Vikings: Floki tinha problemas mentais na série? Entenda
Os problemas de saúde de Floki em Vikings
Vikings acrescentou um grande número de personagens, e um dos mais conhecidos foi Floki. Ele teve grande destaque na série pela sua excentricidade, contudo, sua personalidade e ações deixou muitas dúvidas sobre sua saúde mental e qual seria suas condições. Criado por Michael Hirst, a série teve sua estreia no History Channel em 2013 e, mesmo que a ideia inicial seria uma minissérie, logo atraiu muitos espectadores gerando seis temporadas.
Vikings foi finalizada em dezembro de 2020, no entanto, as histórias da época seguem sendo contadas na série derivada Valhalla. A série mostrou os primeiros anos da época com Ragnar Lothbrok como protagonista nas suas primeiras temporadas. O grupo de Pagãos acompanhavam Ragnar em suas expedições e ataques ao lado de seus irmãos.
No entanto, conforme o andamento da série, o foco muda para os filhos de Ragnar e suas próprias expedições. Depois da morte de Ragnar na quarta temporada, seus filhos Björn, Ubbe, Hvitserk, Sigurd e Ivar passam a protagonizar a série. Dessa maneira, até o final da série vimos outros personagens, todos ligados à Ragnar.
Um dos mais próximos de Ragnar era Floki, considerado seu melhor amigo, e da mesma forma que a maioria dos personagens de Vikings, não teve uma vida fácil. Floki era o brincalhão incorrigível de Kattegat e o melhor construtor de barcos da época, se tornando uma peça importante para a grupo de Ragnar.
Como era Floki em Vikings?
O melhor amigo de Ragnar, é um dos dois personagens mais importantes da trama, permanecendo até o final. Sendo assim, o personagem permitiu que o público o conhecesse muito bem, acompanhado por muitos altos e baixos e ver de que forma essas vitórias e tragédias o mudaram em Vikings.
No final da série, Ubbe teve com Floki mais velho que aparentava mais instabilidade do que o normal, deixando uma dúvida, se Floki tinha algum problema ressaltado entre os grupos pagãos.
Floki tinha alguma doença realmente?
Floki sempre se apresentava como enérgico e alegre, contudo, ele verdadeiramente era muito perturbado. Por isso, diversas vezes não se considerava digno ou apto para fazer algumas coisas que de fato lhe traziam alegria. Um exemplo disso, foi quando sua esposa Helga engravidou de sua filha. Angrboda e Floki ficaram preocupados, pois seu filho teria um “pai terrível”.
Aproveite para ler:
> Vikings: Valhalla tem 2ª Temporada confirmada na Netflix
Apesar disso, em Vikings, Floki sempre foi íntegro e muito sábio. Contudo, o jeito que ele se comportava e enfrentava em geral, da mesma forma a suas excentricidades, obsessões e muito mais, acabou levando à dúvida dele realmente ter uma doença mental.
Mesmo que nada confirmasse que Floki sofria de alguma doença mental pelo criador da série, Gustaf Skarsgård compartilhou certa vez que via o personagem como uma pessoa que batalhava contra algumas doenças mentais.
Em uma entrevista ao TV Insider em no ano de 2015, a saúde mental de Floki foi questionada, com Skarsgård afirmando o que pensava.
“Ele é um homem doente de várias maneiras, que ele é bipolar, provavelmente psicótico e à beira da esquizofrenia.”
Até aí, Vikings tinha acabado de finalizar sua terceira temporada, em que Floki assassinou Athelstan. Nesse instante, vemos como Floki é destemperado. Portanto, Skarsgård permitiu que Ragnar o colocasse a frente do ataque de Paris “ampliou o ego de Floki”, levando-o a despencar na sua insanidade.
Sanidade de Floki é questionada em Vikings
A sanidade de Floki ou a falta dela tem gerado discussões nas mídias e fóruns há muito tempo, principalmente após Floki assassinar Athelstan. Isso se tornou um ponto de virada na vida de Floki. Portanto, ficou claro que o personagem sofria realmente de esquizofrenia por causa das suas alucinações religiosas e modos erráticas.
Portanto, alguns sugeriram que ele poderia ter sido autista em Vikings. Dessa forma, tem também a questão que não podemos esquecer, que o Floki utilizou uma variedade de ervas e cogumelos psicodélicos, por isso, sua alegria, reações e outras coisas mais estariam ligados ao uso contínuo dessas ervas e não de ter uma doença mental.
No final da série, ficou claro que Floki tinha se tornado louco. Mas isso, não é tão surpreendente depois de várias lutas e catástrofes que ele viveu do início ao fim. Contudo, sua condição mental exata nunca ficou clara.
Então, você acha que o personagem de Vikings era realmente louco?
Certamente, você também vai gostar:
> The Walking Dead tem grande erro fatal revelado e fãs apontam
Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série.