O Livro de Eli 2 vai acontecer? Entenda o futuro do filme
Haverá uma sequência de O Livro de Eli
O Livro de Eli se tornou um enorme sucesso no ano de seu lançamento, em 2010, e ainda há dúvidas se haverá uma sequência desse longa. Embora o filme não tenha impressionado a maioria dos críticos, o pós-apocalíptico neo-ocidental ainda era digno de elogios por sua abordagem única do gênero.
O filme também se saiu bem nas bilheterias e conseguiu arrecadar mais de US$150 milhões. Tudo isso graças ao poder estelar de Denzel Washington no papel principal. Como geralmente acontece com os filmes de grande sucesso, as especulações sobre uma sequência de O Livro de Eli começaram quase imediatamente após seu lançamento.
Com a esperança de que os espectadores pudessem ver mais da paisagem pós-apocalíptica. Com filmes semelhantes como Mad Max se transformando em franquias completas, a ideia de um universo estendido para o longa não está totalmente fora de questão.
No entanto, com tanto tempo passado desde o lançamento de O Livro de Eli, as chances de uma sequência ficam cada vez menores a cada ano.
Mila Kunis diz que O Livro de Eli 2 não vai acontecer
O que realmente acendeu as chamas de uma possível sequência de O Livro de Eli foi a evolução da personagem de Solara, interpretada por Mila Kunis. Embora ela tenha começado tímida e insegura, Solara aparentemente substituiu Eli após sua morte no final do filme.
E sua decisão de deixar o santuário da Ilha de Alcatraz obviamente significava que ela tinha negócios inacabados em sua cidade natal. Solara seria a personagem perfeita para protagonizar uma continuação do longa. E a possibilidade de expandir o universo do primeiro filme poderia ser encontrada em suas aventuras.
Falando com Hindustan Times, Kunis negou qualquer chance de uma continuação do longa. Ela disse:
“Não acho que deveria haver uma sequência. Acho que o propósito da história terminou. Está feito!”.
Considerando o fato de que a história só poderia realmente continuar com Solara, as chances de uma sequência do O Livro de Eli são praticamente nulas sem Kunis a bordo. Colocar outra atriz no lugar dela roubaria completamente o poder de uma sequência.
Mesmo que amarrar algumas pontas soltas do primeiro filme. Com tantos anos entre os lançamentos, uma sequência teria que ser quase perfeita para fazer sucesso.
O final do filme foi definitivo
Outra grande razão pela qual a sequência do filme é altamente improvável é que o final do filme original encerra a história de forma concisa. Embora não explique tudo explicitamente, o final do longa é forte o suficiente para terminar a história de uma ótima forma.
Então não seria necessário um outro filme para completar a experiência. A mudança de personagem de Solara em O Livro de Eli foi a maneira perfeita de deixar o espectador feliz em casa. Mas não garantiu, necessariamente, uma sequência. Além disso, a cegueira de Eli também foi uma surpresa satisfatória para encerrar a história.
Com o personagem-título morrendo triunfalmente após completar sua missão, a mensagem principal do filme foi cumprida. Eli entrega com sucesso a Bíblia nas mãos de Lombardi por meio de sua memória, e fica claro que o poder de Carnegie caiu e seu império desmoronou.
Os filmes de ficção científica raramente tem um final tão definitivo quanto o longa. Assim, uma sequência só ia servir para prejudicar o legado de O Livro de Eli. Claro que é natural o espectador desejar uma sequência quando um filme é muito bom.
Mas pode ser que esse desejo esteja muito ligado a como as coisas são feitas hoje em dia. Dificilmente um filme tem só um longa, e parte disso está no fato de que os estúdios querem fazer dinheiro em cima de algo que fez sucesso. Muitas vezes é melhor fazer um filme só, pelo menos assim não estragam a história com mil sequências.
E o longa é um exemplo de que um filme só, quando é bem feito, está de bom tamanho.
Certamente, você também vai gostar:
> A continuação de Two And a Half Men que os fãs nunca verão
Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série.