
The Blacklist tem história real? A verdade por trás da série
O que é real em The Blacklist? Descubra
- Publicidade -
Criada por Jon Bokenkamp, The Blacklist é uma série de suspense que segue a vida de Raymond Reddington. Red é um criminoso altamente procurado que foi oficial da Marinha dos Estados Unidos. Depois de décadas iludindo a polícia, ele decide se entregar voluntariamente ao FBI.
- Publicidade -
Ele possui uma lista dos criminosos mais perigosos que compilou ao longo dos anos e a usa como ferramenta para conseguir imunidade pelo seus crimes. Além disso, Raymond exige trabalhar exclusivamente com Elizabeth Keen, uma criadora de perfis novata do FBI. The Blacklist é estrelado por alguns dos atores mais talentosos da indústria, incluindo James Spader (Raymond Reddington).
Além de James, o elenco também conta com Diego Klattenhoff (Donald Ressler), Megan Boone (Elizabeth Keen) e Harry Lennix (Harold Cooper). Ao observar suas performances realistas e dramáticas ao longo de toda a série, pode-se perguntar se a história e os personagens são baseados em eventos reais.
É por isso que logo abaixo você descobre se The Blacklist é ou não baseado em uma história real.
The Blacklist tem história real?
The Blacklist é parcialmente baseado em uma história real. Para ser mais preciso, esta série de suspense policial é inspirada por um supercriminoso infame de Boston. O criminoso é James “Whitey” Bulger, que foi condenado por seu envolvimento em 11 assassinatos, entre outras coisas.
- Publicidade -
Apesar do enredo se basear no criminoso, quase nenhum aspectos da série tem a ver com Whitey. Dizer que Whitey e Raymond Reddington são iguais seria incorreto. Isso ocorre porque Reddington e se entrega, enquanto Bulger, por outro lado, foi simplesmente capturado pelos agentes federais.
Embora cada detalhe minucioso não seja o mesmo em The Blacklist ou nos personagens, Bulger foi a principal fonte de inspiração por trás do nascimento do misterioso personagem de Reddington.
The Blacklist inspirou outras séries com seu enredo
Ao longo dos anos, houveram algumas séries de tv e filmes que seguiam um enredo semelhante ao de The Blacklist. Mas a série que mais se aproxima nesta lista é “The Endgame”. Assim como o seriado de Red, The Endgame também envolve o chefe de um império criminoso se entregando ao FBI enquanto exige trabalhar em estreita colaboração com um agente em particular.
Dito isso, muitos filmes e programas basearam vagamente seus personagens centrais no notório mafioso que se tornou informante do FBI. Alguns deles são “Brotherhood”, “Black Mass”, “The Departed” e “Whitey: United States of America vs James J. Bulger”.
Showrunner explica como a série se inspirou em Whitey
O criador e os produtores revelaram que The Blacklist teve inspiração no momento em que Whitey Bulger teve sua captura feita após mais de duas décadas de tentativas fracassadas de várias agências federais. Em uma entrevista de 2013 com o Collider, o produtor executivo e showrunner do thriller policial, Jon Eisendrath, disse:
“Então, a ideia era: Bem, o que aconteceria se um homem como Whitey Bulger se entregasse e dissesse: ‘Eu estou aqui. Tenho algumas regras que quero que você siga, mas se você as seguir, darei a você os nomes das pessoas com quem trabalhei nos últimos 20 anos em que fui fugitivo'”.
Eisendrath acrescentou: “Então, houve uma influência do mundo real que afetou a modelagem de The Blacklist que já estava sendo pensada. Como você pode colocar alguém em quem não confia no centro de uma série sobre a tentativa de encontrar criminosos? E aqui estava um exemplo no mundo real de tal pessoa. Foi uma reviravolta muito fortuita, onde a ideia de uma série estava sendo considerada.
- Publicidade -
E aí vem uma história da vida real que ajuda a dar forma ao programa”.
Spader aceitou fazer Red por ele ser um personagem instigante
James Spader, que interpreta Red, também tinha algo a dizer sobre seu personagem. Conforme relatado no The Hollywood Reporter em sua estreia na Comic Con de 2013, Spader revelou:
“Eu fiz um pouco de trabalho em série no passado, e o pouco que eu sabia sobre isso era que é melhor você fazer uma escolha para interpretar um personagem que vai sustentar, (um) sobre o qual você pode ficar curioso por um longo período de tempo”.

O ator de The Blacklist acrescentou ainda:
“As perguntas ficarão sem respostas por um tempo, não apenas para o público, mas também para mim. Esse personagem parecia assim. Esse cara era uma mistura estranha de alguém que é perigoso e assustador às vezes. Mas também atraente, e parte disso é seu senso de humor”.
Portanto, considerando o ponto acima mencionado, fica bastante claro que o conceito original de The Blacklist tem como inspiração no chefe do crime organizado e informante do FBI, Whitey Bulger.
Certamente, você também vai gostar:
> Jack Ryan: 4 séries para assistir enquanto espera a 4ª temporada
Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série.