Vikings Valhalla: O que aconteceu com Olaf na vida real?
Como era o Olaf de Vikings Valhalla na vida real?
Olaf Haraldsson se estabeleceu como um vilão na 1ª temporada de Vikings Valhalla e continuou a servir como um na 2ª temporada. Contudo, o que aconteceu na vida real e como seu destino na série se compara ao que realmente aconteceu com ele?
Como uma sequência da série de TV Vikings, Vikings Valhalla se passa mais de 100 anos após os eventos da série principal e, como tal, segue novas gerações de personagens que, de maneiras diferentes, continuam o legado dos personagens principais em Vikings.
Após a destruição de Kattegat, a chegada do rei Sweyn Forkbeard com sua frota, Leif Erikson liberando seu furioso interior e Freydis e Harald fugindo, a 2ª temporada da série os alcança enquanto Kattegat se adapta a um novo reinado.
Enquanto isso, em Vikings Valhalla, na Inglaterra, a rainha Emma investiga quem tentou matá-la, e o responsável acaba sendo alguém muito próximo a ela. De volta a Kattegat, Forkbeard deixa Olaf viver e o incumbe de proteger e guiar seu neto Svein, o recém-nomeado rei da Noruega.
Assim, Olaf continua sua missão de vingança contra Freydis em Vikings Valhalla, que acaba levando à sua morte nas mãos da última filha de Uppsala. No entanto, o que aconteceu com o verdadeiro Olaf Haraldsson?
Vikings: Valhalla: Como o verdadeiro Olaf morreu
Além de cuidar de Svein, Olaf colocou um preço nas cabeças de Freydis, Leif e Harald, e depois de não conseguir pegar os dois últimos em Nóvgorod, Olaf encontrou Jorundr. Então, com ele, buscou uma maneira de chegar a Jomsborg e matar o próprio Freydis.
No entanto, Olaf subestimou Freydis e o povo de Jomsborg. Freydis e companhia armaram para Olaf e seu povo, matando sua tripulação e deixando apenas Olaf e o Rei Svein vivos. Então, Freydis lutou contra Olaf, e enquanto o viking cristão parecia ter vantagem em algum momento, Freydis conseguiu empalá-lo, matando-o na frente de Svein.
Freydis, que também aparece em Vikings Valhalla, poupou a vida do jovem rei e o levou de volta para Kattegat, onde fez um tratado de paz com sua mãe e a nova governante de Kattegat, Aelfgifu. A morte de Olaf Haraldsson na vida real foi menos dramática do que na série. Contudo, o contexto envolvente é bastante interessante.
Olaf voltou para a Noruega e declarou-se rei em 1015, obteve o apoio dos cinco pequenos reis das terras altas norueguesas, derrotou Earl Sweyn (um dos condes de Lade e governante de fato da Noruega) no ano seguinte, fundou a cidade de Borg.
Assim, dentro de alguns anos, ele era mais poderoso do que qualquer um de seus predecessores no trono, como mostrado em Vikings Valhalla. Mais tarde, Olaf aniquilou os pequenos reis do sul, invadiu a Dinamarca e casou-se com Astrid Olofsdotter, filha ilegítima do rei sueco Olof Skötkonung. No entanto, seu sucesso não durou muito.
A morte de Olaf de Vikings: Valhalla
Depois de perder a Batalha de Helgeå, os nobres noruegueses apoiaram a invasão do rei Cnut, o Grande, e Olaf foi exilado para Kyivan Rus. Quando o regente de Cnut, Jarl Håkon Eiriksson, se afogou, Olaf viu isso como sua chance de reconquistar o reino com o apoio do rei sueco Anund Jacob.
Dessa forma, ele abre caminho para a Batalha de Stiklestad. Infelizmente para Olaf, ele recebeu três ferimentos graves, que não foram mostrados completamente em Vikings Valhalla, durante a batalha: no joelho, no pescoço e uma lança mortal enfiada sob sua cota de malha e em sua barriga.
Assim, um ano após sua morte, começou a beatificação de Olaf, e assim ele ficou conhecido como Santo Olaf.
Quem governou a Noruega após a morte de Olaf?
Após a Batalha de Stiklestad e a morte de Olfa, o rei Cnut assumiu o cargo de rei da Noruega. No entanto, como ainda governava a Inglaterra, ele governou apenas por cinco anos, com seu filho Svein e a mãe de Svein, Aelfgifu , como regentes.
Em 1035, o filho ilegítimo de Olaf, personagem de Vikings Valhalla, Magnus Olafsson (também conhecido como Magnus, o Bom), foi proclamado rei aos 11 anos de idade e, como a regência de Svein e Aelgifu era bastante impopular, eles foram forçados a fugir.
Quando um dos filhos de Cnut, Harthacnut, que estava no trono da Dinamarca, morreu, Magnus também se tornou rei da Dinamarca. Assim, mais tarde, destruiu Jomsborg em um movimento para consolidar seu controle. Mais tarde, o tio de Magnus, Harald Sigurdsson, voltou para a Noruega e contestou seu governo lá.
Dessa forma, Magnus fez dele seu co-rei na Noruega em 1046. Magnus morreu em 1047 e Harald assumiu o trono da Noruega.
O que acontecerá com o filho de Olaf na 3ª temporada da série?
Olaf Haraldsson já se foi, mas sua presença certamente ainda será sentida na 3ª temporada de Vikings Valhalla, já que seu filho, Magnus, já foi apresentado. Como parte do acordo com Forkbeard, enquanto Olaf protegia Svein, Forkbeard faria o mesmo com Magnus.
Contudo, se algo acontecesse com Svein, o mesmo seria feito com Magnus. Svein está vivo e bem, e ele está de volta a Kattegat com sua mãe, então o acordo ainda deve permanecer e Magnus viverá. Agora, como Harald não sabe que Olaf está morto, seus planos de reivindicar o trono da Noruega continuam.
No entanto, agora ele terá que enfrentar Svein, Forkbeard e Magnus. Vikings Valhalla já tomou muitas liberdades criativas, então é para ver se Magnus assumirá o cargo de rei da Noruega e Svein e Aelgifu terão que fugir, mas o que é certo é que o legado de Olaf está longe de terminar.
Certamente, você também vai gostar:
> Game Of Thrones teria sido mais brutal se Robert Baratheon não tivesse morrido
Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da sua série favorita. (Via ScreenRant)