Jill Morre ? Veja o final explicado de Awake, filme da Netflix com Gina Rodriguez

- Publicidade -

A maioria das pessoas já passou por noites sem dormir , mas o thriller apocalíptico da Netflix, “Awake”, leva essa experiência a um nível totalmente novo. Quando um evento misterioso corta a energia e faz com que as pessoas percam a capacidade de dormir, a mãe solteira Jill (Gina Rodriguez) percebe que sua filha Matilda (Ariana Greenblatt) – que ainda consegue dormir – pode possuir as respostas que podem salvar o mundo.

Claro, sem ninguém dormindo, o pensamento crítico em declínio e a paranoia aumentando, as coisas aumentam rapidamente enquanto Jill tenta descobrir como manter sua família segura enquanto procura respostas. E com a própria função cognitiva de Jill se deteriorando quanto mais ela fica sem dormir, mais difícil se torna para ela entender o que está acontecendo – e por sua vez, mais difícil se torna para o público acompanhar.

- Publicidade -

O final de Awake, na Netflix

Mas não se preocupe, se você cochilou ou simplesmente teve problemas para acompanhar a narrativa cada vez mais desorientadora, aqui está o final de “Awake” explicado. Cuidado com Spoilers. 

Awake e seu final na Netflix
Imagem: Divulgação/Netflix

- Publicidade -

O que causou a interrupção do sono?

Demora um pouco para Jill ou qualquer outra pessoa perceber que não consegue mais dormir. Quando o evento acontece, Jill está dirigindo e só percebe que o sinal do rádio falha; ela então perde o controle do carro. Mais tarde, Jill e outros lançaram várias teorias para explicar o apagão eletrônico, incluindo um pulso eletromagnético, um ataque terrorista e (estranhamente) a ideia de que os fabricantes chineses do equipamento decidiram desligar tudo.

No entanto, embora a maioria dessas explicações seja rapidamente descartada, leva algum tempo para que uma hipótese séria seja proposta em seu lugar.

Eventualmente, o Dr. Murphy (Jennifer Jason Leigh) diz a Jill que seu melhor palpite é que foi uma explosão solar que de alguma forma interrompeu a fiação eletromagnética dos humanos e interferiu em seu sistema glifático, ao mesmo tempo em que danificou satélites e fritou aparelhos eletrônicos.

O sistema glifático limpa os resíduos do sistema nervoso durante o sono. Sem ninguém dormindo, esses resíduos se acumulariam, causando muitos dos sintomas perturbadores que vemos em “Awake”. No entanto, isso ainda é apenas uma teoria, e o filme nunca explica definitivamente o evento além disso.

As pessoas morrem por falta de sono ?

“Awake” gira em torno da premissa de que se os seres humanos não dormirem, eles morrerão. De fato, no final do filme, depois de uma semana sem dormir, Jill definitivamente parece estar às portas da morte, incapaz de falar ou mesmo se mover mais.

No início do filme, Brian (Finn Jones) avisa Jill que a falta de sono prolongada resultará em perda de pensamento crítico, alucinações, falha motora e, eventualmente, levará à falência de órgãos, paralisia e, por fim, morte. Pelo resto do filme, Jill e os outros personagens correm contra o relógio para encontrar uma cura, sabendo que se não o fizerem, todos morrerão.

No entanto, há muitas evidências de que mesmo alguns dias sem dormir podem resultar em sintomas semelhantes aos vistos em “Awake”, incluindo dificuldade de concentração, paranoia, problemas de memória, problemas de fala, tremores, alucinações, ansiedade.

Por que Matilda conseguia dormir?

- Publicidade -

Durante a maior parte de “Awake”, a maior questão é por que Matilda consegue dormir enquanto quase ninguém mais consegue. Para grande parte do filme, a resposta permanece um mistério, mas é a própria Matilda quem finalmente surge com uma teoria no final. Imediatamente após o evento que causou a insônia, o carro de Jill bate em um lago, com as duas crianças dentro.

Jill liberta Matilda primeiro, seguida por seu filho Noah (Lucius Hoyos), mas Matilda ainda inala água o suficiente para quase se afogar. Felizmente, ela é puxada para um local seguro por um xerife local e ressuscitada usando RCP, embora seu coração tenha parado temporariamente no processo.

A teoria de Matilda é que a “morte” – ou, mais precisamente, a parada cardíaca – de alguma forma reiniciou seu corpo, neutralizando os efeitos do evento que causou a insônia. Ela percebe o traço comum quando o coração de Noah também para depois que ele é eletrocutado; eles são capazes de reanimá-lo com um desfibrilador e ele consegue dormir novamente.

Como Noah foi curado?

Para a maior parte de “Awake”, parece que Matilda é a única que sobreviverá ao evento que privou a humanidade da capacidade de dormir, e que sua mãe e irmão mais velho estão condenados. Depois que a situação no Centro se degrada, com os soldados designados para proteger a instalação se virando uns contra os outros e atacando os cientistas, Noah se encontra livre de suas restrições, mas a essa altura já está com alucinações.

Ele encontra um cabo elétrico no chão e pega um bisturi descartado. Pensando que o fio é um peixe, ele tenta estripá-lo como seu pai o ensinou a fazer, mas assim que o bisturi entra em contato com o fio, ele o eletrocuta, parando seu coração.

Matilda recupera o desfibrilador e Jill o choca, reiniciando seu coração – mas ela e Matilda se esquecem de se afastar, e ambas ficam chocadas também. Matilda fica inconsciente e, quando acorda horas depois, percebe que Noah está vivo, mas dormindo. Ela o acorda e ele diz que estava sonhando, provando que pode dormir novamente. Matilda percebe que quando seu coração parou e foi reiniciado, ele o curou de sua insônia.

Jill sobrevive?

Awake na Netflix
Imagem: Divulgação/Netflix

Embora seus dois filhos recuperem a capacidade de dormir ao final de “Awake” e sejam capazes de pensar e funcionar com clareza novamente, Jill está em péssimo estado. Depois de uma semana sem dormir, ela mal consegue se mover no final do filme.

Ela reúne força e coerência suficientes para se identificar como a mãe de seus filhos a fim de salvá-los pela última vez, mas isso parece esgotar o pouco que restava em suas reservas e ela fica catatônica depois. Parece que a falência de órgãos e a morte cerebral que Brian previu no início do filme não podem estar longe.

No entanto, quando Matilda percebe que parar e reiniciar o coração parece ser a chave para recuperar a capacidade de dormir, ela e Noah traçam um plano arriscado. Arrastando sua mãe para um lago próximo, eles a seguram debaixo d’água até que ela fique mole, então a puxam para fora e tentam ressuscitá-la usando RCP.

Enquanto Noah realiza as compressões torácicas em seu corpo sem vida, a tela fica preta, mas pouco antes de os créditos rolarem, ouvimos o som de Jill respirando com dificuldade. Como ela era incapaz de perder a consciência e, portanto, deve ter morrido brevemente, podemos deduzir que o plano funcionou.

Awake 2: O que pode acontecer com a família ?

Enquanto a família de Jill vence as probabilidades e consegue recuperar a capacidade de dormir até o final de “Awake”, as coisas ainda não parecem promissoras – para eles ou qualquer outra pessoa.

Parar e reiniciar o coração de uma pessoa está longe de ser uma cura segura ou confiável, e provavelmente não será reproduzível de nenhuma forma escalável, se eles conseguirem encontrar uma maneira de comunicar o que fizeram a qualquer pessoa no poder – o que não é fácil em e de si mesmo, uma vez que os satélites e a maioria dos aparelhos eletrônicos ainda estão desligados. Além disso, com a taxa acelerada de progressão dos sintomas, muito do mundo provavelmente já está morto.

Os poucos sobreviventes seriam as pessoas que tiveram seu coração reiniciado em algum momento durante a semana de insônia. Como as pessoas saudáveis ​​não tendem a se enquadrar nessa categoria, provavelmente há apenas um número muito pequeno de pessoas em uma possível continuação de Awake que conseguem dormir e estão em boa forma para se defenderem sozinhas em um mundo pós-apocalíptico.

A cadeia de suprimentos teria desmoronado totalmente, assim como qualquer tipo de infraestrutura de comunicação, deixando Jill e seus filhos por conta própria. Portanto, seja o que for que façam a seguir, eles terão que ser engenhosos e confiar principalmente em si mesmos.

Então, você gostou de Awake ? Confira um trailer:

Certamente, você vai gostar:

>Jill Morre ? Veja o final explicado de Awake, filme da Netflix com Gina Rodriguez

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil. Afinal, aqui você não perde nada da Netflix

- Publicidade -

Comentários
Carregando...