Inundação do Milênio: A verdade e história real por trás da série

Inundação do Milênio é baseada em uma história real? Descubra

- Publicidade -

Dirigido por Jan Holoubek e Bartłomiej Ignaciuk, Inundação do Milênio, chegou à Netflix e já vem fazendo imenso sucesso. A série se passa originalmente na Polônia em 1997. Nesse período, a hidróloga Jaśmina Tremer chega a Wrocław, uma cidade no alto do rio Oder, para estudar o aumento alarmante dos níveis de água que indica uma potencial inundação.

- Publicidade -

Assim, Inundação do Milênio mostra que ela trabalha ao lado do governo local para avaliar a situação. Mas, logo alerta a todos que os danos podem ser mais perigosos do que o esperado. No entanto, os moradores não levam muito a sério os avisos de Jaśmina, resultando em destruição generalizada quando a enchente ocorre. 

Logo, o governo é forçado a tomar decisões cruciais que determinariam o destino de centenas de pessoas. Com um enredo envolvente e performances convincentes de atores como Agnieszka Żulewska, Tomasz Schuchardt, Ireneusz Czop e Damian Krajczyk, a série mantém o público ansioso pelo que está por vir.

Além disso, o cenário realista dos anos 90 e o retrato detalhado do desastre natural chamam imediatamente a atenção. Isso leva os fãs a questionar se Inundação do Milênio é inspirada em fatos reais. Pois bem, se você também tem dúvidas, aqui está o que sabemos.

- Publicidade -

Inundação do Milênio é inspirado em uma história real?

Indo direto ao ponto, sim. Inundação do Milênio é baseado em uma história real. A produção narra a trágica inundação da Europa Central de 1997. Tal acontecimento, também  ficou conhecida como a inundação do Oder de 1997. A tragédia afetou a Polônia, a Alemanha e a República Tcheca em julho de 1997.

- Publicidade -

Publicidade

As bacias hidrográficas inundaram extensivamente e devastaram os dois países, com danos adicionais na Alemanha. Os altos níveis de chuva fora causados pela pressão criada por um Genoa Low. Por sua vez, esse é um ciclone formado a partir de um pré-existente ao sul dos Alpes dsobre o Golfo de Gênova.

Tal ciclone se deslocou do norte da Itália e permaneceu no sul da Polônia por um longo tempo. Com isso, as chuvas médias de vários meses, caíram em apenas uma semana. As inundações começaram na República Tcheca em Julho de 1997 e posteriormente, se espalhou para a Polônia no dia seguinte. Assim, as inundações ocorreram de forma rápida.

Assim como visto em Inundação do Milênio, gradualmente, várias cidades foram atingidas pelo aumento dos níveis de água. Dessa maneira, vilas e cidades como Prudnik e Głuchołazy, Chałupki a Racibórz e Krapkowice foram atingidas.

- Publicidade -

Além disso, vários edifícios históricos em Klodzko foram severamente danificados pela inundação.

A segunda etapa da Inundação

Na segunda etapa, as ondas da enchente atravessaram o rio Oder e várias cidades vizinhas ficaram submersas na água. Em 12 de Julho de 1997, as águas chegaram a Wroclaw, onde a série da Netflix é focada. A inundação afetou muitas outras cidades como Opole, Rybnik e Głogów.

- Publicidade -

Posteriormente, o nível da água diminuiu até atingir a fronteira polaca-alemã. A velocidade reduzida da água deu algum tempo para que as medidas preventivas surtissem efeito. Com isso, conseguiu evitar mais danos. Infelizmente, as inundações causaram perdas significativas.

Da mesma forma que vemos em Inundação do Milênio, teve prejuízos financeiros em 3,8 mil milhões de euros. Tais prejuízos foram significativos à República Tcheca e Polônia. 

A fidelidade em Inundação do Milênio

- Publicidade -

Inundação do Milênio é inspirado em uma história real
Imagem: Divulgação/Netflix

Dada a magnitude dos efeitos do desastre na Polônia, 18 de Julho de 1997, foi declarado de luto e a inundação foi batizada de Inundação Milenar. Voltando à série, vemos intrinsecamente os eventos que levaram ao desastre natural em Wroclaw. Além disso, a série é fiel em mostrar como as pessoas lidaram com a adversidade.

Embora a protagonista, Jaśmina Tremer, tenha sido criada exlcusivamente para Inundação do Milênio, a personagem simboliza algo importante. Os criadores pensaram, em representar como os funcionários e cientistas do governo trabalharam duro para minimizar os efeitos do dilúvio milenar na cidade.

Em uma entrevista de outubro de 2022, a produtora da série, Anna Kepinska, relatou os temas explorados na produção. A criadora afirmou:

“Queríamos retornar a esse clima e emoções, mas em essência criar uma história universal sobre tomar decisões difíceis, um conflito entre gerações, indivíduos com a maioria, campo e cidade. Sobre o fato de você ter que enfrentar seus negócios inacabados, você não pode fugir disso.”

Então, você já assistiu Inundação do Milênio?

Certamente, você também vai gostar:

>A NOVA SÉRIE DE TERROR DA NETFLIX que todo mundo vai amar

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série.