Breaking Bad: A queda do avião teve inspiração em um evento real?
A queda do avião em Breaking Bad foi inspirado em evento real?
Um evento real inspirou o infame acidente de avião de Breaking Bad, mas a colisão de avião da 2ª temporada não é tão realista quanto alguns fãs acreditam. Na 2ª temporada da série, episódio 13, “ABQ”, dois aviões colidiram acima da casa de Walter White (Bryan Cranston) e resultaram em destroços em sua propriedade.
O acidente aconteceu durante a 2ª temporada, no primeiro, quarto e décimo episódios, antes de mostrarem no final da temporada. Estranhamente, existem semelhanças gritantes entre o acidente de avião de Breaking Bad que é um desastre da vida real, a colisão no ar de Cerritos em 1986.
Na série, o acidente ocorreu quando um avião comercial 737 colidiu com um avião fretado sobre Albuquerque, Novo México, matando todos os 167 passageiros. Colocaram a culpa no controlador de tráfego aéreo, o pai de Jane Margolis (Krysten Ritter), que morreu depois que Walter não a salvou de engasgar com o próprio vômito.
Isso significa que Walt é parcialmente responsável pela queda do avião de Breaking Bad. Contudo, acontece que ele não é o primeiro a causar tal tragédia. Em 31 de agosto de 1986, dois aviões se chocaram na Cerritos Midair Collision. Entre os responsáveis por este acidente no mundo real está um controlador de tráfego aéreo chamado Walter R. White.
A queda do avião em Breaking Bad é simbólica
Não confirmaram que o criador de Breaking Bad, Vince Gilligan, sabia do ocorrido e o usou como inspiração para o acidente de avião da série. Em vez disso, interpretam que esse acidente tem a intenção de visualizar toda a dor e sofrimento que Walt já causou naquele ponto da linha do tempo da série.
Assim, o acidente de avião é eficaz e ainda conseguiu surpreender muitos durante a 2ª temporada, apesar dos vários indícios que a temporada envolveu.
Notavelmente, além dos flashforwards sobre o acidente de avião da série na 2ª temporada, os episódios em que eles apareceram explicaram o evento traumático e leram “Seven Thirty-Seven Down Over ABQ” quando combinados. Como o público não sabe ao certo se o evento real inspirou o acidente de Breaking Bad, os fãs terão que decidir sobre o assunto.
Existem tantas semelhanças entre o acidente real com o da série. No entanto, com o maior claramente sendo o controlador de tráfego aéreo da vida real compartilhando o nome de Walter White. Dito isso, seja uma grande coincidência ou intencional, isso não altera o impacto do evento.
Se o acidente de avião da série não teve inspiração por este evento, então é uma grande coincidência.
As coincidências do acidente de avião de Breaking Bad
Embora o acidente de avião da série tenha sido simplesmente para destacar a transformação de Walter White em Heisenberg, ele tem algumas semelhanças bizarras com a vida real. Isso porque, essas coincidências entre Breaking Bad e a vida real também podem explicar as coincidências de alguns fatos.
Para iniciar, Walter White não é um nome tão incomum. Recentemente confirmaram que existem mais de mil pessoas com o nome de Walter White nos Estados Unidos, e o nome era ainda mais comum naquela época.
Nos anos 40 aos anos 60″Walter White” era um nome muito comum, e White não é um sobrenome incomum, mesmo antes da série popularizar o nome genérico.
No entanto, os acidentes aéreos domésticos nos Estados Unidos são completamente comuns, e eram ainda mais comuns nas primeiras décadas das viagens aéreas. Sim, é estranho que um verdadeiro controlador de tráfego aéreo chamado Walter R. White tenha sido responsável por um acidente de avião em Albuquerque.
Assim, um ponto-chave no relacionamento de Walt e Jesse Pinkman em Breaking Bad tenha sido construído em torno de um acidente fictício altamente semelhante. No entanto, o fato é que praticamente todos os estados dos EUA experimentaram seu próprio desastre de acidente de avião.
Erro humano também causa acidentes de avião
A maioria dos acidentes de avião também é causada por erro humano. Dessa forma, esse aspecto do acidente de avião da série não é tão natural quanto parece à primeira vista.
Por fim, nomearam o protagonista da série de TV, Walter White, por motivos que nada tinham a ver com a queda do avião. De acordo com o criador de Breaking Bad, Vince Gilligan ( via Cheatsheet ), “Walter White” me atraiu por causa do som aliterativo dele e porque é estranhamente brando.
No entanto, mesmo assim fixa na sua cabeça. Isso não é surpreendente, tendo em vista o quão comum o nome era para a geração de Gilligan. Embora não haja muitos jovens Walter Whites em 2022, esse não era o caso em 1986.
Considerando como Walt se tornou um dos maiores anti-heróis da televisão moderna, é difícil dizer para que lado a tendência do nome Walter White irá oscilar no futuro.
Real ou não, a queda do avião da série foi uma narrativa genial
Tudo o que levou ao acidente de avião de Breaking Bad ressalta como Vince Gilligan e sua equipe mudaram o simbolismo e o indício no gênero do crime e do anti-herói no final dos anos 2000.
Não apenas os nomes dos episódios com os teasers soletram “Sete e trinta e sete abaixo do ABQ”. Contudo, Walt também calculou a quantia que ele precisaria para deixar sua família em $ 737.000. Gilligan disse:(via NJ.com )
“Nós chegamos ao número $ 737.000 dólares, então fizemos a engenharia reversa da matemática. E então o próximo episódio em que você tem o mesmo teaser em preto e branco, foi chamado de “Down”.
A partir daí, Gilligan e os escritores “trabalharam muito para dar aos episódios significados duplos adequados. Então, “Over” acabou e, em “Down”, Jesse estava deprimido e perdido, foi aí que ele usou a metanfetamina no banheiro.” No final das contas, deu a Gilligan o “momento gigante de carisma” que ele queria para o final de Breaking Bad.
Além do puro espetáculo de uma “chuva de fogo caindo, como o julgamento de Deus” sobre Walt, Gilligan também explicou como o acidente de avião da série resumiu o desenvolvimento do personagem de Walt naquela época da série.
“Naquele momento, no final da 2ª temporada, ele não percebe, mas é responsável por todo o mundo figurativamente acabar ao seu redor. Não é Deus, há outro termo sobre o qual estávamos falando, Lúcifer, “Diabo da máquina”, é o oposto. Quase poderia parecer meio aleatório, mas não é. É um efeito borboleta. Todas essas engrenagens estão girando, esse resultado específico foi algo que Walt colocou em movimento há muito tempo, ao escolher produzir metanfetamina.”
Certamente, você também vai gostar:
> Two and a Half Men teve briga por salários entre astros?
Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série.