Profecia do Inferno, Final Explicado: O que são as criaturas sobrenaturais?

Entenda o final explicado de Profecia do Inferno

Profecia do inferno é a nova série coreana da Netflix produzida pelos mesmos criadores de Invasão Zumbi. A série acompanha uma visão condenatória de um mundo onde os humanos passam a saber sobre a hora de sua morte, por meio de um decreto divino. 

publicidade

Na anarquia da série, existe apenas uma confluência alucinante de contradições. Enquanto o tom profético da série pretende atingir um ponto sensível para alguns, outros deixam a tela da série querendo saber mais sobre seus significados. Pois bem, se você já assistiu a primeira temporada e ficou com dúvidas, aqui está o final explicado de Profecia do Inferno.

O final de Profecia do Inferno

No episódio final, o pastor Kim Jeongchil assume o papel do novo líder do culto. Ele contata Arrowhead para espancar Min Hyejin até a morte presumida. No entanto, ela permanece viva como um jogador crítico na segunda vinda. 

- Publicidade -

Um salto no tempo mostra o aumento constante do culto, agora seguido por mais da metade da população mundial. Em 2027, os produtores de vídeo Bae Youngjae e Junwon redigiram um documentário de propaganda para a Nova Verdade. Mas os clientes não gostam e querem que algumas partes sejam reeditadas, principalmente as gravações das confissões.

Bae Youngjae não tem medo de falar o que pensa, enquanto Junwon treme ao pensar em seu decreto. Embora ansioso para ver seu filho recém-nascido no hospital, Youngjae vai a uma doca de pesca depois de receber um telefonema da esposa de Junwon. 

Ele encontra Junwon, cuja demonstração ocorre logo depois, enquanto ele sofre outro choque.

- Publicidade -

Toughie está morto ou vivo? O que isso muda para a humanidade?

Com falta de tempo em Profecia do Infeno, Youngjae não pode ir até sua esposa no hospital e ver seu bebê recém-nascido, Toughie. No entanto, quando sua esposa Sohyun entra no quarto da criança para gravar um vídeo e enviá-lo para Youngjae, ela testemunha o decreto de Toughie. 

O espectro aparece e profetiza que Toughie morreria após três dias. Quando Youngjae descobre sobre a desgraça iminente de seu filho na manhã seguinte, ele vai encontrar Hyeongjun, o professor do vídeo, que ele reconhece entre as pessoas de Sodo.

Enquanto a morte de outra pessoa se torna um espetáculo público, o professor leva Youngjae para ver Hyejin. Este último tenta convencer Youngjae a tornar pública a demonstração da criança, para provar a injustiça do julgamento de Deus perante o mundo. 

- Publicidade -

Como ela deduziu corretamente, a Nova Verdade não acredita no conceito abraâmico do pecado original. Hyejin também divulga para Youngjae sobre a demonstração de Jung Jinsu. Ela se culpa pela mudança na ordem mundial e quer trazer a consciência coletiva de volta aos seus sentidos.

Depois de saber sobre a tragédia da filha de Hyeongjun (ela tinha apenas 10 segundos antes de sua condenação), Youngjae considera transmitir a morte de Toughie. Por outro lado, os capangas Arrowhead pegam o professor e o queimam vivo. 

Os restos mortais de seu cadáver e de outro estão pendurados na frente de sua universidade. No entanto, Min Hyejin foge de cena. Na manhã seguinte, as tendências da morte do professor na mídia, enquanto Arrowhead afirma abertamente a responsabilidade pelos crimes. Sohyun vai até a Nova Verdade pedindo uma explicação, mas eles querem manter isso em segredo. 

A divulgação da manifestação do Bebê

Segundo o presidente Jeongchil, a divulgação da manifestação do bebê acabaria com toda a ordem, mas, pelo que sabemos, o apocalipse já aconteceu em Profecia do Inferno. Aqui, a morte torna-se um instrumento da política e, embora a Nova Verdade queira apresentar alguma demonstração, ela precisa ocultar outras para justificar sua doutrina. 

A publicidade traria de volta a normalidade, por outro lado, pois revelaria ainda mais a aleatoriedade dos decretos. Isso provaria a falta de sentido da existência, mas talvez haja sentido em algum lugar.

Enquanto a emissora de Arrowhead recebe seu decreto, Min Hyejin leva Youngjae e a família para seu amigo de confiança Lee Dongwook, mas como se vê, o volátil Dongwook está em contato com a Nova Verdade. 

Aparentemente, todo mundo quer um pedaço do bebê com o estranho decreto. O locutor Arrowhead mata Dongwook em um ato de anarquia calculada, já que ele quer que as pessoas permaneçam confusas morrendo ao lado do bebê. 

A hora da morte dele, como sabemos, é cinco minutos após a de Toughie, assim como a de Dongwook. Deus com certeza tem caminhos misteriosos.

Enquanto a locutora persegue Youngjae, Sohyun chega no meio de uma colônia segurando o bebê em seus braços, já que ela quer que o mundo veja os caminhos injustos de Deus. No entanto, quando os anjos demoníacos aparecem para acertar as contas, o pai e a mãe criam um escudo ao redor do bebê.

Eles são queimados até a morte. Mas em uma grande reviravolta do destino, o bebê está vivo. Afinal, os decretos podem ser desafiados, o que é reconfortante para a humanidade. 

O que são as criaturas sobrenaturais em Profecia do Inferno?

Portanto, estamos aqui, finalmente, interpretando (e interpretando mal) a mensagem de Deus. O fato de que Toughie está vivo lança um raio de esperança nas massas destituídas e condenadas. 

Também restabelece a lei e a ordem até certo ponto, já que a existência onipresente da Nova Verdade e da Ponta de Flecha é manchada, se não diminuída. No entanto, a cena final nos confunde ainda mais quando Park Jungja volta à existência do pó.

Qual é o significado da existência em um mundo onde entramos e saímos livremente do ser? Em ‘Profecia do Inferno‘, a morte saiu da esfera privada para o público, bem como a realidade cinzenta do mundo pós-pandemia.

O que Deus está tentando dizer aos humanos? Quem são esses três mensageiros da morte? Podemos presumir com segurança que eles estão agindo sob as ordens de uma divindade cruel? Bem, não custa perguntar, eles podem ser alienígenas?

Embora Jung Jinsu seja um profeta aparente no início da série pregando os caminhos da retidão, seu decreto desafia a lógica de seu sermão. Em uma época em que é difícil pensar em uma sociedade onde os humanos possam viver sem saquear as riquezas da Terra e distorcer as verdades, talvez a sugestão seja que todos nós somos pecadores.

A lógica

Profecia do Inferno, o final explicado
Imagem: Divulgação/Netflix

Talvez a lógica seja nietzschiana, que Deus está morto com o surgimento de um sujeito humano autônomo. Ou se Deus deve existir, talvez ele queira disciplinar os condenados.

Talvez o problema não seja Deus; talvez sejam os humanos e sua poderosa busca pela verdade que estão em falta. Enquanto a adição do sobrenatural dá uma certa vantagem à narrativa da produção do Netflix, o horror sombrio está firmemente amarrado às contradições da humanidade. 

As criaturas sobrenaturais apenas dão uma forma palpável à agência da morte.

Então, você gostou do final de Profecia do Inferno? 

Certamente, você também vai gostar:

>Profecia do Inferno 2 ª Temporada: Data de estreia, enredo e Mais

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, também via youtube.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.