As linhas tortas de Deus: 5 Filmes parecidos com o filme da Netflix

Conheça 5 filmes parecidos com As linhas tortas de Deus

- Publicidade -

As linhas tortas de Deus da Netflix é um filme espanhol de mistério e suspense psicológico ambientado em 1979 em um asilo para doentes mentais. Dirigido por Oriol Paulo, o filme é baseado no romance homônimo de Torcuato Luca de Tena.

- Publicidade -

No filme As linhas tortas de Deus, Alice Gould se interna em uma instituição mental disfarçada de doente mental. Alice é uma investigadora particular que quer descobrir sobre o suposto assassinato de um ex-paciente. À medida que a narrativa se desenrola, ela percebe que sua própria credibilidade como PI está em questão devido à sua mente potencialmente instável.

Alice segue um caminho para provar sua sanidade, mas descobre conspirações sombrias que logo determinarão seu destino. O filme intrigante que compreende vários tropos clássicos do gênero thriller psicológico. No entanto, também possui facetas filosóficas e espirituais, que acrescentam mais camadas ao conto.

Se você gosta dessas histórias, temos uma lista de filmes só para você. Você pode assistir a maioria desses filmes semelhantes a As linhas tortas de Deus no Netflix e Amazon Prime.

- Publicidade -

5 filmes parecidos com As linhas tortas de Deus

5. Uma Mente Brilhante (2001)

- Publicidade -

Publicidade

Uma Mente Brilhante é um drama biográfico sobre o matemático ganhador do Prêmio Nobel John Nash ( Russell Crowe ) e suas lutas contra a esquizofrenia paranóica. Dirigido por Ron Howard, o filme é baseado na biografia homônima de Sylvia Nassar.

Ao contrário de As linhas tortas de Deus, Uma Mente Brilhante narra toda a vida de John Nash em vez de se concentrar em uma parte específica. Mas, à sua maneira, ambos os filmes retratam a doença mental com o máximo de autenticidade e respeito. Por um lado, a direção de Ron Howard se concentra em viver com esquizofrenia.

Por outro lado, a adaptação cinematográfica de Oriol Paulo lança luz sobre como funcionava a terapia e a psiquiatria em 1979. Além disso, algumas cenas em que Alice Gould tenta entender o que está acontecendo ao seu redor nos lembram John Nash tentando diferenciar entre realidade e imaginação.

- Publicidade -

Apesar de ambos os filmes serem de gêneros diferentes, eles cativam o público e o prendem até o final. O filme está disponível para assistir agora mesmo na Amazon Prime Video.

4. Identidade Misteriosa (2003)

Semelhante a As linhas tortas de Deus, Identidade Misteriosa é um filme de terror e suspense vagamente inspirado em ‘E então não havia nenhum’, de Agatha Christie . Dirigido por James Mangold, a história segue um grupo de 10 estranhos presos em um motel devido à tempestade lá fora.

- Publicidade -

O caos se instala quando eles morrem um por um, e os sobreviventes começam a se voltar uns contra os outros. Um dos aspectos fascinantes de Identidade Misteriosa é o estilo narrativo que se assemelha ao filme do título. A cronologia dos eventos desempenha um papel significativo na compreensão da história pelo público à medida que ela se desenrola diante deles. 

A direção de James Mangold combina o formato clássico whodunnit com transtorno mental e o usa para elevar a natureza enigmática do filme. As linhas tortas de Deus parece seguir uma maneira semelhante de contar histórias, onde a doença e sua explicação são dispositivos de enredo que conduzem a história.

O filme está disponível para assistir agora mesmo na Netflix.

- Publicidade -

3. Clube da Luta (1999)

As linhas tortas de Deus: 5 Filmes para assistir se você gostou do filme da Netflix
Imagem: Divulgação/Amazon Prime Video

Clube da Luta é um dos filmes de drama psicológico mais intrigantes que alcançou o status de clássico cult. Dirigido por David Fincher , o filme é baseado no livro de mesmo nome de Chuck Palahniuk e segue um insone que inicia um Clube da Luta underground com Tyler.

Mas, o que começa como uma atividade inofensiva torna-se muito mais sombrio. Embora a direção de David Fincher e As linhas tortas de Deus se concentrem em diferentes transtornos mentais, os dois compartilham tropos de narrativa semelhantes. Por exemplo, a história parece progredir em uma direção específica, e quando o público pensa que sabe o que está acontecendo, ele testemunha uma reviravolta.

Outro aspecto comum entre os dois filmes é como os personagens principais parecem acreditar em um propósito até que sua verdadeira natureza venha à tona. O filme está disponível para assistir agora mesmo na Amazon Prime Video.

2. O maquinista (2004)

O maquinista é amplamente popular pela transformação do corpo de Christian Bale e como ele ficou magro para o papel. No entanto, o filme, dirigido por Brad Anderson, é uma representação profunda dos transtornos mentais. O filme gira em torno de Trevor Reznik, um insone, seguido por um homem visível apenas para ele em todos os lugares.

À medida que o filme avança, Trevor fica mais magro até descobrir a verdade por trás de sua condição e da figura aparentemente onipotente. Embora Trevor em The Machinist seja muito diferente de Alice em As linhas tortas de Deus, ambos os personagens fazem o público questionar o que é real e o que não é.

Os dois personagens principais possuem carrapatos e características únicas que o público tenta entender e chegar a uma conclusão. De certa forma, Trevor e Alice nos imergem no filme ao nos fazer buscar respostas conforme a história se desenrola. O filme está disponível para assistir agora mesmo na Amazon Prime Video.

1. Ilha do Medo (2010)

Dirigido por Martin Scorsese, Ilha do Medo é baseado no livro de mesmo nome de Dennis Lehane. O filme é sem dúvida um dos melhores thrillers psicológicos das últimas duas décadas. As linhas tortas de Deus é semelhante à direção de Martin Scorsese de várias maneiras.

As linhas tortas de Deus: 5 Filmes para assistir se você gostou do filme da Netflix
Imagem: Divulgação/Netflix

Por exemplo, neste último, Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) é um inspetor de polícia que se interna em um manicômio para investigar um suposto crime. No primeiro, Alice é uma investigadora particular que se interna em uma instituição médica para descobrir a morte de um ex-paciente.

Ambos os personagens apresentam comportamentos peculiares, fazendo com que os demais na história duvidem de seu estado mental. Além disso, a rota inusitada do Dr. John Cawley ( Ben Kingsley ) para o tratamento de pacientes é análoga às reformas do Dr. Samuel Alvar em seu asilo. 

No geral, As linhas tortas de Deus e Ilha do Medo compartilham muito, incluindo tonalidade e narrativa. O filme está disponível para assistir agora mesmo na Netflix.

Certamente, você também vai gostar:

Astro de Para Todos os Garotos estrela nova série da Netflix

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série (Via TheCinemaHolic)