The Last of Us: Por que o relógio é tão importante para Joel?
A importância do relógio de Joel em The Last Of Us
O primeiro episódio de The Last of Us apresenta um objeto significativo no relógio quebrado de Joel. Este ainda não foi consertado após o salto inicial de 20 anos na série. Em 2003, Joel é mostrado morando com seu irmão Tommy e sua filha Sarah.
Eles moram em Austin, Texas. The Last of Us começa no aniversário de 36 anos de Joel. Nesta data, Sarah planeja consertar o relógio quebrado do pai para lhe dar de presente. O programa então segue o dia de Sarah, com ela indo para a escola e depois parando em uma relojoaria para consertar o relógio.
O item é consertado e Sarah o dá de presente para Joel. Ela ainda diz que ele nunca o teria consertado sozinho. No entanto, após o surto de infecção por Cordyceps e o salto no tempo para 2023, o relógio está quebrado novamente.
O presente agora tem um dos ponteiros quebrados. Isso tem grandes implicações para o personagem de Joel, interpretado perfeitamente por Pedro Pascal. O objeto está relacionado tanto com o passado quanto com o futuro de The Last of Us.
O relógio está quebrado em 2023 em The Last Of Us
O relógio de Joel ainda estar quebrado em 2023 mostra como ele lidou com os traumas vividos em 2003. Como o relógio está fortemente ligado a Sarah, ele serve como uma metáfora, principalmente porque Joel gostou muito que a filha o tenha consertado. Isso é mostrado no começo de The Last Of Us.
O relógio defeituoso mostra o quão quebrado Joel ainda está com a morte de Sarah, mesmo que o evento tenha acontecido há mais de 20 anos atrás. Joel usando o relógio quebrado representa a pessoa quebrada e fria que ele se tornou após a tragédia. Consertá-lo significa se lembrar de sua vida com Sarah antes do surto e da sua morte para lá de traumatizante.
A segunda menção do relógio de Joel vem ainda no 1° episódio da série, agora na linha do tempo de 2023. Pouco antes de dormir, Ellie diz para Joel: “Seu relógio está quebrado”. Isso faz com que Joel adormeça com os sons da morte de Sarah. Algo que é mostrado várias vezes na linha do tempo de 2023.
O relógio de Joel prenuncia o relacionamento dele e de Ellie
Ellie mencionando o objeto prenuncia o eventual vínculo entre eles dois. Como o relógio está diretamente ligado a Sarah, já podemos imaginar o que vem pela frente. Joel eventualmente passará a ver Ellie como uma filha em The Last of Us. Diante disso, é provável que ele supere o trauma causado pela morte de Sarah.
Joel não conserta o relógio, mas isso não é de todo ruim. Mesmo ele não mexendo no objeto, ele passa a ser mais aberto e vulnerável com Ellie. Ele começa a falar mais claramente sobre seu relacionamento com Sarah. Duas coisas notavelmente ausentes no Joel de 2023.
Mesmo que nunca tenha jogado o jogo, já dá para prever essa mudança de comportamento em Joel. A própria trama já dá sinais de que esse relacionamento terá uma grande mudança no futuro. Ellie, sem dúvida nenhuma, deixará de ser uma simples carga.
E falamos mais! É bem provável que seja essa relação que tire Joel do fundo do poço, que mude a sua forma de ver o mundo. Talvez ele até deixe de ser tão frio como é na sua versão de 2023, apesar de ter motivos para isso. Você pode acompanhar essa história todos os domingos, na HBO Max.
Com certeza The Last of Us nos reserva muitas surpresas ao longo de sua 1ª temporada.
Certamente, você também vai gostar:
> Vikings Valhalla: Revelado o plano completo de Godwin
Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil para não perder nada da série.