Publicidade

Streaming de futebol bate recordes nas plataformas e se consolida no mercado em 2022

Streaming de futebol bate recordes

Publicidade

O crescimento do futebol nas plataformas de streaming aconteceu gradualmente, ainda em 2020 e 2021 com alguns jogos europeus. Entretanto, durante os últimos meses pudemos acompanhar a consolidação desse mercado com diversos recordes de audiência. O futebol brasileiro foi o principal responsável por isso, com clássicos reunindo milhões de espectadores via internet. Em ano de Copa do Mundo, é uma boa notícia para os serviços que estão investindo nesse setor.

No primeiro semestre deste ano, uma notícia mostrou como o potencial do streaming é forte no futebol nacional: o Campeonato Paulista registrou cerca de 87 milhões de views durante o torneio, superou a Premier League e se transformou no campeonato de futebol mais assistido na internet. O recorde de visualizações consolidou a aposta da HBO MAX em transmitir os jogos paulistas em primeira mão, uma vez que a numerosa audiência certamente garantiu novos assinantes da plataforma, que chegaram para acompanhar o futebol e conhecer os filmes e séries disponíveis.

Publicidade

Digital ganha força no esporte

Publicidade

O sucesso do streaming é uma prova de que as plataformas digitais estão em alta nos esportes, e não apenas com transmissões. Os fãs de futebol podem acompanhar as últimas notícias do esporte e uma cobertura extensa dos torneios em diversos sites de apostas esportivas, como Betano e Betfair, os quais oferecem bônus e promoções de boas-vindas, além da possibilidade de apostar com diferentes dispositivos, como celular, tablet e computador.

Streaming de futebol bate recordes
Imagem: Divulgação/Apple TV

As plataformas digitais oferecem muito mais dinâmica do que a televisão tradicional. Os torcedores estão sempre conectados à internet, sobretudo com a popularidade cada vez maior das redes sociais. Por isso, não deve demorar para que o digital se torne o protagonista dos esportes no Brasil, com quase 100% da cobertura dos eventos. Essa expansão tem se dado não apenas em São Paulo, mas também em diversos outros estados.

Publicidade

Streaming no Rio de Janeiro

Além do Campeonato Paulista, o streaming também mirou no futebol carioca e acertou em cheio. O clássico entre Flamengo e Vasco, válido pela 10ª rodada da Taça Guanabara, foi um sucesso de audiência e reuniu 4 milhões de espectadores ao vivo nas plataformas disponíveis. Somente na Twitch TV foram cerca de 2 milhões de torcedores acompanhando a partida pelos canais Casimiro e Camisa 21. Um sucesso que deve voltar a acontecer em 2023.

Publicidade

Os dados indicam que as plataformas de streaming não estão ganhando espaço apenas com séries, documentários e filmes, mas também com o futebol. Atualmente, a HBO Max e a Star+ se transformaram em referência de cobertura esportiva ao transmitir a Liga dos Campeões da Europa e a Copa Libertadores, respectivamente. O futuro do streaming esportivo é promissor, e os próximos anos deverão contar com mais investimentos no setor.

Publicidade

No entanto, a transmissão esportiva pelas plataformas digitais não significa que canais como a Rede Globo irão deixar de lado o esporte. A ideia, na realidade, é um aumento de investimento no setor. A Globoplay, por exemplo, tem o Premiere como principal cobertura do Campeonato Brasileiro. O serviço atrai muita audiência, indicando a consolidação dos streamings esportivos (especialmente de futebol) no Brasil.

Não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para mais dados sobre streamings.