Vikings: Por que Ragnar ainda é importante em Valhalla?

Mesmo morto, Ragnar continua sendo importante em Vikings: Valhalla

- Publicidade -

Em Vikings: Valhalla, Ragnar Lothbrok continua sendo uma figura presente e poderosa. Mesmo que a morte do personagem tenha acontecido na série principal há muitos anos atrás na linha do tempo do spin-off. Em 2013, as pessoas conheceram Ragnar Lothbrok (Travis Fimmel) e companhia na série original criada por Michael Hirst.

- Publicidade -

Esta, por sua vez, era transmitida pelo History Channel antes de passar para a Netflix em seus episódios finais. Vikings começou com uma minissérie, mas rapidamente ganhou uma 2ª temporada, e muitas outras no futuro, ficando no ar por 6 temporadas. A série chegou ao fim apenas em 2020. Valhalla, o spin-off, se passa 100 anos depois da original e estreou na Netflix em 2022.

Apenas dois anos após o fim da série original – tamanho o sucesso do seriado. O programa inicialmente seguia as viagens e incursões de Ragnar Lothbrok. Lothbrok era uma figura nórdica lendária cuja existência ainda é debatida pelos historiadores. Ainda assim, Lothbrok liderou um grupo de guerreiros durante a 1ª temporada.

Mas à medida que as histórias dos personagens avançavam, Vikings mudou seu foco para os filhos de Lothbrok e suas próprias viagens pelo mundo. Depois que Lothbrok morreu na 4ª temporada, seus filhos assumiram a série de vez. Porém, Björn Braço de Ferro (Alexander Ludwig) e Ivar, o Desossado (Alex Høgh Andersen) lideraram o programa até o final.

- Publicidade -

Vikings encerrou os arcos dos personagens principais e quase não deixou pontas soltas. Porém, como mostram as referências de Valhalla, Lothbrok ainda tem uma grande importância no mundo atual, mesmo depois de mais de 100 anos de sua morte.

Vikings: Valhalla mostra que Ragnar ainda é importante

- Publicidade -

Publicidade

Depois que anunciaram a temporada final da série original em 2019, anunciou-se também a criação de um derivado. Ambientada um século após os eventos da série original, o spin-off cobre os anos finais da Era Viking e os eventos mais importantes dessa época. Como, por exemplo, a rivalidade pelo trono inglês após a morte de Rei Eduardo, o Confessor.

Assim como as viagens de Leif Erikson (Sam Corlett) pelo Atlântico Norte e muito mais. Como se passa muitos anos depois de Vikings, Valhalla apresenta vários novos personagens para a série. Então não, nenhuma chance de você ver um rosto conhecido.

Freydís Eiríksdóttir (Frida Gustavsson), Harald Hardrada (Leo Suter) e o rei normando Guilherme, o Conquistador, são alguns deles. Porém, mesmo não tendo rostos conhecidos, Ragnar Lothbrok segue sendo citado no spin-off, além de ainda ser uma figura super relevante para a época. Isso ressalta o impacto que Lothbrok teve na Era Viking.

- Publicidade -

Ragnar Lothbrok encontrou seu destino final na 4ª temporada de Vikings, quando Rei Aelle, depois de torturá-lo e cortar uma cruz em sua cabeça, o jogou em um poço cheio de cobras. Isso não sem antes deixar Lothbrok em uma cela suspensa por alguns dias.

Por fim, ele ficou no buraco até morrer. Apesar da sua morte, Lothbrok apareceu algumas outras vezes na série. Seja por meio de flashbacks ou visões. Desta forma, o personagem nunca foi esquecido neste universo. E Valhalla prova que isso permanece uma verdade muitas décadas depois de sua existência.

Vikings: Kattegat existe? Onde a cidade fica?
Imagem: Divulgação/Netflix

- Publicidade -

Entretanto, isso acontece apenas por meio de diálogos. Lothbrok nunca apareceu no spin-off. Embora Valhalla se passe muitos anos depois da época de Lothbrok, ele ainda explora seu legado.

Vikings: Valhalla cita constantemente Ragnar Lothbrok

Vikings estabeleceu Ragnar Lothbrok como uma figura-chave nos primeiros anos da Era Viking. Além disso, ele era pai de uma das maiores figuras dessa cultura – Björn e Ivar. Os personagens de Valhalla carregam o legado de todos os guerreiros nórdicos que vieram antes deles e lutaram para defender sua honra e história.

- Publicidade -

Desta forma, as referências de Ragnar Lothbrok no spin-off reconhecem as ações dele e o impacto que ele teve e ainda tem no mundo. Isso não significa necessariamente que Travis Fimmel fez uma participação especial, já que Lothbrok só aparece no spin-off em diálogos.

E nem poderia, afinal de contas, ele está morto e também não faria muito sentido ele parecer como uma visão. O que aconteceu é que as novas gerações discutem as ações mais notáveis de Lothbrok e o impacto de seus ataques e planos na cultura nórdica. E isso faz com que ele esteja cada vez mais ligado às duas séries.

A presença de Ragnar Lothbrok continua a ser sentida através de Vikings: Valhalla sem que a história gire em torno dele. Isso quer dizer que eles reconhecem a importância dele para a história.

O legado de Ragnar Lothbrok ainda aparecerá no futuro da série

A conexão que Valhalla tem com Ragnar Lothbrok provavelmente deve continuar influenciando qualquer temporada futura do spin-off. Ragnar sempre terá uma sombra sobre Valhalla porque na vida real, ele era uma figura lendária. Além de ser incrivelmente importante, tanto que a comunidade nórdica e a Europa medieval contavam histórias sobre seus feitos.

Ragnar continua forte em Vikings
Imagem: Divulgação/Netflix

Ou seja, ele não será esquecido tão cedo, na ficção e na vida real, mesmo depois de tantos anos da sua morte. Durante séculos após sua morte, Lothbrok era usado como um exemplo semi-mítico de como era um lendário guerreiro do mundo antigo. Além disso, Lothbrok era o personagem principal em Vikings, e continua sendo uma tema constante nas conversas do spin-off.

Ele é tão importante quanto os personagens de Valhalla. E o fato dele ter sido morto há muito tempo no programa original não interfere nisso. Hoje, nenhum outro guerreiro nórdico tem a enorme fama de Ragnar Lothbrok. A medida que Valhalla progride, o mesmo acontece com o mito de Ragnar Lothbrok, que simplesmente se tornou parte integrante da boa escrita da série.

Semelhante a como figuras históricas de um ou vários séculos são referenciados em conversas do mundo real de hoje, as referências de Vikings: Valhalla tornam a série mais imersiva. E ela até parece mais como um cenário real. Sem dúvida nenhuma, a atuação de Fimmel como Ragnar Lothbrok e o legado do personagem vão continuar a ser sentidos em Valhalla.

Certamente, você também vai gostar:

> Young Sheldon: Por que uma vaca aparece na abertura 

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série.