Vikings: Por que Ragnar planejou sua própria morte?

O real motivo que Ragnar planejou sua morte em Vikings

- Publicidade -

A 4ª Temporada de Vikings matou seu principal protagonistas, resultando na morte de Ragnar Lothbrok. A morte do personagem ocorreu quando ele caiu em poço de cobras venenosas. Isso foi retirado das próprias sagas que inspiram a série e foi necessária para a série seguir em frente. 

- Publicidade -

No entanto, Ragnar planejou sua própria morte durante Vikings, que se tornou sua maior vitória. Ragnar no início da série é apenas um fazendeiro, mas sua curiosidade sobre o mundo o levou a navegar para o oeste e liderar ataques à Inglaterra, tornando-se rei. 

A 4ª temporada da série se tornou a queda de Ragnar, desenvolvendo um vício em drogas, sofrendo uma derrota devastadora durante o segundo cerco de Paris e desaparecendo de Kattegat por muitos anos. Quando retornou para Kattegat, ele não estava mais em condições de conquistar nada. 

Com um corpo já enfraquecido e uma reputação manchada, ele teve que recorrer a desenterrar sua horda de tesouros. Certamente, ele estava guardando para sua vida após a morte em Valhalla. Uma tempestade destruiu seus navios e Ragnar chegou ao destino sem aliados, exceto seu filho deficiente, Ivar, o Desossado. 

- Publicidade -

Mas a morte de Ragnar dos Vikings permitiu que o personagem causasse mais danos à Inglaterra do que nunca. Era ” parte de uma estratégia maior e mais ousada “.

Como Ragnar morre em Vikings?

- Publicidade -

Publicidade

A morte de Ragnar em Vikings foi um momento chocante, não somente na 4ª temporada, mas em toda a série. Afinal, Ragnar era o protagonista até aquele momento. Por causa de sua propensão para batalhas e conquistas, provavelmente era apenas uma questão de tempo até que sua morte fosse confirmada.

No entanto, o fator de choque se manifesta graças ao elemento intencional da morte de Ragnar e à maneira horrível de sua morte. Depois que Rollo traiu Ragnar ficando em Paris, Ragnar invadiu Francia como uma forma de se vingar de seu irmão. No entanto, foi derrotado de forma sólida e humilhante.

Ao retornar à Escandinávia, Ragnar deixou sua terra natal, Kattegat, para viver isolado por causa desse constrangimento. Este período, que durou vários anos, deixou Ragnar inegavelmente mudado. Então, ele emergiu enfraquecido e ressentido porque sua era de ouro parecia ter passado.

- Publicidade -

Confrontado com a perspectiva de uma vida em declínio, Ragnar decidiu traçar um caminho para a ruína. Isso foi determinante para sua morte em Vikings. Ragnar viajou para a Inglaterra mais uma vez e se rendeu ao rei Ecbert em Wessex, que por sua vez o entregou como prisioneiro ao rei Ælle. 

Ælle torturou Ragnar por dias a fio (embora este último permanecesse estoicamente imperturbável) e finalmente o matou jogando-o em um poço de cobras venenosas. Este é apenas um dos vários contos sobre a morte de Ragnar Lothbrok na vida real, mas é certamente um dos mais viscerais.

A natureza violenta e inesperada da morte de Ragnar é uma das razões pelas quais chocou o público. Contudo, foi um momento ainda mais intrigante por causa de quão intencionalmente Ragnar planejou todo o caso de antemão em Vikings.

- Publicidade -

Ragnar estava pronto para morrer

Desde o momento em que ele voltou para Kattegat após o salto no tempo da 4ª temporada, ficou claro que a morte de Ragnar Lothbrok estava em sua própria mente. Mais tarde, ele confessou ao rei Ecbert que “a morte tem estado em minha mente há algum tempo”.

Primeiro, Ragnar desafiou seus filhos a matá-lo e se tornar rei se ousassem, o que eles não fizeram. Então ele se enforcou em uma árvore, em homenagem ao mito de Odin enforcando-se na árvore Yggdrasil (o paralelo com o Allfather caolho retorna na cena da morte de Ragnar Lothbrok, quando um de seus olhos está inchado devido a uma surra).

- Publicidade -

Quando a corda finalmente se partiu e poupou sua vida, Ragnar Lothbrok procurou sua morte de outra maneira – retornando à Inglaterra em Vikings. Ele formou um plano para preparar seus inimigos para a derrota e seus filhos para a vitória e a fama.

Ficou claro que ele não tinha intenção de voltar, pois reservou um tempo para se despedir de todos os seus entes queridos antes de partir, o que incluía fazer as pazes com Floki.

Por que Ragnar queria ser executado pelo rei Ælle em Vikings

O objetivo básico da morte de Ragnar Lothbrok era estabelecer a destruição do rei Ecbert e do rei Ælle. Nunca houve nenhum amor perdido entre Ragnar e Ælle, mas personalidades semelhantes e amor compartilhado por Athelstan significavam que Ragnar e Ecbert tinham muito respeito um pelo outro. 

Apesar disso, Ragnar Lothbrok não poderia morrer sem planejar vingança pelo massacre do assentamento muitos anos antes em Vikings. Ele enganou Ecbert fazendo-o acreditar que este crime foi perdoado para que Ecbert o entregasse a Ælle e deixasse Ivar ir livre, mas na verdade disse a Ivar para se vingar de ambos.

Vikings: O real motivo de Ragnar

Havia mais na morte de Ragnar Lothbrok do que uma simples vingança, no entanto. Na segunda temporada, ele perguntou ao Vidente o que seria de seus filhos. Assim, acabou sendo informado de que eles se tornariam mais famosos do que ele. Em particular, Ragnar viu o potencial de grandeza em Ivar, dizendo a seu filho mais novo que suas pernas inoperantes lhe deram uma força que faltava a seus irmãos.

A natureza da morte de Ragnar Lothbrok em Vikings também foi sua lição final para Ivar, o Desossado: ele enfatizou que as pessoas sempre o subestimariam por causa de suas pernas, assim como os próprios inimigos de Ragnar o subestimaram quando ele parecia ser nada mais do que um velho fraco em farrapos.

Acreditando que havia escolhido seu próprio destino, Ragnar decidiu guiar o destino de seus filhos também. Ao dar-lhes a motivação de vingar sua morte, ele também lhes deu o grito de guerra de que precisariam para formar o grande exército pagão. 

Em vida, Ragnar teve que gastar até a última gota de ouro que tinha apenas para montar uma equipe de ataque patética. Mas na morte, Ragnar Lothbrok, de Vikings, se tornou uma lenda.

Certamente, você também vai gostar:

Game Of Thrones: Revelado como Daenerys pode voltar em derivada

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série.