The Last Kingdom: A verdade sobre a morte de Uhtred

Como foi o final de The Last Kingdom?

- Publicidade -

O final ambíguo de The Last Kingdom: Seven Kings Must Die pode ter deixado alguns fãs se perguntando o que aconteceu com Uhtred de Bebbanburg. O final da longa e épica jornada do guerreiro ocorreu através de um filme, dado o cancelamento precoce da série.

- Publicidade -

Embora ainda tenha uma derivada ainda esteja em cheque, o filme tratou de finalizar a história de Uhtred de Bebbanburg. Mas, outras histórias para contar no universo de The Last Kingdom. Uhtred serviu como personagem principal na série inspirada nos romances em que foi baseado, As Crônicas Saxônicas.

A série seguiu os livros de perto no começo, as duas continuidades se distanciaram à medida que progrediam. Cada temporada da série adaptou dois livros da saga, o que deixou Seven Kings Must Die para cobrir os três romances finais da série.

Isso levou Seven Kings Must Die a se atrapalhar um pouco e, por fim, causou grandes mudanças na história. Essas mudanças resultaram em Uhtred experimentando um final diferente em The Last Kingdom, em relação a conclusão de seu livro.

- Publicidade -

A diferença do final de The Last Kingdom e dos livros

Uhtred ainda estava vivo e governando em Bebbanburg no final de As crônicas Saxônicas. Uhtred também era muito mais velho no final dos livros do que em The Last Kingdom: Seven Kings Must Die, mas ele sobreviveu à Batalha de Brunanburh mesmo assim.

- Publicidade -

Publicidade

Depois de ajudar Aethelstan a derrotar Anlaf e os outros reis, Uhtred voltou para sua casa em Bebbanburg com seu filho, também chamado Uhtred. Lá ele envelheceu e viveu pacificamente, tornando-se conhecido como o Senhor do Norte.

Uhtred certamente estava pensando em sua morte no final dos romances, mas considerando que os livros foram narrados por Uhtred, nunca foi provável que ele morresse. Os livros foram escritos da perspectiva de Uhtred como um velho registrando a história de sua vida. 

Com isso em mente, Uhtred nunca iria morrer, mas não estava claro se ele teria um final feliz ou não. Uhtred realmente obteve um final altamente satisfatório em As crônicas Saxônicas, governando da fortaleza que sempre desejou com um filho chamado Uhtred para seguir seus passos. Enquanto Uhtred parecia acabar com tudo o que queria nos livros, as coisas ficaram um pouco mais incertas no final de The Last Kingdom: Seven Kings Must Die.

- Publicidade -

Uhtred está morto no final do filme?

O destino de Uhtred em Seven Kings Must Die foi um tanto incerto. No entanto, a probabilidade esmagadora era de que ele morreu devido aos ferimentos sofridos na Batalha de Brunanburh. O filme concluiu com uma narração do querido amigo de Uhtred, Finan, na qual foi declarado que o destino de Uhtred não foi registrado pelas histórias.

Mas, seus ferimentos graves e visões de Valhalla sugeriam que sua morte era iminente. Embora nunca seja declarado explicitamente que Uhtred morreu, o resultado provável foi que Uhtred sucumbiu aos ferimentos. A cena final com Uhtred oscilando à beira do Valhalla faria pouco sentido se ele fosse viver. 

- Publicidade -

Se deveria ser uma escolha entre entrar em Valhalla ou voltar à vida, parecia que seria uma decisão fácil para Uhtred. Ele tinha tudo o que sempre quis, então haveria poucos motivos para escolher uma morte prematura. Mesmo assim, a natureza ambígua daquela cena final de The Last Kingdom: Seven Kings Must Die estava sujeita a interpretação.

Por que a mudança de The Last Kingdom faz sentido?

As mudanças no final do livro de Uhtred em Seven Kings Must Die faziam sentido porque simplesmente não havia tempo suficiente para contar a mesma história dos livros. Um filme não poderia adaptar todos os eventos de três romances, portanto, a decisão faz total sentido.

- Publicidade -

The Last Kingdom: A verdade sobre a morte de Uhtred
Imagem: Divulgação/Netflix

Seven Kings Must Die teve que contar uma versão fortemente adaptada de As crônicas Saxônicas, incluindo o final. Uhtred conseguiu Bebbanburg no filme, e ele ainda tinha um filho para quem passar, mas fazia sentido adaptar o resto de seu final para caber no prazo limitado de um filme.

Também é importante considerar a diferença nas mídias entre The Last Kingdom: Seven Kings Must Die e As crônicas Saxônicas. Em uma adaptação para a tela, é muito mais clímax que Uhtred faça o sacrifício final para alcançar o que seu personagem foi inventado para fazer: ajudar a unificar a Inglaterra.

Nos livros, no entanto, seria decepcionante vermos Uhtred morrendo na cama. A conclusão pós-clímax de um livro é tipicamente mais longa e completa do que a de um filme. Logo, pareceria que o leitor estava sendo roubado do final da história se o narrador tivesse acabado de acordar e morrido logo após a batalha.

Então, o que você achou da mudança?

Certamente, você também vai gostar:

> The Boys revela péssima notícia sobre data de estreia

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série.