Game of Thrones: Por que Shae traiu Tyrion por Tywin Lannister

O motivo pelo qual Shae traiu Tyrion em Game of Thrones

- Publicidade -

Game of Thrones é especialista em traições e talvez uma das mais chocantes, pois ninguém esperava, foi a de Shae contra Tyrion. Acreditava-se que Shae amava Tyrion Lannister. Até que ela o traiu para ficar com nada mais, nada menos que o pai manipulador de Tyrion, Tywin. Mas por que Shae traiu Tyrion? 

- Publicidade -

Em Game of Thrones, Shae serviu como serva de Sansa Stark enquanto ela vivia em King’s Landing . Contudo, sua conexão com Sansa só fez aumentar a sua paranóia quando se tratava de confiar em Tyrion. De qualquer forma, acabou que Twin descobriu a relação de Shae com Tyrion. Algo que obviamente era mantido em segredo. C

omo pai perverso que era, fez questão de complicar a relação dos dois, forçando Tyrion casar com Sansa. Tyrion não teve escolha a não ser obedecer a ordem do pai, mesmo não tendo nenhum sentimento por Sansa. Com isso, um assassinato de Shae parecia cada vez mais provável. Tyrion decide que é melhor mandar embora o amor de sua vida.

Para garantir que ela partisse, Tyrion teve a “péssima ideia” de chamar Shae de prostituta. Pouco tempo depois da sua suposta partida, Tyrion é levado a julgamento pelo assassinato de seu sobrinho, Joffrey Baratheon. Inclusive, essa cena de Joffrey morrendo foi uma das mais satisfatórias de todas as temporadas de Game Of Thrones.

Os problemas de confiança de Shae em Game of Thrones

Para surpresa total de Tyrion, Shae aparece como testemunha final da coroa. Inclusive, alega que Tyrion a sequestrou e a forçou a se tornar sua amante. Shae acusa falsamente Tyrion e Sansa de tramar secretamente o assassinato de Joffrey. Contudo, era óbvio que a família Lannister fez um acordo com Shae em Game of Thrones.

- Publicidade -

Publicidade

Mas o melhor vem agora: para surpresa de todos, Tyrion pede um julgamento por combate. No final da quarta temporada, Tyrion se libertou do cativeiro com ajuda de Jaimie, seu irmão. Mas antes de fugir, ele faz uma visita ao pai em seus aposentados. Ao chegar ao quarto de Tywin, Tyrion encontra Shae na cama do homem.

Os dois brigam antes de Tyrion estrangular Shae com uma corrente. O papel de Shae como prostituta sempre foi de conhecimento do público. Mas sua traição foi mais profunda justamente por ela trocar um Lannister pelo outro. Então, afinal de contas, por que Shae traiu Tyrion? Ainda mais para ficar com o pior homem da família Lannister. 

A relação entre Tyrion e Shae em Game of Thrones mostrava o quão profunda e genuinamente o irmão mais novo da família a amava. Mas ele sabia que demoraria muito tempo para Shae concordar deixar King’s Landing. Foi unicamente com o intuito de protegê-la que Tyrion a chama de prostituta.

Assim, eles cortaram relações e ela iria embora da King’s Landing. O plano funcionou, em partes, já que Shae nunca entendeu de verdade a intenção real de Tyrion. 

Shae ficou com os sentimentos feridos

Seus sentimentos feridos acabaram se transformando em raiva. Isso deixou tudo ainda mais fácil para a família Lannister negociar seu retorno como testemunha contra Tyrion. Em vez de enfrentar o irmão mais novo diretamente, ela o retaliou juntando-se a Tywin.

Sabendo que isso afetaria e muito a mentalidade de Tyrion. Ela sabia que a relação dos dois não era boa. Além do fato da Shae ter uma enorme ciúmes quando o assunto era Tyrion Lannister e Sansa Stark. Embora, em todo o momento de Game of Thrones, Tyrion deixa a sua amada. O relacionamento com Sansa era estritamente platônico.

Mas Shae não gosta nem um pouco da ideia do casamento dos dois. Não tinha como negar que Tyrion e Sansa tinham um vínculo único. Contudo, Shae não conseguiu superar o casamento forçado, que era exatamente a situação. 

Com os crescentes problemas de confiança e óbvias inseguranças, Shae sabia que, ao se aliar com o resto da família Lannister, ela esmagaria Tyrion, e teria a sua vingança. E ter um caso com Tywin foi apenas a cereja no topo do horror que Tyrion enfrentou com a família.

- Publicidade -

A traição de Shae em Game of Thrones acabou desencadeando uma cadeia de eventos. Que inclusive levou a morte de Tywin e a separação de Tyrion da casa Lannister. O que, no final das contas, acabou sendo ótimo para Tyrion. 

Shae amava Tyrion em Game Of Thrones?

Shae amava Tyrion em Game of Thrones
Imagem: Divulgação/HBO Max

Afinal de contas, Shae realmente amanhã Tyrion? A resposta é sim, apesar do final da relação dos dois. É só pensar que, se ela não tivesse nenhum sentimento por Tyrion, Shae não teria ciúmes da relação do Meio Homem com Sansa. 

Obviamente ela também não teria ficado tão chateada depois que ele a chamou de prostituta. E tentou mandá-la embora de King’s Landing. O amor entre os dois era recíproco. De muitas formas, Shae estava presa entre a cruz e a espada.

Mas não restam dúvidas da paixão, adoração e amor que ela sentiu pelo o irmão mais novo da família Lannister. O amor de Shae por Tyrion, e vice e versa, é o principal motivo que fez o final da 4° temporada de Game of Thrones ser tão difícil de assistir. 

Por que Shae estava trabalhando para Tywin em Game of Thrones

Shae estava trabalhando para Tywin porque ela queria machucar Tyrion depois do que ele fez com ela. Tyrion poderia ter dito a verdade para ela sobre seus reais motivos para fazer com que ela deixasse King’s Landing. É provável que as acusações e o julgamento nem ocorreriam. 

Assim como Tyrion, Shae estava cuidando dos seus próprios interesses. Ela estava tentando sobreviver em um mundo onde tinha pouca influência. Da sua perspectiva, isso significava trair Tyrion por ter feito ela ir embora de King’s Landing. Coisa que ela claramente não queria fazer.

Além do mais, Tywin sabia de tudo e tinha acesso a tudo, e Shae sabia que Tyrion odiava o pai. Então, que melhor maneira de se vingar do seu ex-amante do que fazendo um acordo com Tywin? 

Shae foi colocada em uma situação que dificultou seu futuro. Ela não queria desistir dos escassos privilégios que conseguiu em King’s Landing. Sendo assim, se aliar a Tywin Lannister talvez fosse o único caminho dela em Game of Thrones. Ainda mais que ela não poderia mais ficar com Tyrion por conta do seu casamento com Sansa. 

Shae do livro versus série: A principal diferença

Game Of Thrones tem mudança com Shae
Imagem: Divulgação/HBO Max

Como a grande maioria dos personagens, a versão de Shae da série da HBO é diferente da personagem do livro escrito por George RR Martin. A principal diferença entre as duas personagens, da série e do livro, são seus sentimentos por Tyrion Lannister. 

A Shae da série de TV claramente tem algum tipo de sentimento por Tyrion. Ela o ama ou chegar o mais próximo possível disso. Seu ato de ter uma relação com Tywin na série foi apenas uma atitude de ciúmes. Não foi algo insensível ou frio, apesar de ter sido feito de propósito. 

Inclusive, isso mostra que a linha entre o amor e o ódio é muito tênue. O fato de Shae ter ido tão longe só para ferir Tyrion comprova que sua afeição por ele era genuína em Game of Thrones

Este não é o caso da Shae nos livros. Na noite de sua morte em A Tormenta de Espadas, Shae está desapontada mais do que qualquer outra coisa quando é justamente Tyrion que a encontra na cama de Tywin. Ela afirma ter sido dominada por Tywin e chantageada por Cersei.

Contudo, observador e astuto, Tyrion não acredita nela. E ao final da discussão acaba com ele estrangulando ela com uma corrente de ouro. Que era a única coisa que ela usava no momento, inclusive. A Shae do livro é retratada como uma oportunista e egoísta.

A ponto de Tyrion se questionar o tempo inteiro enquanto eles estão juntos se ela realmente sente algo por ele. Isso é totalmente diferente na série Game of Thrones, onde Shae deixa Tyrion feliz. A morte de Shae simboliza poderosamente a futilidade final de aspirar à felicidade enquanto vê a vida como residente de Westeros. 

Game of Thrones não sabia como lidar com Shae 

A personagem de Shae na série quase se sentiu como se estivesse sendo manipulada por diferentes direitos. Isso porque, se você reparar bem, o arco da personagem estava em todos os lugares. Ao longo do seu curto período no show, muitas vezes era difícil entender as reais motivações de Shae.

Além do fato de como ela realmente se sentia com relação a Tyrion. Alguns fãs podem argumentar que isso acontece pois ela é uma personagem complicada e complexa. No entanto, esse não parece ser realmente o caso. Principalmente considerando o quão chocante foi a sua traição.

Game of Thrones falhou com Shae
Imagem: Divulgação/HBO Max

Shae aparecendo de repente ao lado de Tywin Lannister para testemunhar contra seu ex-amante chocou os telespectadores. Ainda mais que ela mente descaradamente que foi sequestrada por Tyrion em Game of ThronesA atitude foi tão inesperada que muitos fãs dizem que ela parecia muito diferente.

Tanto que essa cena foi altamente criticada por quem acompanhava a série. Ninguém previu a traição de Shae e parte disso se deve ao fato de como a série lidou com a personagem. Se Shae tivesse sido retratada na série como era nos livros, sua traição teria feito muito mais sentido. Já que no livro ela era fria e egoísta. 

Contudo, a série decidiu não seguir por esse caminho. E isso fez com que a traição da personagem fosse uma das reviravoltas mais chocantes da série. 

Quando Shae apareceu pela primeira vez, ela era perspicaz e atenciosa. É por isso que o fato dela não ter visto as verdadeiras intenções de Tyrion, e ter ido tão longe para prejudicá-lo na mesma moeda, não condiz com a personagem que foi apresentada na primeira temporada. 

Então, você conhecia essa verdade de Game Of Thrones?

Certamente, você também vai gostar:

Euphoria: Revelado o que pode acontecer com Rue na 3ª Temporada

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série. (Via Screen Rant)