, com a enfermeira e a garota usando mecanismos de enfrentamento doentios para lidar com o trauma.

Mas, no final das contas, ambas podem encontrar mais consolo em uma família encontrada uma com o outra, permitindo que, em O milagre para libertar Lib de seu ritual de láudano e sangue.

Publicidade

Certamente, você também vai gostar:

>Game of Thrones: Como todos os dragões Targaryen morreram antes de Daenerys?

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada do filme. 

Publicidade