
Harry Potter: 5 coisas que o cálice de fogo deixou de fora sobre o torneio tribruxo
5 coisas que o cálice de fogo não falou sobre o torneio tribruxo em Harry Potter
- Publicidade -
O Torneio Tribruxo estava no centro da trama de Harry Potter e o Cálice de Fogo. Contudo, boa parte da competição ficou de fora da adaptação para o cinema. Algo que aconteceu, inclusive, em vários outros filmes da saga. No entanto, devido à natureza complexa da história em torno do quarto ano de Harry em Hogwarts, o Cálice de Fogo tornou-se especialmente conhecido por cortar até mesmo os detalhes importantes do livro.
- Publicidade -
Isso acabou decepcionando muitos fãs, já que o Torneio Tribruxo estava entre seus eventos favoritos dos livros. Os três primeiros livros de filmes de Harry Potter estabeleceram uma fórmula para a série, mas tudo isso foi jogado pela janela em Cálice de Fogo.
Antes mesmo de Harry chegar a Hogwarts pela quarta vez, ele sabia que algo emocionante aconteceria naquele ano. Cancelaram o quadribol, os horários das aulas seriam alterados e os funcionários do Ministério estavam na escola – tudo para o perigoso e emocionante Torneio Tribruxo.
Claro, a competição acabou fazendo parte do retorno de Lord Voldemort em Harry Potter. Mas outros detalhes importantes foram deixados de fora ou alterados.
Bagman organizou O Torneio Tribruxo em Harry Potter
Nos filmes de Harry Potter, o senhor Barto Crouch organizou o Torneio Tribruxo. Ele participou da competição como chefe do Departamento de Cooperação Internacional em Magia. Contudo, foi o chefe do Departamento de Jogos e Esportes o responsável por realizar o evento nos livros.
- Publicidade -
Este era Ludo Bagman, um jogador profissional de Quadribol fracassado com um problema de jogo que não apareceu nos filmes. Crouch e Bagman não concordavam. Por um tempo, isso fez Ludo parecer um dos principais suspeitos por ter colocado o nome de Harry no Cálice. Até porque ele parecia ter um interesse antiético na vitória do menino que sobreviveu.
Claro, no final das contas, descobriu-se que ele havia feito uma aposta considerável em Harry Potter recebendo a taça Tribruxo. E se o menino cometesse falha, ele estaria em maus lençóis com os duendes de Gringotes. Quando tudo mudou no livro do Cálice de Fogo, Bagman fugiu.
Cálice de Fogo arruinou a primeira tarefa do torneio Tribruxo
A primeira tarefa do Tribruxo acabou se tornando o momento que Harry provou oficialmente que era um candidato do torneio. Antes de enfrentar o Rabo-Córneo Húngaro, os colegas de Harry – até mesmo alguns de seus amigos – pensavam que ele era muito jovem e só queria atenção.
Tudo isso mudou quando ele não apenas passou pelo dragão e recuperou o ovo de ouro, mas o fez em menor tempo (empatando com Viktor Krum em Harry Potter). Claro, ele teve alguma ajuda de Olho-Tonto Moody, mas no geral, as habilidades de voo de Harry fizeram o trabalho.
Algo que os filmes alteraram completamente. No livro Cálice de Fogo, o bruxo usou sua vassoura para atrair o dragão tão alto quanto sua corrente permitiu. Em seguida, ele mergulhou o mais rápido possível em direção ao solo, onde parou bem a tempo de evitar a queda.
Ele viu Krum fazer esta manobra na Copa do Mundo, o que tornou especialmente surpreendente para um garoto de 14 anos fazer isso. Sem dúvida, tornou-se um momento emocionante que manteve o leitor preso à cadeira , mas foi deixado de fora do filme Harry Potter e o Cálice de Fogo.
Em vez disso, o Rabo-Córneo se soltou de sua corrente no longa e perseguiu o adolescente por Hogwarts (enquanto os professores não fizeram nada) antes de cair de um penhasco.
Dobby foi importante na vitória da 2ª tarefa Tribruxo
- Publicidade -
No filme o Cálice de Fogo, Harry deve seu sucesso na 2ª tarefa a Neville Longbottom, que apontou na direção de Gillyweed. Era uma solução bastante simples que fazia sentido dada a paixão de Neville pela herbologia. Mas ainda assim foi uma decepção para os fãs dos livros. Isso porque, nos livros, foi Dobby quem deu a Harry a Gillyweed.

Isso aconteceu depois de ele ouvir o professor Moody dizendo a McGonagall que ele se perguntava se Potter consideraria usar a planta mágica. Foi uma mudança bastante simples em Harry Potter e o Cálice de Fogo, mas com consequências mais significativas.
A natureza doce de Dobby fez dele um personagem favorito dos fãs, o que fez com que os telespectadores esperassem ver ele mais tempo na tela. Infelizmente, dado o tempo e o custo necessários para trazer um elfo doméstico mágico para a tela, os filmes só incluíram Dobby em A Câmera Secreta e Relíquias da Morte.
Isso significava que o envolvimento do elfo no Cálice de Fogo, incluindo sua associação com o elfo doméstico de Crouch, Winky, foi cortado. No final das contas, isso tornou a morte de Dobby nos filmes de Harry Potter menos impactante. Isso porque Harry mal o conhecia nos filmes.
Harry Potter e o Cálice de Fogo retirou as melhores tarefas do torneio
O Cálice de Fogo passou muito mais tempo falando sobre o quão terrível e difícil era a terceira tarefa do que no próprio labirinto. Uma vez que ele entrou, Harry só encontrou alguns obstáculos, todos relacionados à magia do labirinto. As sebes ganharam vida e tentaram agarrá-lo, o vento soprou e o nevoeiro dificultou a visão.
Além disso, parecia não haver nada para apoiar a afirmação de Dumbledore em Harry Potter de que o labirinto mudaria àqueles que entrassem nele. Não foi o que aconteceu nos livros, por outro lado. Harry notou que o labirinto não era tão difícil quanto ele esperava.
Claro, boa parte disso porque Barto Crouch Jr estava se esforçando para deixar o caminho do menino livre até a taça, como foi revelado mais tarde. Mas mesmo assim, o adolescente encontrou vários inimigos formidáveis. Ele se separou com os explosivins e bichos-papões de Hagrid disfarçados de dementadores.
Mas era a Esfinge que os leitores estavam ansiosos para ver no filme. A criatura deu a Potter um enigma e ameaçou atacar se ele entendesse errado. Uma cena tão emocionante que os fãs ficaram arrasados ao ver que ela havia sido cortada.
Harry Potter e o Cálice de Fogo cortou o prêmio do Torneio Tribruxo
No filme Harry Potter e o Cálice de Fogo, Dumbledore anunciou aos esperançosos participantes do Torneio Tribruxo que a “glória eterna” seria o prêmio do vencedor. Embora isso provavelmente fosse suficiente para o adolescente médio desejar competir, o prêmio era bem maior nos livros.

Juntamente com a gloriosa Taça, o vencedor receberia 1.000 galeões, que os fãs estimaram em cerca de US$25.000. Assim como os filmes deixaram de fora esse detalhe, também cortaram o que Harry decidiu fazer com esse dinheiro.
O menino que sobreviveu não estava nenhum pouco entusiasmado em aceitar seu prêmio em dinheiro, pois acreditava que ele pertencia por direito a Cedrico Diggory. Ele tentou dar o ouro aos pais de Cedrico, mas eles não quiseram aceitar.
Então, em um tocante momento do livro de Harry Potter e o Cálice de Fogo, o menino deu o dinheiro para Fred e George. Os gêmeos Weasley tiveram suas economias roubadas por Ludo, e esse ouro permitiria que eles abrissem sua loja de piadas. Foi a única coisa positiva do Torneio Tribruxo, mas o filme deixou de fora.
Certamente, você também vai gostar:
> Rainha Charlotte: A verdadeira história por trás da série da Netflix
Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série.