The Mandalorian revelou grande mistério de Grogu
Mistério de Grogu é revelado na 3ª temporada de The Mandalorian
Os créditos rolaram após o fim da 3ª temporada de The Mandalorian, e é hora de concordar que “Este é o Caminho”, pois estamos preparados para uma espera agonizante até que a 4ª temporada surja das Minas de Mandalore.
Além de indicar a 4ª temporada de The Mandalorian e provocar possíveis enredos para o filme spin-off confirmado de Dave Filoni, o final da série resolveu um grande mistério. O mistério tinha a ver com o pacote de alegria favorito de todos: Grou. Moff Gideon (Giancarlo Esposito) se estabeleceu sob Mandalore e um esquadrão de lutadores tentou derrubar a frota Mandaloriana acima.
Desta forma, coube a Bo-Katan Kryze (Katee Sackhoff) reunir tropas e salvar o dia durante o capítulo 24 da série, “O Retorno”. Enquanto Bo e companhia focam em salvar Mandalore, felizmente voltamos ao coração da série na forma de Din Djarin (Pedro Pascal) e Grogu.
Dizendo ao seu pequeno companheiro de viagem que ele tinha que ser corajoso, Din e Grogu (em seu traje mecânico inspirado em Aliens) lançaram um ataque de pai e filho à fortaleza de Gideon. A partir deste enredo de The Mandalorian, obtivemos muitas respostas. Inclusive sobre a provocação da 2ª temporada de uma base de clonagem em Nevarro.
Isso pode ser a origem para o subdesenvolvido Líder Supremo Snoke e ainda faz jus ao meme “de alguma forma Palpatine voltou”. Contudo, não deixa de esclarecer que Gideon estava tentando recriar um exército de clones empunhando a força em The Mandalorian.
A luta entre Bo-Katan e Moff Gideon em The Mandalorian
Como diz o ditado, a vingança é um prato que se come frio. Estamos dizendo isso pois uma batalha que está em andamento desde que conhecemos Gideon na 2ª temporada, finalmente aconteceu na série. Assim como Din, Bo-Katan finalmente teve a chance de lutar com Gideon e, claramente, a luta foi pelo Darksaber.
Moff a superou brevemente e esmagou a lâmina mística. Sim, a série acabou de eliminar milhares de anos de tradição de Star Wars ao destruir o sabre definitivamente. Os Mandalorianos estão de volta atrás de Bo, e mesmo sem o Darksaber, é possível que ela ainda lidere Mandalore reformado na 4ª temporada de The Mandalorian.
Formando um baita esquadrão, Din, Grogu e Bo trabalharam juntos para derrotar Gideon. A nave capital caída colidiu com a base de Moff. Com Grogu usando seus crescentes poderes da Força para proteger Din e Bo-Katan, Gideon foi deixado para trás em meio a uma grande explosão.
Din e Grogu desligaram os mini-Gideons no começo da temporada. Contudo, o fato da série já ter mostrado duas instalações de clonagem sugere que a série poderia se aprofundar mais nessa história mais para frente.
Desta forma, onde isso deixa todos os personagens? A Grande Forja em Mandalore foi reiniciada. Din queria que Grogu seguisse o Caminho, já agora que ele não é mais um órgão. O problema é que Grogu em The Mandalorian ainda não domina a fala e não consegue recitar o Credo.
Isso não seria um problema se seus pais estivessem lá para assinar seu treinamento, mas, infelizmente, ele é um órfão assim como Din.
Din finalmente adota Grogu em The Mandalorian
Depois de 3 temporadas, Din Djarin oficialmente colocou Grogu sob sua proteção e adotou o aprendiz de mastigar sapos como seu filho. Quando a série estreou em 2019, todos estavam acostumados a chamar o personagem de Baby Yoda, o que significa que a revelação de seu verdadeiro nome foi algo que levou algum tempo para o espectador se acostumar.
Agora, devemos nos dirigir a ele como Din Grogu, o que é um pouco confuso. Sempre foi dito no universo Star Wars que os Mandalorianos adotam o sobrenome de seus ancestrais. É o caso, por exemplo, de Boba e Jango Fett, Paz e Tarre Vizsla e Satine Kryze, que se encaixam na regra.
Contudo, parece que a 3ª temporada de The Mandalorian mudou isso. Ou será que o sobrenome de Mando é realmente Din? Seja o que for que signifique, o final avança a história com Din Djarin e Din Grogu trabalhando como empreiteiros para a Nova República. Os dois vão caçar remanescentes imperiais na Orla Exterior.
Para onde a série vai a seguir?
Em termos de para onde a série vai a seguir, Djarin adotando Grogu é um marco importante, que é previsto por Amorer (Emily Swallow). Tanto que ela faz referência aos pais de Grogu no passado, dando a entender que eles estão longe ou foram mortos.
Junte a adoção do Grogu com o fato de sabermos que Kelleran Beq (Ahmed Best) salvou o personagem do templo Jedi durante a Ordem 66. Assim, isso quer dizer que não tem necessidade real em revisitar a linhagem de Grogu em The Mandalorian.
Voltando às teorias malucas de que Yoda e Yaddle tem algum tipo de relacionamento em A Ameaça Fantasma, se a série realmente fosse usar a ideia de que eles são os pais do personagem, provavelmente isso teria sido explorado na 2ª temporada de Tales of The Jedi.
Então, novamente, só porque Yoda e Yaddle são os únicos dois dessa espécie que foram mostrados na franquia, isso não os torna automaticamente os pais de Grogu. Já tivemos Grogu virando as costas para Luke Skywalker para se juntar a Din.
Isso quer dizer que mesmo que os pais biológicos dele apareçam, não é como se ele fosse deixar seu pai adotivo para trás. Apesar do final da 3ª temporada de The Mandalorian amarrar as coisas com um arco perfeito e colocar uma cena pós-crédito dizendo que Thrawn não vai treinar Ahsoka, há mais história para contar.
A série ainda tem história para contar
O produtor executivo Rick Famuyiwa disse ao IGN que Din Djarin não é mais o mandaloriano de fato. Isso se torna óbvio pelo pivô da 3ª temporada para Bo-Katan e é onde Mando é deixado para o final. Seria fácil deixar Din e Grogu onde eles estão agora.
Mas os telespectadores querem saber se o bebê falante vai receber sua própria armadura beskar. Ou seja, pai e filho com certeza vão estar de volta a ação na 4ª temporada de The Mandalorian.
Certamente, você também vai gostar:
> Peaky Blinders: Por que John Shelby morreu na 4ª temporada
Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada série.