Um jantar entre espiões (All the Old Knives): Final Explicado do filme
Entenda o final de Um Jantar entre espiões (All the Old Knives)
O thriller de espionagem de Chris Pine e Thandiwe Newton, Um jantar entre espiões (All the Old Knives) , já está disponível na Amazon Prime Video. O filme, baseado no romance de mesmo nome, segue Henry Pelham (Pine) enquanto ele tenta descobrir qual toupeira da CIA potencialmente vazou informações que custaram a vida de mais de 100 pessoas.
Quando ele é encarregado de interrogar sua ex-amante e colega Celia Harrison (Newton), no entanto, as coisas começam a se desenrolar. O filme é repleto de segredos, mentiras e assassinatos. Certamente, você pode ter perdido algum detalhes de Um jantar entre espiões, então, aqui estão o final explicado. (Via Cinemaholic) SPOILERS À FRENTE.
O enredo de Um Jantar entre espiões
A história de Um jantar entre espiões se passa oito anos após um voo ter sido sequestrado por um grupo terrorista Al-Da’irat. Por sua vez, tal sequestro causou a morte de todos a bordo do avião. Henry Pelham é informado por seu chefe Vick no estação de Viena que Langley está reabrindo o caso do voo 127.
O homem responsável pelo sequestro, um cidadão checheno chamado Ilyas Shishani, foi capturado. Antes de sua morte, ele aparentemente disse à CIA que recebeu informações importantes de dentro da estação de Viena. Isso sugere que havia uma toupeira – um traidor – na época.
Assim, um telefonema foi feito para um número de Teerã do escritório do agente da CIA Bill Compton, então ele é o suspeito óbvio. Mas Bill não era o único que estava usando essa extensão na época. Celia Harrison, amante e colega de Henry, trabalhava diretamente com Bill.
Nesse interím, Um jantar entre espiões, Henry posteriormente visita Bill em Londres e Celia na Califórnia, para interrogá-los. A narrativa muda entre a conversa de Henry com Bill e Celia e o incidente de sequestro que se desenrola oito anos antes.
Celia agora é casada e tem dois filhos. Ela e Henry se encontram em um lindo restaurante com vista para o mar. Nenhum outro hóspede está lá, exceto um casal de idosos. Antes de entrar no restaurante, Henry entra em contato com um assassino cujo codinome é Treble. Torna-se evidente que Treble está lá para derrotar Celia. Ele garante a Henry que vai esclarecer com ele antes de fazer a ação.
O final de Um Jantar entre espiões: Quem é o traidor?
No início, Um jantar entre espiões postula a noção de que todos que trabalharam no incidente do voo 127 na estação de Viena podem potencialmente ser o traidor. Algum tempo depois que a estação de Viena é informada sobre o sequestro, eles descobrem que um agente da CIA está a bordo do voo 127.
O referido agente, cujo nome é Ahmed, envia mensagens de dentro do avião, incitando a CIA a atacar pelo trem traseiro. O avião está em um aeroporto de Viena, e a única coisa que a CIA pode fazer é sugerir planos de ação às autoridades austríacas.
O grupo Al-Da’irat quer que vários de seus afiliados sejam libertados da custódia alemã e austríaca, mas os líderes dos respectivos países sabem que, se fizerem isso, será suicídio político. Então, eles ganham tempo, colocando a vida de todas aquelas pessoas inocentes em risco.
Fica claro que, os agentes da estação de Viena sabem que o Al-Da’irat não aceitará nada menos. Então, Um jantar entre espiões mostra que Henry diz que eles deveriam invadir o avião assim como Ahmed sugeriu. No entanto, as mensagens de Ahmed logo mudam.
Ele diz à CIA para não atacar, pois o trem de pouso foi comprometido. Deduz-se corretamente que Ahmed foi descoberto e outra pessoa – provavelmente um dos terroristas – está enviando as mensagens. Ahmed acaba sendo executado na frente da mídia antes que os terroristas se matem e todos os outros no avião com gás Sarin.
A ligação para o Teerã
Oito anos depois, durante suas conversas com Bill e Celia, Henry conta a eles sobre a ligação para Teerã. É revelado que Celia sabia da ligação, mas não a denunciou. Um jantar entre espiões nos leva a acreditar que ela fez isso por um sentimento equivocado de lealdade para com Bill.
No entanto, é mostrado mais tarde que ela encontrou o mesmo número de Teerã no telefone de Henry. Anos antes, quando Henry foi destacado para Moscou, Ilyas era uma de suas fontes. Na época, Ilyas era um homem de família gentil e amoroso com esposa e filha.
A estação de Moscou o entregou às autoridades russas, apesar dos protestos de Henry. Isso, junto com a morte de sua filha no Irã, serviu de catalisador para sua transformação em terrorista. Celia deixou Henry e a CIA após o incidente do voo 127. Ela só queria deixar tudo para trás.
Mas quando Henry veio interrogá-la, ela percebeu isso como uma ameaça para ela e sua família e procurou a CIA. Antes de sua morte em Um jantar entre espiões, Ilyas aparentemente disse a eles que Henry era a toupeira. A revelação de Celia confirmou a informação para eles.
Com a ajuda de Celia, eles levaram Henry ao restaurante, colocando seus agentes como funcionários e convidados. Ao chegar, Henry pede um martini com vodka, mas o barman diz que eles só têm vinho. Eles colocam veneno em seu copo de vinho, do qual Henry bebeu durante toda a noite.
Enquanto Henry se aproxima de sua morte, Celia pergunta suas razões. O líder terrorista deixou Henry saber onde Celia estava e exigiu informações em troca de sua segurança. E Henry não teve escolha a não ser obedecer.
Célia morre em Um Jantar entre espiões?
À beira de sua morte, Henry diz a Celia para sair. Ela finalmente o faz, sem saber que Treble a está seguindo. Treble pede autorização a Henry, mas antes que este possa responder, ele morre em Um jantar entre espiões. O fato de Celia chegar em segurança a sua casa provavelmente indica que Treble não vai adiante com a missão.
Mais tarde, descobrimos que Vick sabia que Henry era a toupeira e trabalhou com outros funcionários de alto escalão para tirar seu antigo funcionário. Não importa suas razões, as ações de Henry levaram à morte de centenas de pessoas, e ele teve que enfrentar a punição em algum momento.
Enquanto isso, Celia retorna para sua família, deixando sua vida como espiã perpetuamente para trás.
Então, você gostou do final de Um Jantar entre espiões?
Certamente, você também vai gostar:
>Um Lobo como Eu (Wolf Like Me) 2ª Temporada: Tudo o que sabemos
Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, incluindo pelo Youtube.