Fãs de The Last Of Us VÃO AMAR essa série pós-apocalíptica

Station Eleven é uma série parecida com The Last Of Us

- Publicidade -

The Last Of Us se tornou um dos jogos mais emocionantes e imersivos de todos os tempos e a adaptação de Craig Mazin para o HBO Max certamente correspondeu a esse potencial. A série vem apresentando uma qualidade cinematográfica elevada e agradando praticamente todos os fãs.

- Publicidade -

A adaptação do HBO Max para The Last of Us é um lembrete sombrio de um passado não tão distante. Um futuro invadido por uma pandemia, brutalidade policial, agitação social e famílias desfeitas de forma sombria. Aliás, isso é algo que qualquer um  fã de série de ação zumbi espera, vide The Walking Dead. 

No entanto, o serviço de streaming manteve sua tradicional exibição semanal, deixando os fãs sempre ansiosos pelo que vai acontecer nos próximos episódios da série. Pois bem, para quem está aguardando a série semanalmente, uma outra produção bem parecida pode agradar, pois apresenta uma série de eventos semelhantes.

Estamos falando de Station Eleven, uma minissérie lançada e disponível pelo HBO Max e que não recebeu o sucesso de The Last Of Us. No entanto, além das semelhanças pós-apocalíptica, a série também foi bem recebida pela crítica e pelo público que a assistiu, tornando-se uma injustiçada no mundo das séries. 

- Publicidade -

A história de Station Eleven, série parecida com The Last of Us

Em suma, o enredo de Station Eleven é inicialmente semelhante com The Last Of Us. Baseado na obra de Emily St. John Mandel, a série gira em torno de um mundo onde uma epidemia devastadora de gripe suína extingue grande parte da humanidade. 

- Publicidade -

Publicidade

Vinte anos depois, os sobreviventes do apocalipse tentam reconstruir e reimaginar a vida em sociedade novamente. Assim, procuram manter o melhor do que foi perdido com a epidemia. Contudo, um grupo religioso se aproveita do caos desse novo mundo para tornar a vida ainda mais difícil. 

Kirsten é uma jovem atriz que perde os pais um pouco antes da pandemia começar. Ela é ajudada por Jeevan e os dois tentam sobreviver ao vírus mortal. Agora adulta, Kirsten participa de uma trupe itinerante de artistas conhecida como Travelling Symphony.

Enquanto viaja com o grupo, ela é confrontada pelos membros da seita e precisa se reconciliar com seu passado. Assim como The Last of Us, Station Eleven está disponível no HBO Max.

- Publicidade -

As semelhanças entre as séries

Ambas as séries podem ser definidas como obras de narrativa de gênero difícil. Embora ambos incorporem visões fantásticas e prevejam o que pode acontecer no futuro, ambos se passam em mundos realistas e atingem seus persoangens em um nível íntimo. 

Além disso, as séries são sobre o colapso da sociedade, mas são mais do que apenas um exercício de miséria. Existem motivos para sentir esperança nessas séries e no que elas dizem sobre luto, cura e esperança para o futuro. Um dos aspectos de The Last of Us que foi inventivo é a narrativa não linear.

- Publicidade -

A série opta por se desviar da narrativa do jogo original em seus momentos iniciais. Isso ocorre em seus momentos iniciais, quando mostra um flashback de uma entrevista para a televisão em 1968, na qual dois cientistas discutem as possibilidades de um vírus fúngico. Por sua vez, a análise é feita em cima de impactos potencialmente devastadores.

Logo, a série avança para 2003, quando Joel perde sua filha Sarah, após tentar fugir do surto social. Isso fundamenta a série em questões emocionais e explica o desligamento de Joel com o mundo dessa forma. Da mesma forma, Station Eleven busca em flashbacks estabeler um gancho emocional e desenvolver criativamente a construção do mundo. 

Station Eleven também começa com uma morte chocante – o paramédico Jeevan Chaudhary está assistindo a uma peça, quando o ator principal desmaia no palco. Isso se assemelha a morte de Sarah em The Last Of Us, que vem de um tiro e não de um zumbi. Isso há um realismo sombrio na morte desse ator por causas naturais.

- Publicidade -

The Last of Us e Station Eleven mudam fatos reais

The Last of Us tem série parecida no HBO Max
Imagem: Divulgação/HBO Max

É interessante ver como a adaptação do jogo redefine nossa compreensão dos eventos, já que neste mundo Barack Obama nunca foi eleito presidente. Da mesma forma. Station Eleven interrompe a linha do tempo em 2020 e, portanto, a cultura existente evolui quando Kirsten se torna adulta.

Embora existam certas obras de arte que resistem ao teste do tempo, como Shakespeare é destaque, também houve uma lacuna suficiente para que novas tradições, peças de arte e ícones culturais tenham surgido. O grande destaque é principalmente devido à agitação social, nenhum desses novos costumes se espalhou. 

Apesar dos poucos episódios lançados, The Last of Us já seja um sucesso, não vai demorar muito, pois Mazin sugeriu que haverá apenas duas temporadas para adaptar adequadamente o jogo original. Da mesma forma, Station Eleven faz acréscimos ao romance, mas sua história é encerrada em 10 episódios.

Esses comprimentos mais curtos facilitam o envolvimento do espectador, pois você sabe que os cenários emocionais que está assistindo não ocuparão seu tempo por muito tempo. Ambas as séries tem um plano para sua conclusão e vale a pena investir porque o retorno é garantido.

Então, você já conhecia Station Eleven? Vai dar uma chance? A série está disponível no HBO Max. Assista a um trailer:

Certamente, você também vai gostar:

Game of Thrones: Por que Jon Snow voltou para o norte da muralha

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série