
Stranger Things: Teoria muda tudo com salto no tempo
Teoria de Stranger Things tem mudança com salto no tempo
- Publicidade -
Após confirmar que a 5ª temporada de Stranger Things terá um grande salto no tempo, uma teoria maluca circulou online sobre qual a forma os irmãos Duffer o farão. Embora não importe, a série empregou alguns saltos de tempo entre as temporadas.
- Publicidade -
Como forma de mostrar a duração natural da passagem do tempo, Stranger Things definiu sua narrativa com um ano ou menos de diferença. Assim, a 1ª temporada em novembro de 1983, a 2ª temporada em outubro de 1984, a 3ª temporada em julho de 1985 e, finalmente, a 4ª temporada em março de 1986.
Com o padrão de linha do tempo do programa, a 5ª temporada deve começar em 1987 ou antes. Levando em consideração que o final da 4ª temporada da série apresenta uma situação que requer ação imediata, seria bastante incomum que o programa seguisse um longo salto no tempo.
Com a logística simples não combinando, um usuário do TikTok tem uma teoria que o salto no tempo de Stranger Things pode não ser tão direto quanto parece.
- Publicidade -
A 5ª temporada de Stranger Things vai ter salto no tempo
Mesmo que seja um fato amplamente aceito que o salto no tempo da 5ª temporada da série esteja escrito na narrativa como um meio de abordar a discrepância de idade entre as crianças de Stranger Things e os atores que os interpretam, os irmãos Duffer não disseram explicitamente que esse era o caso.
- Publicidade -
Isso explicaria logicamente a desconexão da aparência dos atores-personagens. Contudo, o salto no tempo não necessariamente se encaixa na narrativa. Dessa forma, é possível que o salto no tempo do programa não seja apenas para frente, mas também para trás.
A série não é o primeiro programa a voltar no tempo e certamente não será o último. Com Hawkins exibindo um portão aberto para o Mundo Invertido, avançar alguns anos sem que nada aconteça no meio (como Vecna ou seu exército atacando a cidade) seria muito incoerente. Isso a não ser que Stranger Things também planejasse pular para trás.
Tendo em vista que o título leva o público a acreditar em coisas estranhas, não é totalmente fora do comum que o programa também inclui viagens no tempo em sua narrativa. Assim, elas podem ser apoiadas por muitas pistas do universo.
- Publicidade -
Stranger Things avisa que tem salto no tempo ao contrário
Conhecido por inserir eventual ameaça, a série não é estranha em inflamar teorias da conspiração de seu público e base de fãs. Em relação à teoria do salto no tempo da 5ª temporada da série, várias circunstâncias tranquilas e não tão tranquilas surgiram. Isso para provar que Eleven e seus amigos irão, de fato, viajar no tempo para salvar Hawkins.
Por exemplo, na 3ª temporada de Stranger Things, Back to the Future é exibido no Starcourt Theatre quando Steve, Dustin, Erica e Robin aparecem em uma escolha deliberada o suficiente que sugere uma imagem maior. Na 4ª temporada da série, episódio 7, Nancy percebe que o Mundo Invertido está preso no passado, a data exata em que Will desapareceu.
- Publicidade -

Como se isso não fosse uma pista enorme em si, já insinua que a resposta para derrotar Vecna está no passado. Somado ao fato de Noah Schnapps, o ator que interpreta Will Byers, também ter provocado que a série “… começou com Will e terminará com Will” torna mais plausível que a gangue volte no tempo para frustrar Vecna.
Na 4ª temporada de Stranger Things, episódio 9, Max Mayfield morre. Assim, isso torna o último sacrifício de Vecna para abrir o portão entre Hawkins e o Mundo Invertido. No entanto, ela é ressuscitada por Eleven usando seus poderes psicocinéticos.
- Publicidade -
Esta cena é uma lembrança de Henry Creel usando seus poderes em um pássaro e aparentemente ressuscitando-o enquanto o relógio do avô tiquetaque ia ao fundo.
Vecna e Eleven podem manipular o tempo?
O monólogo de Henry enquanto ele explica sua história para Nancy também fala sobre como ele pode criar suas próprias regras da natureza. Isso também indicaria que Vecna e Eleven podem manipular o tempo, considerando que são capazes de manipular a própria vida.
Outra coisa a se notar é que os criadores de Stranger Things lamentaram sobre como eles não conseguiram filmar as temporadas 4 e 5 da série consecutivamente, como haviam planejado desde de início. Claramente, o acontecimento final da série já foi escrito. Assim, o salto no tempo nunca foi em relação a idade dos atores, mas sempre fez parte da narrativa.
É ainda mais apoiado na 4ª temporada da série, em que Eleven com VFX, provando que a série pode visualmente retirar um ponto de enredo de viagem no tempo.
Por que a 5ª temporada de Stranger Things tem que pular para trás
A julgar pelo quadro final da 4ª temporada da série, a 5ª temporada de Stranger Things não parece ter espaço para um salto de tempo significativo. E com a ameaça do Mundo Invertido sendo aberta para o mundo ver, faria mais sentido para o time de Hawkins procurar Vecna e matá-lo enquanto ele ainda está em recuperação.
Contudo, com Vecna controlando a mente coletiva do Mundo Invertido, é provável que 5ª temporada da série, episódio 1 “The Crawl” apresente seu exército atacando Hawkins a um ponto de calibre apocalíptico que a única maneira de reverter seus efeitos é literalmente reverter o tempo.
Obviamente, os heróis têm que experimentar uma derrota massacrante para encontrar o final satisfatório de Stranger Things. A 5ª temporada da série provavelmente matará a maioria de seus personagens principais e basicamente destruirá a cidade inteira.
E então faz com que seus sobreviventes restantes convençam uma perturbada Eleven a tentar reverter o tempo (como ela fez com o coração de Max). Assim, encontra Will em 1983, provavelmente para evitar que o Demogorgon o pegue e abra o primeiro portão.
Por que um salto no tempo da série para trás pode não funcionar

Enquanto a 5ª temporada da série, retrocedendo no tempo, conserta rapidamente todos os danos que Vecna causou desde a 1ª temporada, também desfaz tudo de bom que já aconteceu. Stranger Things se tornou um sucesso por causa de sua narrativa convincente.
Portanto, se ele se direcionar para a rota de reinicialização da viagem no tempo, isso arruinaria tudo com o dispositivo de enredo superestimado. Fechando o círculo, o programa da Netflix precisa permanecer fiel à sua reputação corajosa projetada. Assim, ele poderia implementar toda a sua força de horror e violência na 5ª e última temporada da série.
Certamente, o maior programa da Netflix não deve recorrer a um dispositivo de enredo que carece de imaginação. Sendo assim, não apenas porque tornou todo o resto grande demais. Como um fenômeno global de streaming, Stranger Things requer um final adequado para o hype que conquistou desde seu lançamento em 2016.
Certamente, você também vai gostar:
> The Vampire Diaries não deveria ter matado ESSE personagem
Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da sua série favorita.