Vikings: Kattegat realmente existe? Onde a cidade fica?

A cidade de Kattegat de Vikings existiu realmente?

- Publicidade -

A cidade de Kattegat é cenário das séries Vikings e Valhalla, mas Kattegat é um lugar real? Criada por Michael Hirst, a série estreou no History Channel em 2013, onde originalmente planejado para ser uma minissérie curta. Como receberam muito bem a 1ª temporada da série, houve uma mudança de planos e renovaram ela para a 2ª temporada.

- Publicidade -

Assim, permitiu que os espectadores continuassem explorando as histórias de Ragnar, Lagertha, Rollo, Floki e muito mais. A série spinoff dos Vikings, Valhalla, trouxe o público de volta ao local titular durante Valhalla, temporada 1, episódio 1 “The Greenlanders.”

Os espectadores devem ter notado as principais mudanças que ocorreram em Kattegat, na Noruega, ao longo do intervalo de 100 anos entre uma série e outra. Depois que a 6ª temporada da série marcou o fim do épico histórico, Valhalla chegou à Netflix e os personagens de Valhalla retornam a Kattegat a mando do rei Canute (Bradley Freegard).

Agora que a 6ª temporada de Vikings está concluída e Valhalla retorna à cidade que já foi pequena, muitos fãs estão olhando para trás na série e procurando respostas para algumas de suas maiores perguntas sobre isso. Entre eles está se a cidade de Kattegat é real ou não, porque serviu como cenário principal para os pagãos desde o início da série.

Kattegat Noruega continuará a ser um lugar importante até que Valhalla termine. Contudo, se Kattegat é um local real ou criado para Vikings tem uma resposta interessante.

A localização de Kattegat em Vikings e Valhalla é real?

- Publicidade -

Publicidade

Acontece que Kattegat Norway existe fora das séries, embora a localização não seja a mesma de como é apresentado nelas. Na série, Kattegat é uma cidade localizada na Noruega. Na realidade, Kattegat não é uma cidade, embora ainda esteja localizada na área escandinava.

Kattegat é na verdade uma área marítima localizada entre a Dinamarca, a Noruega e a Suécia. A área é limitada pela península da Jutlândia (parte da Dinamarca e da Alemanha) a oeste, pelas ilhas dinamarquesas do Estreito da Dinamarca ao sul e pelas províncias de Västergötland, Scania, Halland e Bohusländ na Suécia a leste.

O que torna uma caminhada bastante arriscada por suas águas é o fato de Kattegat ser bastante raso, consistindo de muitos recifes e correntes perigosas: um problema mostrado no spinoff dos Vikings durante a jornada de Leif Eriksson e Freydis Eriksdotter (Frida Gustavsson) para Kattegat.

A localização de Kattegat é melhor representada em Valhalla, já que a pequena cidade é agora um enorme porto comercial governado por Jarl Haakon. Com aproximadamente 12.000 milhas quadradas, Kattegat, na Noruega, possui grandes portos ao seu redor, entre eles Gotemburgo, Aarhus, Aalborg, Halmstad e Frederikshavn.

Onde filmaram a cidade de Kattegat na série

Vikings: Kattegat existe? Onde a cidade fica?
Imagem: Divulgação/Netflix

Por causa de sua localização aquática, a versão de Kattegat na série foi filmada em Lough Tay, County Wicklow, Irlanda, o que dá a aparência que a produção estava procurando. Embora a série pegue muitos elementos dos mitos e da história nórdica, não é totalmente preciso, mudando muitas coisas para melhor se adequar à história que deseja contar.

Mas também se inspira em lugares da vida real, como Kattegat, que é um lugar central tanto para os vikings quanto para a área escandinava da vida real em geral. Valhalla usa o mesmo local de filmagem que da série original para Kattegat, apesar das incríveis mudanças que ocorreram no porto.

Dada a importância da cidade não apenas na história de Ragnar e Lagertha, mas também na série em geral, ela tem um lugar especial no coração dos fãs da série, mesmo após seu término. Valhalla, que se passa 100 anos após os eventos da série original, retorna a uma versão muito diferente de Kattegat Noruega.

- Publicidade -

Assim, Kattegat continua sendo um local crucial para o universo compartilhado e sua história. Enquanto Vikings mostrou as origens humildes de Kattegat, Valhalla mostra o amplo porto comercial que Kattegat um dia se tornará.

Ragnar de Vikings realmente veio de Kattegat?

O personagem da série original, Ragnar Lothbrok (Travis Fimmel) é dito ser de Kattegat e da Noruega na série. No entanto, não conhecem a verdadeira lenda dos pagãos por vir de lá, embora também não haja nada para dizer que ele não veio.

Como os pagãos não registraram tecnicamente nenhuma de suas viagens, é questionável que Ragnar Lothbrok tenha existido. Embora seu nome apareça em alguns relatos, fontes como The Saga of Ragnar Lothbrok veem a figura fazendo coisas fantásticas como matar um dragão.

O mais provável é que a lenda de Ragnar Lothbrok de Vikings seja um conglomerado de diferentes figuras históricas reais, como o rei Horik I da Dinamarca, o rei Reginfrid​​​​​​​ e o líder viking Reginherus, conhecido principalmente pelo cerco de Paris em 845 DC.

Portanto, as histórias realmente não explicam de onde veio Ragnar Lothbrok, nem se o personagem era uma pessoa real. Infelizmente, Valhalla enfrenta alguns dos mesmos obstáculos com seus personagens. Contudo, registraram melhor pelo menos as provações de Leif Eriksson.

 Kattegat foi realmente governado por Jarl Haakon?

Jarl Haakon (Caroline Henderson) é apresentada como a líder de Kattegat Noruega durante a 1ª temporada de Valhalla, e é a primeira governante negra dentro dos limites do universo Vikings. Contudo, ela realmente governou Kattegat?

Vikings: Kattegat existe? Onde a cidade fica?
Imagem: Divulgação/Netflix

Infelizmente, não há evidências históricas de uma governante pagã feminina. Apesar disso, as mulheres na cultura pagã receberam muito mais consideração do que outras culturas da época. Em Valhalla, Haakon recebeu o governo de Kattegat depois que seu marido foi morto por cristãos por se recusar a desistir de suas crenças pagãs.

Na cultura pagã, as mulheres costumavam ser chefes de família se seus maridos enfrentam a morte certa. Jarl Haakon é tecnicamente uma criação para Valhalla. No entanto, o governante de Kattegat provavelmente recebeu seu nome de Haakon Sigurdsson, que governou a Noruega no final do século 10.

Isso significa que um Haakon tecnicamente controlaria Kattegat. Embora muitos personagens do universo Vikings não sejam tecnicamente baseados na história real, a cidade de Kattegat continua sendo uma exceção.

Certamente, você também vai gostar:

> Sweet Tooth: As perguntas que a 2ª Temporada precisa responder

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série. (Via ScreenRant)