Lost foi cancelada? Por que a série terminou na 6ª temporada

Por que Lost chegou ao fim

- Publicidade -

Lost terminou na 6ª temporada por duas razões que tiveram a ver, principalmente, com o processo de contar histórias. A série foca nos sobreviventes de um acidente de avião em algum lugar no sul do Oceano Pacífico. O programa apresentava flashbacks e vislumbres do futuro que adicionaram profundidade à ampla gama de personagens da produção.

- Publicidade -

Lost se manteve popular do início ao fim, com uma média de mais de 11 milhões de espectadores nos Estados Unidos por episódio. Isso durante todas as 6 temporadas da série. No final de duas horas e meio do programa, revelou-se que o vôo 815 da Oceanic Airline não havia caído. Os personagens estavam em uma versão de flash-sideways semelhante ao purgatório da vida após a morte.

A cena final da série mostrava os personagens se reunindo em uma igreja antes de irem juntos para a vida após a morte. O final pode ser interpretado de várias maneiras, levando à opinião controversa (embora comprovadamente incorreta) de que negava toda a premissa do programa.

Isso incluía como os personagens saíram da ilha, bem como as provações e tribulações que enfrentaram ao tentar fazê-lo. O resto de Lost, no entanto, foi um grande sucesso do qual os espectadores não se cansavam. Quando chegou o anúncio de que a série terminaria, a notícia pegou todos de surpresa. E muitos se perguntam porque a série terminou.

- Publicidade -

Por que Lost não voltou para a 7ª temporada

O showrunner de Lost, Carlton Cuse, explicou em uma entrevista ao The Independent que havia dois grandes problemas por trás da decisão de encerrar – não cancelar – a série. Primeiro, eles não sabiam quanto tempo a mitologia tinha que durar. Isso tornava a escrita difícil, principalmente ao incorporar elementos intrigantes de ficção científica.

- Publicidade -

Publicidade

Era o caso de Walt e Hurley tendo poderes, bem como uma eventual reviravolta na viagem no tempo. Cuse também compartilhou que os escritores estavam ficando sem flashbacks para os personagens durante a 6ª temporada. Algo que sempre foi fundamental para levar a história e seus personagens adiante.

Um episódio da 3ª temporada de Lost, amplamente criticado, torna-se o momento que os showrunners decidem que chegou a hora de encerrar o programa. Estamos falando do flashback de Jack Shephard (Matthew Fox) na Tailândia.

Outro showrunner, Damon Lindelof, compartilhou que ele e Cuse tiveram que lutar para que a ABC concordasse com uma data final. Eles precisavam entrar em um acordo para que pudessem começar a trabalhar no final da série. Eventualmente, ambos os lados chegaram a um acordo de que o programa terminaria depois de mais três temporadas.

- Publicidade -

Foram os criadores de Lost que decidiram encerrar a série

Escolher encerrar a série foi motivo de orgulho para os showrunners de Lost. Isso porque eles foram um dos poucos programas naquela era da televisão a encerrar uma produção em seus termos, com o que eles dizem ser um final intencional. Enquanto a série terminou com apenas 6 temporadas, ela continua entre as melhores produções de todos os tempos.

Tanto para o espectador quanto para os críticos – até hoje. Ao longo das 6 temporadas, a série conquistou uma nova onda de fãs via streaming. Agora, eles podem descobrir e aproveitar os emocionantes eventos que ocorreram após a queda do vôo 815 da Oceanic Airlines pela primeira vez.

- Publicidade -

A série acabou cedo demais?

A resposta do porque Lost terminou fazia sentido, e o fato de terem sido os showrunners que tomaram a decisão torna algo difícil de argumentar. No entanto, há muitas pessoas que acreditam que acabou cedo demais. Outras acham que deveria ter acabado antes.

Uma vez que a série começou a se desenrolar, o programa parecia uma roda giratória para os fãs. No entanto, outros sentiram que quando o programa começou a mergulhar na ideia da vida após a morte, havia muito mais que poderia ter sido feito para configurar os melhor e tornar aquele final controverso mais aceitável.

- Publicidade -

Há um argumento de que a série não conseguiria manter a qualidade por muito mais tempo. Um dos grandes problemas nas últimas temporadas está relacionado com o fato da saída de grandes personagens. Isso significava que poderia haver mortes chocantes o tempo todo, porque as pessoas continuavam saindo de Lost.

Lost foi cancelada? Entenda o que aconteceu
Imagem: Divulgação/ABC

Com um elenco limitado de sobreviventes do avião, a série também teve que encontrar maneiras de trazer pessoas que não estavam nele, o que continuou ampliando a ilha. O programa teve que acabar porque simplesmente não havia mais histórias suficientes para os personagens que não foram embora.

Prolongar a série poderia ter acabado com a história

No entanto, ao mesmo tempo, há um argumento de que a série terminou cedo demais. Sim, houveram 6 temporadas, o que é muito mais do que a maioria dos programas recebe. Também saiu do jeito que os showrunners queriam. Com isso dito, Lost poderia ter, e possivelmente deveria ter tido mais uma temporada.

O programa teve um grande problema, pois criou grandes mistérios e lançou algumas reviravoltas importantes. Só que depois eles mesmo não conseguiram acompanhar essas tramas. O maior pecado foi mostrar que Walt tinha poderes psíquicos e a série não seguiu com eles.

Claro, Malcolm David Kelley envelheceu fora do papel, mas este foi apenas um dos vários momentos que provaram que Lost tinha mais histórias para contar quando terminou.

Então, você acha que a série acabou no tempo certo?

Certamente, você também vai gostar:

Sweet Tooth teve grande mudança com vilão

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série.