The Big Bang Theory: A inspiração real para o personagem Sheldon

Sheldon de The Big Bang Theory é baseado em pessoa da vida real?

- Publicidade -

Quem diria que uma série com um protagonista nada carismático (à primeira vista), envolta na cultura nerd e com um enredo pouco afeito a exageros, como The Big Bang Theory, se tornaria uma das sitcoms mais aclamadas e querida da história?

- Publicidade -

Do episódio piloto em 2007 até a 12ª temporada, em 2019, com a última leva de episódios, o público aprendeu a amar os excêntricos e caricatos personagens. Ao mesmo tempo, se emocionou, se encantou  e riu – muito! – com as presepadas de Sheldon, Leonard, Penny, Raj, Howard, Stuart e companhia.

Sem dúvidas, a grande atuação de Jim Parsons como Sheldon foi essencial para o grande sucesso e longa duração de The Big Bang Theory. Como ator, Jim trouxe verossimilhança para seu personagem, que é um grande gênio com enorme repertório acadêmico, ainda que peque muito nas relações pessoais e sociais.

Não à toa, ele ganhou 4 vezes o Emmy de Melhor Ator Principal em Série de Comédia, além de um Globo de Ouro e dezenas de outros reconhecimentos.

- Publicidade -

Ao final, fica aquela curiosidade… De onde veio a inspiração para a criação de Sheldon Cooper? Seria o nerd convicto 100% fictício ou baseado, ainda que parcialmente, em alguém da vida real? Chega mais que a gente te conta!

Sheldon foi criado para The Big Bang Theory?

- Publicidade -

Publicidade

Sheldon Cooper é um personagem cheio de camadas graças ao seu notório saber científico, gigantesco repertório acadêmico e claro, o interesse apaixonante pela cultura geek. Por isso mesmo, o desajeitado físico da Caltech mais parece um personagem criado exatamente para uma sitcom, do que ser baseado em alguém “de verdade”. Ledo engano!

Em uma entrevista concedida em 2009, em meio ao festival PaleyFest, Bill Prady, produtor e roteirista de The Big Bang Theory explicou a origem do personagem.

“Antes de me tornar roteirista, eu trabalhava como programador. Nessa época, eu convivia com indivíduos genuinamente inteligentes, e, por isso, me sentia um tanto deslocado naquele ambiente”, recordou Prady sobre sua experiência.

- Publicidade -

Prady relata que, naquela época, trabalhava como programador em Z80, o que frequentemente envolvia a conversão de números decimais para hexadecimais. “Você tinha a opção de usar uma calculadora ou pedir ajuda a esse sujeito – e ele sempre fazia isso mais rápido”.

O Sheldon Cooper da vida real

O roteirista de The Big Bang Theory revela que seu colega de trabalho era brilhante em cálculos, assim como Sheldon. Contudo, as semelhanças não se limitavam a isso: o “computador humano” também enfrentava dificuldades em interagir com as pessoas e se adaptar à sociedade.

- Publicidade -

Ao mesmo tempo em que fazia as mais complexas contas matemáticas e probabilísticas de cabeça, o rapaz não conseguia pensar em uma gorjeta de restaurante, por exemplo. Ou conversar com o garçom, tampouco fazer o próprio pedido.

Já se passaram 14 anos desde a entrevista concedida por Bill Prady, e a real identidade do colega dele jamais foi revelada.

the big bang theory sheldon real
Imagem: Divulgação / HBO Max

- Publicidade -

Como Young Sheldon foi criada?

No entanto, em 2017, o roteirista contou como chegou à versão mirim do personagem de Jim Parsons na série “Young Sheldon”.

O spin-off de The Big Bang Theory, que já tem 6 temporadas – e uma sétima já confirmada – conta as aventuras de Cooper em sua infância e adolescência.

“Tudo começou com uma ligação do Jim Parsons, que me enviou um vídeo de seu sobrinho de 10 anos no Texas. O garoto é um prodígio — inteligente, extraordinário e fora de série. E aí, o Jim perguntou: ‘Será que podemos fazer algo com isso?’. A partir daí, criamos a história de origem do Sheldon Cooper”, explicou Bill.

“É o filho mais velho de minha irmã”, confirmou Jim Parsons à revista Entertainment Tonight. “Ele é muito inteligente. Não do jeito do Sheldon, mas muitos perguntam coisas do tipo: ‘de onde esse menino saiu?’. Então, me pareceu uma boa ideia”.

Em síntese, o roteirista e produtor também revelou que ele e Chuck Lorre (criador de The Big Theory) são grandes entusiastas dos sitcoms clássicos, e fãs do ator Sheldon Leonard — a grande forte que serviu para batizar Sheldon Cooper e Leonard Hofstadter na série.

Certamente, você também vai gostar:

> 10 doramas perfeitos para você morrer de rir