Suits dá prejuízo apesar do sucesso na Netflix

Suits está quebrando recordes na Netflix, mas criadores não receberam por isso

- Publicidade -

Embora Suits já esteja há anos na Netflix Brasileira, a série chegou recentemente ao catálogo americano quebrando recordes por duas semanas consecutivas. A série chegou ao fim em 2019, e na última semana, a série quebrou o recorde de minutos assistidos de uma série não original.

- Publicidade -

O detalhe é que, no mesmo período, a série foi adicionada tanto ao Peacock, quanto a Netflix. Nos dois catálogos, Suits surge como a mais assistida. Mesmo após o fim, um sucesso como esse é digno de comemoração, não é mesmo? Pois bem, mas nem todos estão felizes com isso.

Um dos roteiristas da série, Ethan Drogin, afirmou que apesar de toda a popularidade que a produção apresenta, os escritores não estão sendo bem remunerados. De Acordo com Drogin, a expectativa era de que, com o sucesso, a série trouxesse um maior retorno financeiro. Infelizmente, isso não aconteceu.

Escrevendo para o Los Angeles Times, Drogin revelou que só viu $ 259,71 do sucesso sem precedentes de Suits. O dinheiro que Drogin ganhou foi da 1ª temporada, episódio 8, “Identity Crisis”, com Drogin dizendo que a quantia que ganhou pelo episódio é uma razão pela qual escritores e atores de Hollywood estão em greve.

Showrunner alega prejuízo com Suits

Ao Los Angeles Times, o escritor de Suits afirmou:

- Publicidade -

Publicidade

“Sim, é gratificante que a série tenha encontrado um público novo e maior neste verão na Netflix. Todo escritor e ator espera que seu trabalho dure. E sim, sou grato por ter estado na sala de máquinas por oito de suas nove temporadas. Mas $ 259,71 por escrever um programa com um público tão grande? É por isso que escritores e atores estão em greve. É por isso que o presidente do SAG-AFTRA, Fran Drescher, usou termos como “não americano” para descrever esse sistema.

Os executivos do entretenimento argumentam que estão oferecendo aumentos históricos aos roteiristas. O problema é que mesmo um aumento de 100% em um cheque de $ 259,71 não chega nem perto de pagar o aluguel da maioria das pessoas. Mesmo na melhor das hipóteses – o que a série definitivamente é – o streaming simplesmente não oferece vantagens para escritores e atores e nenhuma correlação entre resultados e remuneração.”

Reclamação demonstra crise das greves

A menção específica de Drogin às greves de escritores e atores em andamento em Hollywood mostra como seus resíduos de Suits refletem o que seus colegas escritores estão lutando atualmente. Os roteiristas de Hollywood estão em greve em parte por causa da falta de streaming residual que reflete o sucesso de alguns programas em que trabalharam.

Como mostram os próprios ganhos de Drogin, os lucros ganhos com o streaming são minúsculos. A série que está dominando a Netflix e a Peacock, tornando-se um fenômeno com bilhões de minutos em seu currículo. Isso significa que os ganhos relatados de Drogin com os resíduos de Suits são muito maiores do que a maioria dos escritores vê por seu trabalho em outros programas e filmes transmitidos.

Suits não rendeu lucro aos showrunners
Imagem: Divulgação/Netflix

Por causa de seu artigo, Drogin é capaz de destacar o quão pouco os escritores veem o streaming, mesmo quando os programas se tornam grandes sucessos.

Com as greves dos roteiristas e atores ainda em andamento, os lucros de streaming não parecem que vão mudar tão cedo. No entanto, como os criativos de Hollywood continuam lutando por resíduos de streaming, juntamente com salários mais altos e regulamentação de IA, mudanças podem ocorrer em breve.

Infelizmente, porém, parece que Drogin e outros escritores de Suits não verão os benefícios de possíveis mudanças enquanto o programa estiver em seu ponto mais alto de popularidade.

Então, o que você acha desses problemas da série?

- Publicidade -

Certamente, você também vai gostar:

Não é So Geralt: The Witcher mudará Ciri na 4ª temporada