Vikings: Porque Ivar, o desossado pensou que era um deus 

Por que Ivar pensou que era um deus em Vikings

- Publicidade -

Os personagens principais de Vikings acreditavam nos deuses nórdicos. Acredita-se que alguns deles sejam descendentes de algumas dessas divindades. Mas Ivar, o desossado, foi um pouco mais longe. Ele afirmou que era um deus. 

- Publicidade -

Contudo, o que o fez acreditar nisso? Criado por Michael Hirst, os Vikings inicialmente acompanhavam as viagens e ataques da lendária figura nórdica Ragnar Lothbrok. Ragnar viajava ao lado de seus irmãos, começando um ataque a Lindisfarne. 

No entanto, a série passou por uma grande reviravolta na 4ª temporada. É neste ano que presenciamos a morte de Ragnar. A partir deste momento, o foco muda para seus filhos. Os filhos de Ragnar, Björn, Ubbe, Hvitserk, Sigurd e Ivar, assumiram após a sua morte. Eles lideraram a série até o episódio final. 

Contudo, conforme suas histórias evoluíram, Björn e Ivar acabaram se tornando protagonistas. Ivar também serviu como antagonista, pois era o mais cruel, violento, sanguinário e egoísta de todos os filhos. O que lhe rendeu inúmeros inimigos. Ivar chegou ao ponto de se declarar um deus em Vikings.

- Publicidade -

Vikings: Ivar, o desossado, era realmente um deus? 

Mas a pergunta que fica é: será que ele realmente era um deus ou tudo não passou de outra ilusão dele? Sem esquecer que Vikings tinha leve elementos de fantasias. Inclusive, o próprio Odin chegou a aparecer algumas vezes. Freydis, a esposa de Ivar, plantou em sua cabeça a ideia de que ele era um deus.

- Publicidade -

Publicidade

Isso acontece na 5ª temporada, depois que ele consegue invadir a Inglaterra. Acontece que essa ideia foi longe demais, ainda mais depois que ela anunciou que estava grávida. Devido a sua condição física – por isso o nome desossado -, Ivar não podia ter filhos.

Mas Freydis prometeu a ele que teria um filho dele. Embora, é claro, não fosse realmente de Ivar. Freydis sabia que Ivar não conseguiria lhe dar um filho. Desta forma, ela teve relações com um servo, que, mais tarde, ordenou que fosse morto. 

Isso fez Ivar acreditar ainda mais que era um deus em Vikings. E, como tal, conseguiu engravidar sua esposa. Então ele foi publicamente deificado como um dos Aesir. Embora já fosse considerado um descendente de Odin. Principalmente porque Ragnar alegava que ele era um descendente do Pai de Todos. 

- Publicidade -

Desenvolver um “complexo de deus” fez de Ivar um homem ainda mais perigoso. Ele acreditava ser o todo-poderoso e invencível, no entanto, essa sua ilusão dele teve um fim abrupto. Seu filho, Baldur, nasceu com uma deformidade. Ivar deixou seu filho morrer durante a noite, e dias depois, matou Freydis. 

Ivar definitivamente não era um deus. Mas seu ego e narcisismo fizeram ele acreditar muito facilmente que poderia ser um deus. Ou um descendente de um, especialmente Odin. 

Ivar, o desossado, foi baseado em uma pessoa da vida real?

- Publicidade -

Ivar é baseado em um personagem real?
Imagem: Divulgação/Netflix 

Vikings era baseado em eventos e personagens históricos. Mas a série não era totalmente precisa historicamente. Alguns personagens foram retirados da saga, então sua existência é amplamente debatida. Ivar, no entanto, é um dos personagens da série baseado em pessoas da vida real.

Ele era um líder que invadiu a Inglaterra e a Irlanda e  também era comandante do Exército Pagão Grear. Embora também acredita-se que ele seja o mesmo que Ímar, um líder na Irlanda e na Escócia. Quanto a como o verdadeiro Ivar, o desossado, morreu, existem diferentes versões. 

- Publicidade -

Uma delas é de que ele morreu de uma doença repentina e horrível, provavelmente relacionada a sua condição. Mas uma vala comum descoberta na Inglaterra poderia apontar para ele durante a batalha, assim como ele fez em Vikings

Então, você se lembra desse detalhe?

Certamente, você também vai gostar:

Game Of Thrones: O que aconteceu com a Casa VeLaryon

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série.