Um homem de ação: Filme da Netflix é baseado em uma história real?

Conheça a história de Lucio, o protagonista de Um homem de ação

- Publicidade -

Originalmente intitulado ‘Un Hombre de Acción’, o filme policial espanhol da Netflix Um homem de ação segue a vida de Lucio Urtubia. Ele foi um oficial do exército espanhol que acabou em Paris após ser acusado de contrabando. Começando um novo capítulo de sua vida como pedreiro.

- Publicidade -

Assim, em Um homem de ação, Lucio Urtubia se sente atraído por ideias e noções anarquistas, o que o leva a um grupo anarquista. Dessa forma, a ideologia inspira Lucio a travar uma guerra contra os bancos, que aos seus olhos nada mais são do que instituições de injustiça.

Consequentemente, ele rouba as agências do First National City Bank usando cheques de viagem falsos e surpreende a polícia francesa e o gigante bancário americano. Intrigados com a direção de Javier Ruiz Caldera, descobrimos se a vida e as ações de Lucio tinham uma inspiração em uma história verdadeira.

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre Um homem de ação!

Um homem de ação é baseado em uma história real?

Sim, Um homem de ação tem inspiração em uma história real. Assim, a biografia do filme gira em torno da vida de Lucio Urtubia, que exilou da França em 1954 ao acusá-lo supostamente de contrabando na fronteira hispano-francesa como oficial militar.

- Publicidade -

Publicidade

Em Paris, recomeçou a vida de pedreiro, profissão que o conduziu à Juventude Libertária da Fédération Anarchiste, organização anarquista. Logo, Lucio se envolveu fortemente nas atividades da organização e se tornou um anarquista.

Após a associação de Lucio com a organização anarquista, segundo relatos, pediram para que ele escondesse um anarquista chamado Quico Sabaté. Dessa forma, conforme relatos e como pode ser visto em Um homem de ação, este último o apresentou a vários membros e famílias ligadas à causa revolucionária, especialmente aqueles que tinham ligações com a CNT, uma confederação de sindicatos anarquistas.

Para ajudar financeiramente o mesmo, Lucio assalta vários bancos. Usavam o dinheiro que ganhavam com os roubos para fortalecer a causa anarquista. Com isso, depois dos roubos, a atenção de Lucio voltou-se para a produção de dinheiro falso.

Ele aspirava a usá-lo para destruir as sociedades capitalistas e até conheceu Che Guevara em 1962. Então, Lucio mudou seus planos quando suas aspirações não o levaram a lugar nenhum. Após a falsificação, ele percebeu que poderia derrubar um importante banco americano usando cheques de viagem falsificados com foi apresentado em Um homem de ação.

Lucio visava o First National City Bank, atualmente conhecido como Citibank, produzindo dois lakhs de cheques de viagem no valor de $ 100 cada. Relatórios afirmam que Lucio usou o dinheiro para financiar movimentos guerrilheiros na América Latina e na Europa, especificamente, como Tupamaros no Uruguai, Montoneros na Argentina, etc.

Lucio se tornou um dos criminosos mais procurados do país

Logo, Lucio ficou conhecido como o espanhol “Robin Hood”, “El Zorro Vasco ” (“a Raposa Basca”) e “El Bandido Bueno” (“o Bom Bandido”). Quando afetaram severamente o First National City Bank devido a seus cheques de viagem falsificados. Assim, ele se tornou um dos criminosos mais procurados do país.

Um homem de ação: Filme da Netflix é baseado em uma história real?
Imagem: Divulgação/Netflix

Várias agências, incluindo a CIA, emitiram mandados contra Lucio. Capturaram e prenderam ele por seis meses após sua condenação por falsificação. Conforme Um homem de ação, no entanto, Lucio não estava pronto para passar grande parte de sua vida na prisão.

- Publicidade -

Ele ameaçou o First National City Bank deixando claro que os cheques de viagem falsificados continuariam prejudicando as finanças da instituição se não chegassem a um acordo com ele. Em vez de escolher testemunhar a prisão de Lucio, o First National City Bank chegou a um acordo com ele fora do tribunal para pôr fim à situação consequente.

O banco pagou-lhe “muito dinheiro” pelas “ferramentas” que utilizou para produzir os cheques. Mesmo depois de ganhar o dinheiro, Lucio continuou seus esforços para propagar a ideologia do anarquismo. Até sua morte, ele acreditava ter feito a coisa certa pelo bem das pessoas que sofreram injustiças.

Para reiterar, Um homem de ação é um retrato autêntico da vida e dos tempos de Lucio.

Certamente, você também vai gostar:

>O Troll da Montanha: Filme da Netflix é baseado em uma história real?

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série (Via TheCinemaHolic).