The Last Kingdom é inspirado em uma história real?
The Last Kingdom é baseado em uma história real?
The Last Kingdom da Netflix, teve sua última temporada no ano passado. No entanto, a conclusão da história de Uhtred, estreia em abril por meio de um filme de duas horas, Seven Kings Must Die. A série tem como enredo Saxon Stories, uma saga de livros de Bernard Cornwell, composta por vários romances que contam a história de Uhtred de Bebbanburg.
The Last Kingdom da Netflix dividiu sua adaptação em cinco temporadas que virão Uhtred passar de um saxão de nascimento, como “Uhtred da Nortúmbria”, para ser capturado pelos dinamarqueses e adotado pelo viking Ragnar (Peter Gantzler) para se tornar “Uhtred Ragnarsson”.
Quando outra tribo de dinamarqueses assassina Ragnar e sequestra a irmã adotiva de Uhtred, Thyra (Julia Bache-Wiig), forçando-a à escravidão, Uhtred jura vingança. Simultaneamente, seu tio biológico, Aelfric (Joseph Millson), usurpou Bebbanburg e espera matar Uhtred.
O objetivo de Uhtred torna-se então vingar Ragnar e reivindicar seu direito de primogenitura como governante de Bebbanburg. Embora tanto The Last Kingdom quanto a série de livros sejam baseados em eventos históricos, a história se concentra na dualidade de Uhtred como dinamarquês e saxão.
Alexander Dreymon retrata Uhtred em The Last Kingdom
Alexander Dreymon retrata Uhtred de Bebbanburg/Ragnarsson em The Last Kingdom, que, como todos os grandes heróis, passa por uma significativa mudança de personagem. Ele cresce como um líder, capaz de trilhar a complicada linha de suas duas heranças enquanto sua famosa disputa os envolve.
Dreymon caminha nessa linha em uma performance diferenciada, cercada pela geografia antiga de famosas cidades europeias, particularmente as do Reino Unido. Ragnar é uma lenda viking cujas aventuras ainda são muito conhecidas nos mitos da região.
Com tanta história e muitas histórias envolvendo o enredo, às vezes pode levar algum tempo para separar o fato da ficção. Quais personagens são reais e quais eventos realmente aconteceram?
Bebbanburg é um lugar real?
Agora chamada de Bamburgh, a vila antes conhecida como Bebbanburg fica no que atualmente é conhecido como Northumberland, na costa nordeste da Inglaterra. Conforme observado em The Last Kingdom, Northumberland era anteriormente conhecido como “Northumbria” e era um reino anglo-saxão.
Bebbanburg era a capital da Nortúmbria. Pouco depois da era neolítica, uma tribo nômade de caçadores-coletores se estabeleceu na Nortúmbria, mas as evidências mostram sua presença desde a Idade do Gelo. Em 550 dC, os anglo-saxões assumiram o controle de Bebbanburg, nomeando-o assim em homenagem à rainha saxônica, Bebba.
A série ocorreu na Era Medieval entre 866 DC e 918 DC (aproximadamente), período durante o qual os vikings e anglo-saxões lutaram por anos, como é um pano de fundo predominante para a série.
Quais personagens foram baseados em pessoas reais?
Fiel às suas raízes, existem inúmeros personagens reais em The Last Kingdom, tanto que passar por todos eles levaria dias. Contudo, no topo da lista, há Odda, o Velho (Simon Charles Kunz), Aethelwold (Harry McEntire), Guthrum (Thomas W. Gabrielsson) e Aelhswith (Eliza Butterworth), que era a esposa na vida real do rei Alfredo, o Grande.
A maioria dessas pessoas não eram personagens principais da série. Contudo, elas contribuíram significativamente para a história, principalmente devido à sua relevância histórica. Várias figuras da história desempenharam um papel vital e digno de nota na série em detalhes.
Uhtred, filho de Uhtred, não é real. Assim, embora ele seja vagamente baseado em Uhtred, o Ousado, os dois Uhtreds têm pouco em comum além do nome, título e local de nascimento. Uhtred foi o ealdorman que governou Northumbria de Bamburgh entre 1006 e 1016.
Dentro de saxões, Uhtred de Bebbanburg mantém uma relação conflituosa com Alfredo, o Grande ( David Dawson ), estando a serviço dele, mas também mantendo respeito por ele, apesar de suas divergências. Muitos de seus argumentos são sobre diferenças religiosas, já que Uhtred mantém a religião pagã dos dinamarqueses.
Alfredo se mantém leal aos saxões The Last Kingdom
A lealdade de Alfredo também está firmemente com os saxões, o que o coloca em desacordo com Uhtred, cuja lealdade é um tanto complicada entre seu nascimento e as famílias adotivas. A série apresenta Alfred como um governante focado e poderoso nela, e isso não está muito longe da verdade.
Na vida real, Alfredo, o Grande, protegeu a Inglaterra da submissão aos dinamarqueses, então se Uhtred fosse real, conforme apresentado por The Last Kingdom, o relacionamento deles seria bastante complexo. Alfredo, o Grande, ou Alfredo de Wessex, nasceu em Wantage, Berkshire, em 849, filho do rei Aethelwulf, que governou os saxões ocidentais.
Enquanto os dinamarqueses da vida real conquistaram e saquearam vários reinos na Inglaterra, Alfredo estava passando por sua adolescência até seus 20 anos até, finalmente, os dinamarqueses se aproximarem de Wessex. Quando os dinamarqueses chegaram a Wessex, o rei Alfredo tinha 21 anos.
Embora seu irmão tenha morrido em batalha, Alfredo continuaria a manter uma fortaleza contra os vikings no sul da Inglaterra. Para levá-lo de volta a The Last Kingdom, o histórico Alfredo, o Grande, acabaria enfrentando o rei dinamarquês Guthrum no início de 878.
O rei Guthrum tenta dominar Wessex em The Last Kingdom
O rei Guthrum conquistaria Chippenham no noroeste de Wiltshire e iniciaria uma tentativa de dominar Wessex. Alfred levou um pequeno grupo de aliados para os pântanos de Somerset e, usando táticas estratégicas que aprendera com os dinamarqueses, derrotou o exército do rei Guthrum.
Em uma reviravolta verdadeiramente diplomática, o rei Alfredo, entendendo que não poderia forçar a saída dos dinamarqueses para toda a Inglaterra, negociou um tratado de paz. A paz entre dinamarqueses e saxões levou Guthrum a renunciar à religião dos vikings e a se tornar cristão, tendo Alfredo como padrinho.
Em relação aos personagens baseados em pessoas reais, Alfredo de Wessex é sem dúvida o mais proeminente na história e nas histórias saxônicas,e é fácil perceber porquê. De acordo com o Hollywood Reporter, em abril de 2022, The Last Kingdom arrecadou 1,423 bilhão de minutos de exibição.
É uma série extremamente popular e será doloroso ver seu fim. Dadas as batalhas autenticamente de alto risco em que a série baseia a vida de seu personagem principal, a popularidade da série não é surpreendente. Além de suas raízes memoráveis, as performances dos protagonistas da série se destacam notavelmente.
De Emily Cox como a astuta personagem fictícia Brida a Eva Birthistle como Hild, os fãs das séries certamente sentirão falta do elenco quando a história de Uhtred chegar ao fim.
Certamente, você também vai gostar:
> FILMAÇO COM SANDRA BULLOCK E VIOLA DAVIS está escondido na Netflix
Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da sua série favorita. (Via Collider)