The Last Kingdom: Por que Aelswith não aparece no final da série?
Por que Aelswith não aparece no final de The Last Kingdom
A maneira como a Netflix planejou o encerramento de The Last Kingdom foi muito apreciada pelos fãs do show, ainda que a ausência de alguns personagens importantes tenha sido objeto de discussão. Por exemplo, pesou negativamente o fato de Aelswith, interpretada por Elza Butterworth não ter aparecido no filme, apesar de ser uma personagem recorrente da série em todas as 5 temporadas.
Presença marcante ao longo dos episódios, Eliza Butterworth deu vida à rainha e esposa impetuosa de Alfredo, mãe de Eduardo e Aethelflæd. De personalidade forte, a rainha é considerada uma das personagens mais desagradáveis de The Last Kingdom. Não foram raras as vezes que ela se opunha às opiniões de Uhtred sempre que ele tentava aconselhar Alfred.
Transformação de Aelswith em The Last Kingdom
Aos poucos, após o lançamento da 4ª e 5ª temporada, o público mudou sua percepção a respeito de Aelswith. Transformada com a evolução da narrativa, a rainha reconheceu os erros de seus métodos e percebeu que ela e Uhtred estavam trabalhando em prol dos mesmos objetivos.
Ao mesmo tempo, ela cresceu enquanto personagem, tornando-se mais madura e humilde. Para surpresa de muitos, e quem diria, Aelswith até proporcionou alguns momentos de alívio cômico na última temporada com algumas frases curtas – e secas. Infelizmente, o episódio 10 da 5ª temporada foi a última vez que vimos a atriz Eliza Butterworth no papel.
Isso porque ela não foi escalada para o filme The Last Kingdom: Seven Kings Must Die. Aos fãs do show que não entenderam o porquê disso, há uma boa razão pela qual a atriz ficou de fora.
Conflitos de agenda
Antes das filmagens do filme começar, Eliza Butterworth estava escalada para o seu papel, mas se viu obrigada a desistir devido a conflitos de agenda. Segundo a equipe por trás da série, muitos personagens recorrentes não retornariam para a continuação, mas não era o caso de Eliza.
Nos bastidores, consta que ela ficou devastada quando percebeu que teria que desistir devido a um conflito de agenda, uma vez que estava gravando suas cenas para a série A Town Called Malice. A produção da série até tentou contornar a situação para encaixá-la no filme, mas não foi possível.
À época, haviam restrições de viagens entre países impostas pela pandemia. Enquanto Eliza estava filmando a série A Town Called Malice em Tenerife, na Espanha, eles gravaram o filme de The Last Kingdom em Budapeste, na Hungria.
Decisão de não priorizar The Last Kingdom foi apoiada pelos fãs
Embora o filme não fosse o mesmo sem a rainha Aelswith, muitos fãs concordaram com a decisão de Eliza em priorizar a série A Town Called Malice. Não havia, afinal, muita história para contar sobre sua personagem. Apesar de ter atuado como conselheira de Aethelstan ou Uhtred, parece que a personagem de Aelswith merecia muito mais do que isso.
Isso se considerarmos o quão longe ela havia chegado na 5ª temporada. Na história original, Aelswith também morre pouco depois de Alfred na saga das Histórias Saxônicas. Muitos espectadores teriam ficado devastados ao ver a personagem sofrer um destino trágico depois de toda a dor e perda que ela suportou ao longo das temporadas de The Last Kingdom.
Talvez seja melhor pensar que a rainha morreu em algum momento do salto temporal dado pela série e o filme. Assim sendo, Aelswith partiu… Cercada por seus entes queridos e em seu quarto com uma belíssima vista para o mar.