Trilogia Baztán: Filmes de investigação são verdadeiras joias na Netflix

Conheça a trilogia Baztán

Particularmente impactados com sua qualidade e atendendo ao seu sucesso na Netflix, nós, da Streamings Brasil, hoje lhes indicamos a Trilogia Baztán. A princípio, diremos que se você é um(a) apaixonado(a) por suspenses policiais, folclores e mitologias estrangeiras, os filmes “O Guardião Invisível“, “Legado Nos Ossos” e “Oferenda à Tempestade” com certeza irão te surpreender.

publicidade

Originalmente livros da autora Dolores Redondo, as tramas da inspetora Amaia Salazar conquistaram o mundo, introduzindo ao gênero e à cultura pop uma nova protagonista feminina de peso. Assim, levando a saga ao estrelato internacional, resultando em best-sellers traduzidos em mais de 30 idiomas e, eventualmente, adaptadas em filmes.

Por serem produções espanholas, a Trilogia Baztán não teve uma divulgação tão grande como em seu país. Todavia, volta e meia um dos 3 filmes entra para o Top 10 mais assistidos da Netflix. Em suma, graças ao boca a boca dos assinantes. Portanto, venham descobrir mais sobre suas tramas e mais!

Do que se trata a Trilogia Baztán?

- Publicidade -

Marta Etura como Amaia Salazar e Nene como Jonan Etxaide em Legado Nos Ossos da Trilogia Baztán na Netflix
(reprodução: Netflix / DeAPlaneta)

Primeiramente, antes das sinopses e trailers dos 3 filmes [além de um tópico especial ao final], que tal entendermos mais sobre a realidade chuvosa e mística deste universo? Em primeiro lugar, é bom ressaltarmos que tanto nos livros quanto nos filmes do diretor Fernando González Molina (de Paraíso, do HBO Max), as lendas da Mitologia Basca são tidas como base para o desenrolar da história.

- Publicidade -

Então, em cada filmes os crimes estão ligados a diferentes entidades do folclore Basco, como: o Basajaun (um protetor do bosque); o Tarttalo (um tipo de “ciclope”); e o Inguma (um deus dos sonhos maligno). Mas, na realidade a trama é bem pé no chão, concentrando-se nos dramas pessoais de Amaia e nas consequências dos crimes ocorridos nos arredores do Vale Baztán, na Espanha.

1. O Guardião Invisível (2017 / 2h 8m)

- Publicidade -

Marta Etura como Amaia Salazar e Nene como Jonan Etxaide em O Guardião Invisível da Trilogia Baztán na Netflix
(reprodução: Astremedia)

O Guardião Invisível é quem inicia a Trilogia Baztán. Aqui, a inspetora Amaia Salazar (Marta Etura) retorna dos EUA para o Vale – sua terra natal –, e passa a investigar as mortes de jovens garotas que sempre são encontradas: nuas; asfixiadas; com doces e pelos no corpo; e em uma mesma posição.

Além disso, Amaia terá de lidar com um serial-killer que a forçará a enfrentar seus traumas de infância. Nesse ínterim, vendo também as crenças de sua tia, Engrasi, estranhamente começarem a se conectar ao caso e guiarem seu caminho até o responsável.

2. Legado Nos Ossos (2019 / 2h 1m)

Marta Etura como Amaia Salazar, Miren Gaztanaga como Rosario e Leonardo Sbaraglia como Juez Markin em Legado Nos Ossos da Trilogia Baztán na Netflix
(reprodução: Netflix / DeAPlaneta)

Dando sequência na Trilogia Baztán, Legado Nos Ossos se passa pouco mais de um ano após O Guardião Invisível. Dessa vez, Amaia se encontra prestes a dar a luz ao seu primeiro bebê, mas não haverá descanso, uma vez em que mortes voltam a acontecer no Vale. Agora, através dos suicídios de prisioneiros, sempre acompanhados de uma palavra: Tarttalo.

Ao mesmo tempo em que investiga, a inspetora também descobrirá que o seu nascimento, sua mãe, a caça às bruxas de 1611 em Navarra e os suicídios possuem algo em comum: os ossos de inocentes.

3. Oferenda à Tempestade (2020 / 2h 19m)

Marta Etura como Amaia Salazar, Miren Gaztanaga como Rosario e Leonardo Sbaraglia como Juez Markin em Oferenda à Tempestade da Trilogia Baztán na Netflix
(reprodução: Netflix / Astremedia)

Oferenda à Tempestade é uma sequência direta de seu antecessor, e é quem unifica todas as vertentes da Triligia Baztán, encerrando-a. Agora, a inspetora Amaia Salazar, convencida de que sua mãe – Rosario (Miren Gaztanaga) – está viva, verá que a morte de um novo bebê pode indicar o caminho até o culto responsável por tantas tragédias no Vale ao longo das décadas.

Assim como nos filmes anteriores, Oferenda à Tempestade liga os eventos mórbidos da região a uma entidade Basca. Mas, também, á um esquema secreto de fanatismo e sacrifícios centenário.

A Trilogia Baztán terá mais filmes na Netflix?

A Face Norte do Coração da Trilogia Baztán de Dolores Redondo
(reprodução: Editora Planeta / Netflix)

Por fim, além da Trilogia Baztán, a autora, Dolores Redondo, já expandiu tal universo. De fato, em 2019, com a estreia de “A Face Norte do Coração”, uma prequela que conta sobre o treinamento de Amaia nos EUA. Então, com uma nova adaptação, as produtoras e a Netflix (que até então só distribuiu) se beneficiariam muito. Uma vez em que os demais filmes se saíram – e ainda se saem – muito bem.

Nesse sentido, é provável que “A Face Norte do Coração” venha às telas. Assim, veríamos Amaia em um ambiente diferente, ao conhecer Aloisius Dupree (seu mentor) e perseguir o serial-killer intitulado “O Compositor“. De maneira idêntica ao resto da saga, seu passado e as crenças de sua tia agem sob a trama.

Ademais, não devemos descartar a possibilidade de novas estórias surgirem dentro do mundo de Amaia Salazar. Afinal de contas, o universo Basco é muito rico e fértil para diversos tipos de trama (em Baztán, ou não). Portanto, estejam ligados na Streamings Brasil, para maiores novidades e mais dicas como essa!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.