Um Lugar Silencioso 2: Revelado as origens dos montros alienígenas
A origens dos monstros em Um Lugar silencioso
Um dos aspectos mais brilhantes de Um lugar Silencioso é a economia da narrativa. De certa forma, não há exageros, muito menos exposição desnecessária e nenhum prólogo explicando o que aconteceu com a terra ou como os monstros chegaram lá.
O primeiro filme, lançado em 2018, começa no dia 89, logo após a chegada “deles” e os espectadores são jogados no meio de uma história já em andamento. Através das lentes meticulosas de Krasinski e das incríveis atuações do elenco, aprendemos tudo o que precisamos saber a família de Um lugar silencioso.
Então, nos apegamos emocionalmente a eles e cuidarmos profundamente de seu bem-estar. E, como resultado, realmente não nos importamos com o que sabemos ou não sobre a história de origem dos monstros. Mas isso não significa que Krasinski ainda não descobriu o que são esses monstros.
Além disso, de onde eles vieram quando ele trabalhou no roteiro. Em vez de manter as coisas ambíguas, Krasinski admite livremente que mapeou toda a história de fundo. Dessa maneira, conseguiu criar o universo de Um lugar silencioso com o máximo de conhecimento possível.
Os monstros de Um lugar silencioso
Ainda em 2018, enquanto o primeiro Um lugar silencioso era lançado, Krasinski respondeu ao podcast da Empire. Nele, o ator revelou as origens dos monstros, confirmando que eles são realmente alienígenas.
“Eles são absolutamente alienígenas. Eles são de outro planeta. Onde desenvolvi a ideia deles e o que eu queria que parecessem era que a maioria dos filmes alienígenas são sobre aquisições, agendas, eles são uma criatura alienígena pensante, e para mim essa ideia de um predador, essa ideia de um parasita, essa ideia de algo que é introduzido em um ecossistema [foi interessante]. Um dos meus filmes favoritos que adoro assistir é RocknRolla e eles contam toda aquela história sobre os lagostins no Tâmisa e é isso que quero dizer, a introdução de algo que não pode ser contido.”
Ao desenvolver a história de fundo do que aconteceu quando os alienígenas chegaram, Krasinski apresentou uma comparação apropriada, porém perturbadora:
“Lembro-me de uma piada terrível que eu disse que seria – é nojento e perturbador, mas é verdade – seria como soltar lobos em uma creche. É assim que o mundo responde.”
A criação dos monstros
Para criar os monstros de Um lugar Silencioso, Krasinski contou com a ILM. O estúdio é especialista nesse segmento e conseguiu desenvolver os designs das criaturas. Ao fazê-lo, descobriu por que elas têm a aparência que têm:
“A ideia por trás de tudo isso é que eles são definitivamente alienígenas e uma máquina evolutivamente perfeita. Portanto, a ideia é que, se eles cresceram em um planeta sem humanos e sem luz, não precisam de olhos, só podem caçar pelo som. Eles também desenvolvem uma maneira de se protegerem de todo o resto, por isso são à prova de balas e todas essas coisas. Eu tinha que fazer isso fazer sentido. Eu precisava que as regras do monstro aderissem tão firmemente às regras da família. A família, nós estabelecemos todas essas regras incríveis, e eu precisava que o monstro não fosse apenas conveniente.”
Na mente de Krasinski, os alienígenas vieram para a Terra em Um lugar silencioso depois que seu mundo natal foi destruído:
“E a outra ideia era [a armadura é] também a razão pela qual eles foram capazes de sobreviver à explosão de seu planeta e depois sobreviver nesses meteoritos, porque eles evoluíram para serem à prova de balas. Até que se abram para serem vulneráveis, eles são completamente invulneráveis.”
Um lugar silencioso quebrou várias regras
O cineasta também explicou por que decidiu proibir qualquer tipo de exposição de abertura no filme:
“Aquela piada horrível dos lobos na creche é tipo, aconteceu tão rápido que não tem – eu queria quebrar todas as regras ou convenções que eu tinha visto em filmes alienígenas que é como um discurso do presidente e as pessoas decidindo como sobreviver. Não houve decisão, aconteceu tão rápido que você sobreviveu ou não. Então isso coloca essas pessoas em um lugar muito tenso.”
Aparentemente, tal decisão deu certo. Afinal, Um lugar silencioso é magistral. O filme é absolutamente brilhante e, embora as decisões que Krasinski tomou para eliminar qualquer tipo de explicação desnecessária, também é fascinante ouvir a história de fundo que ele inventou para justificar a existência e os atributos dos monstros.
Também é fascinante, a forma com a qual, o segundo filme, não se aprofunda nas origens dos monstros e, em vez disso, mantém o foco nos personagens humanos.
Então, você já assistiu aos filmes?
Certamente, você também vai gostar:
> The Walking Dead: Morte de Glenn tem grande segredo de Rick
Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada do filme. (Via Collider)