Titãs 5 ª temporada: Por que a série foi cancelada?
Por que Titãs não terá 5ª temporada?
Recém chegada no Brasil, pela Netflix, Titãs não terá 5ª temporada. A série foi projetada inicialmente como uma série original para o serviço de streaming DC Universe, e continuou a tradição do Arrowverse de reimaginar os personagens da DC para o formato da TV.
Titãs sempre foi bem avaliada pelos fãs e críticos e várias vezes cruzou com outras séries da DC. No entanto, tinha seu próprio universo. O último episódio da 4ª temporada teve a difícil missão de amarrar todas as pontas soltas possíveis. Ao mesmo tempo, precisou oferecer uma despedida para os personagens que o público vinha acompanhado.
Os principais membros da série tiveram um episódio final para brilhar. À medida que o Universo DC passa por grandes mudanças antes de um novo universo cinematográfico, o final da quarta temporada mostra a despedida dessas versões dos personagens.
Mas, a reformulação é o único motivo para o cancelamento da 5ª temporada de Titãs? Eis o que sabemos.
O real motivo do cancelamento de Titãs
Embora o novo Universo DC da DC Studios prometesse uma franquia coesa e interconectada em filmes, televisão, jogos e animação, o cancelamento de Titãs não tem a ver com a reinicialização do universo cinematográfico. Na verdade, de acordo com James Gunn, a decisão de cancelar a série foi tomada antes que ele e Peter Safran se tornassem co-CEOs da DC Studios.
Em suma, a série foi cancelada na HBO Max em janeiro de 2023. Nenhuma razão oficial para o fato de a 5ª temporada não estar acontecendo foi dada, mas o cancelamento aconteceu após grandes mudanças na HBO Max.
A série originalmente fazia parte do serviço de streaming DC Universe, mas mudou para o HBO Max depois que a plataforma de streaming da DC foi descontinuada.
HBO Max escolher Titãs, Doom Patrol e Young Justice foi parte de uma estratégia maior de desenvolver conteúdo original para a plataforma de streaming baseada nos maiores IPs da Warner Bros.
A HBO Max também estava apostando em filmes originais de streaming baseados em personagens da DC, que incluíam o agora cancelado filme da Batgirl. Essa estratégia mudou após a fusão da Warner Bros. Discovery.
Desde então, o HBO Max cortou muito conteúdo e a produção de programas e filmes originais agora é menor. O cancelamento da Batgirl foi a primeira grande indicação da nova estratégia da Warner Bros. Discovery para a HBO Max. Ambas as séries acabaram cancelados, e a 5ª temporada de Justiça Jovem não aconteceu.
Como seria a 5ª temporada?
Com Brother Blood e Trigon aparentemente derrotados, o final da 4ª temporada de Titãs encerrou as principais histórias do programa. Curiosamente, Trigon e Brother Blood foram os primeiros e últimos vilões da série, respectivamente.
Dito isto, a 5ª temporada poderia ter coberto alguns pontos da trama que o final da 4ª temporada provocou ou não abordou. Por exemplo, Superman apareceu no final da 4ª temporada, finalmente reunindo Superboy e Clark Kent. A participação especial do Superman na série mostrou apenas as suas botas, mas a 5ª temporada talvez pudesse ter mostrado mais de Clark Kent.
Outro ponto é que, a série também poderia ter investigado os novos poderes de Mutano e sua conexão multiversal com o Vermelho.
Personagens podem aparecer em outros filmes e séries?
Titãs já existia em seu próprio universo. Nem mesmo Doom Patrol, cujo piloto secreto aconteceu na primeira temporada, foi ambientado no mesmo universo. Da mesma forma, enquanto a Terra-9 apareceu na Crise nas Infinitas Terras do Arrowverse durante uma montagem, a série nunca se conectou com o Arrowverse.
Agora, tanto o “HBO Max DC Universe” quanto o Arrowverse estão sendo concluídos ao mesmo tempo. As mudanças na HBO Max e na CW, adicionadas ao novo DC Universe da DC Studios, sugerem que as séries da DC recentemente cancelados não serão revisitados tão cedo.
O multiverso torna difícil descartar possíveis crossovers, mas esse não parece ser o plano por enquanto.