Titãs tem grande problema para ser resolvido em nova temporada
O grande problema que Titãs precisa resolver
A 4ª temporada de Titãs mostrou o principal problema da equipe neste ano. Eles estão lutando para manter suas identidades secretas, contudo, isso pode ter colocado SuperBoy em risco. A identidade secreta é parte integrante do mundo dos super-heróis e boa parte da trama gira justamente em torno disso.
Os heróis fazendo de tudo para equilibrar sua vida normal e a rotina de vigilante independente. Entretanto, os Titãs sempre foram uma exceção nos quadrinhos. Já na série não podemos dizer o mesmo. A série da Netflix tem se mostrado inconsistente nesse sentido, principalmente em quão abertamente a equipe opera.
Os problemas com identidade secreta em Titãs
Todo o problema de identidade secreta tem girado em torno de Dick Grayson. O Líder da equipe é o único que ainda mantém o seu nome real escondido na quarta temporada da série. Na verdade, Dick mostrou uma tendência. Ele não parece nenhum pouco incomodado em usar disfarces.
Isso ficou ainda mais evidente quando ele estava trabalhando disfarçado. Mesmo que publicamente ele seja conhecido como filho adotivo de Bruce Wayne e explora esse “posto” em vários pontos. Mas isso pode ter permitido que Tim Drake reduzisse sua identidade na terceira temporada de Titãs. Algo que pode levar a uma violação de segurança para Superman no quarto ano da série.
Titãs têm identidades secretas nos quadrinhos?
A questão da identidade secreta foi levantada no início da série Os Jovens Titãs, criada por Marv Wolfman e George Perez. Seus quadrinhos deram o tom para a maioria das adaptações que se seguiram. A equipe mantinha sua identidade secreta e seguiam os passos de um mentor, que também não revelava sua identidade.
Mesmo assim, Wally West se revelou quando adotou o título de seu tio Barry Allen como The Flash. Donna Troy também nunca fez muito esforço para esconder quem ela era de verdade. A maioria dos heróis não se importava com a identidade secreta. Mesmo porque seria impossível para Mutano, Estelar e Cyborg fingirem ser outras pessoas.
Na 1ª e 2ª temporada, os persoangens parecem ser uma organização secreta de super-heróis. O que faz sentido, já que Dick Grayson estava tentando sair da sombra do Batman, no começo da série. Ele só reassumiu sua identidade como Robin para manter Raven escondida do Culto de Trigon na 1ª temporada.
O sigilo também estava presente na 2ª temporada de Titãs. Principalmente porque Dick estava treinando uma equipe de metahumanos de Exterminador. O mesmo que matou Aqualad e jurou liquidar o restante da equipe original se ela não acabasse.
Enquanto na 1ª e 2ª temporada eles preservam sua identidade, isso não parece acontecer na 3ª. No terceiro ano da série, os fãs foram pegos de surpresa. Logo no começo da 3ª temporada, os heróis frustram publicamente um assalto do vilão Gizmo.
Estelar falou sobre o crime para um repórter da televisão durante uma transmissão ao vivo. Isso logo depois deles “salvarem o dia” mais uma vez. Enquanto isso, Superboy e Mutano oferecem autógrafos para a população que estava reunida no local.
A revelação dos Titãs
Contudo, Asa Noturna ainda evita o contato com a imprensa. Mas a cena estabeleceu que os Titãs foram reconhecidos pela polícia e pelo prefeito. Agora, eles são chamados de “anjos da guarda de São Francisco”. Esse reconhecimento é muito mais parecido com os quadrinhos do que qualquer outra coisa que a série tenha mostrado anteriormente.
A imagem da equipe ficou manchada na 3ª temporada, quando eles viajam para Gotham City para tentar manter a paz na cidade depois que Batman matou o Coringa. Apesar da excelente reputação, o Espantalho acabou incriminando a equipe.
Eles foram acusados de envenenar o abastecimento de água de Gotham City e isso criou uma barreira entre eles e o departamento local de polícia. A perda de status pode explicar porque os Titãs procuraram o departamento de polícia de Metrópoles na quarta temporada da série. Mesmo com seus nomes limpos, o MPD tinha boas razões para ficar com o pé atrás com os heróis, mesmo antes da prisão de Superboy pelo assassinato de Lex Luthor.
A exposição de Dick Grayson é uma grande problema
Grande parte dos problemas de identidade secreta gira em torno de Asa Noturna. Apesar de supostamente tentar se distanciar do seu passado, Gray não parece se esforçar muito para isso. Já que ele nem sequer teve o trabalho de mudar de nome quando se mudou para Detroit para ser um policial.
E pior, ainda usou seu nome verdadeiro quando foi preso na 2ª temporada. Dick também não fez nenhum esforço para esconder quem ele era quando consultou a polícia ou o Espantalho na 3ª temporada da série. Aliás, o padrão continua no quarto ano. Grayson não se incomodou em questionar Jinx na prisão ao lado da Starfire.
Nem mesmo quando eles confrontam Jinx no meio de uma área de alta segurança durante um assalto. Com esse desleixo do Dick não é de se estranhar que isso se tornou uma problema para a trama na 3ª temporada de Titãs. É justamente nesse período da história que ele é confrontado por Tim Drake.
Drake logo deduziu que Dick e Asa Noturna são a mesma pessoa. Tudo isso graças a uma manobra acrobática que Asa Noturna executou, uma manobra que apenas Grayson e seu pai dominaram com sucesso. Mas isso também foi usado para destacar o brilhantismo de Tim como detetive.
Assim como para mostrar como ele deduziu que Jason Todd era o Capuz Vermelho. Tudo isso com muito menos recursos e informações. Na verdade, parece até uma maneira tortuosa de deduzir a identidade do Asa Noturna, já que Dick Grayson nunca trabalhou realmente para esconder esse fato.
A subtrama de Tim Drake é ainda muito estranha. Ainda mais dada a atitude arrogante que os Titãs adotaram para proteger a identidade de Batman na 3ª temporada da série. Fora as desculpas vagas de Grayson, como: “atualmente é consultor na Europa”.
O problema continua na 4ª temporada
O problema sobre identidade secreta continua na 4ª temporada. Na verdade, parece estar indo ladeira abaixo. Ainda mais após a prisão de Superboy pelo assassinato de Lex Luthor. Foi revelado que Lex conhecia a verdadeira identidade de Superman.
Esse momento acontece logo depois de Superboy se apresentar para ele como Conner Kent. Diante disso, Luthor diz: “você pegou o nome dele”. Não foi explicado como Lex descobriu o segredo de Superman, mas foi uma grande mudança com relação a maioria das adaptações de Superman.
Isso porque o ego de Luthor não o deixa acreditar que o educado Clark Kent é o Superman. De qualquer forma, a identificação de Superboy como Conner Kent para a imprensa após a sua prisão gera um grande problema. Os Titãs acabaram abrindo uma porta para outros ligados a Clark Kent e Superman.
Tanto o Asa Noturna quanto o Superboy pisaram na bola na 4ª temporada, no episódio três da série, Jinx. Neste capítulo, eles tiram o Irmão Sangue da prisão, ignorando o fato de que Superboy havia acabado de ser preso por assassinato.
Pouco tempo após ser libertado, estava fugindo à plena luz do dia usando um Porsche personalizado de Dick Grayson como veículo de fuga. Um presente de Bruce Wayne, criado pela Star Labs. Embora, ao que parece o carro tem uma camuflagem que o ajudaria a ficar escondido.
Mas de qualquer forma isso não explica porque Dick Grayson executou uma fuga da prisão. Isso sem fantasia e arriscando ainda mais a reputação de Superman e dos Titãs. Claro, além da sua identidade secreta que já não parece ser tão secreta assim.
Então, você concorda com isso?
Certamente, você também vai gostar:
> The Big Bang Theory: O que aconteceu com os personagens depois da série
Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série.