Publicidade

Vikings: Revelado quem era o verdadeiro Athelstan e o que aconteceu

Vikings revela o verdadeiro Athelstan

Publicidade

Vikings tem grande parte de seus personagens baseados em pessoas reais e históricas. Além disso, conta com personagens de lendas famosas da época, sendo Athelstan um desses personagens. Mas, será que você conhece a origem do personagem?

Vikings foi criada por Michael Hirst e estreou em 2013 no History Channel. Inicialmente, os planos eram para que, fosse uma minissérie, mas acabou sendo renovada após o sucesso de sua estreia. Ao longo de suas seis temporadas, a série se manteve extremamente popular. No entanto, em 2020, os criadores decidiram encerrar a trama.

Publicidade

A série relata inicialmente a vida do lendário e nórdico Ragnar Lothbrok em suas invasões, juntamente com seus irmãos. Entre seus companheiros estavam Rollo  que era seu irmão real, e o melhor construtor de barcos de Kattegat, Floki que era seu melhor amigo.

Diversos personagens entre aliados de Ragnar, inimigos e traidores passaram por Vikings durante suas seis temporadas. Entretanto, um dos que marcaram época foi Athelstan (George Blagden).

Publicidade

Durante uma invasão de Ragnar e seus companheiros ao mosteiro de Lindisfarne, foram mortos diversos monges e vários capturados, entre eles estava Athelstan. Ragnar o levou como escravo para sua casa, onde, após algum tempo se tornou um membro de sua família. Entretanto, a origem do personagem apresentada em Vikings, possui algumas diferenças.

Como era a vida de Athelstan junto dos Vikings

No período em que Athelstan esteve entre os nórdicos, ele precisou lutar para não se desviar e manter suas crenças intactas. Entretanto, ele estava em um ambiente completamente diferente, com diversos deuses sendo adorados, apesar de ser devoto ao seu Deus.

Publicidade

Apesar de está sempre lutando para manter suas crenças e seu juramento de celibato, Athelstan teve um filho com a esposa do príncipe Aethelwulf de Wessex. Aliás, esse personagem foi baseado em uma história real. Alfred foi o nome recebido pelo garoto. Assim, herdou o trono e tornau-se rei e foi chamado de Rei Alfred, o Grande.

Contudo, o que vimos de Athelstan em Vikings não aconteceu na vida real. Apesar de alguns monges terem passado experiências semelhantes, Athelstan não estava entre eles. Contudo, houve um rei chamado Athelstan.

Publicidade

A história real de Athelstan

O verdadeiro Athelstan reinou de 924 a 927 para os anglo-saxões e reinou de 927 a 939 para os ingleses. Contudo, ele não era o pai de Alfred, o Grande, conforme mostrado na série. Na verdade, Athelstan era neto de Alfred, e aproveitou o direito legal de seu avô para construir seu próprio reino.

Publicidade

A ligação de Athelstan com os nórdicos realmente existiu, porém não como na série, A história mostra que nunca existiu uma amizade entre eles e foi conquistado por ele o último reino nórdico remanescente, York. Através disso, ele se tornou o primeiro governante anglo-saxão da Inglaterra.

No entanto, o controle de York foi retomado pelos Vikings, após sua morte em 939, embora reconquistado em 954. Após sua morte aos 45 anos, Athelstan foi sucedido pelo meio-irmão Edmund I, pois não havia filhos. Athelstan escolheu ser enterrado em Abadia de Malmesbury, e não em Winchester onde seu pai e seu meio-irmão estavam.

Assim, não honraria a cidade que faz oposição ao seu governo. Mas durante uma reforma, perderam sua ossada, tendo que comemorar um túmulo vazio.

Athelstan está em Vikings: Valhalla?

Publicidade

Vikings: Athelstan em Valhalla
Imagem: Divulgação/History

Vikings: Valhalla, é um spin-off da série original, que segue a vida de Leif Erikson. Os acontecimentos se passam 100 anos após o que vimos na série original. Com isso, é totalmente improvável que qualquer personagem da série original, apareça no derivado. Podemos incluir Athelstan nessa lista.

Publicidade

Com isso, foi criado pelos fãs uma dúvida sobre o personagem ter ido ou não para o Valhalla real. Afinal, o arco do personagem está muito próximo da história de Valhalla. Acredita-se que Athelstan pode ter ido para Valhalla real, devido a uma visão de Ragnar Lothbrok, onde ele avistou o monge ao lado de uma figura que se acredita ser Odin.

Contudo, o monge não deixou de ser cristão quando morreu. Ou seja, sua ida para Valhalla real não poderia ter acontecido. As crenças cristãs de Athelstan e sua forma de influenciar, continuam presentes na série derivada. O personagem principal de Leif Erikson espalhará sua nova crença cristã pelas terras (se a história for seguida pela série).

A nova série também mostra diversos combates internos entre os Vikings, isso conforme as crenças cristãs e pagãs se chocam. Mesmo que não tenha veracidade histórica da vida de Athelstan que vimos na série, existiu uma figura na época com mesmo nome e que tinha uma real ligação com os nórdicos e vários personagens que vimos na série.

Publicidade

Embora tenha uma história interessante, ela está sendo contada muito diferente da série, coma versão original de Athelstan.

Certamente, você também vai gostar:

>The Boys: Revelado como Capitão Pátria poderia ter salvo o avião

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil. Afinal, aqui você não perde nada da série.