Publicidade

Stranger Things: A verdade por trás da história de Eddie na série da Netflix

A História de Eddie em Stranger Things é inspirada em algum evento real? Descubra

Publicidade

Diga-se de passagem que os, fãs da série podem ficar surpreendidos em saber de muitas histórias que serviram como inspirações para a produção de Stranger Things. Nesse sentido, incluímos o tão famoso Satanic Panic dos anos 80. Os irmãos Duffer, se inspiraram na moda dos anos 1980 para criação do personagem Eddie Munson (Joseph Quinn) para quarta temporada da série.

A quarta temporada da série, por sua vez, revive muitas partes da década de 80 que são relevantes para nossos tempos atuais. Antes de mais nada, o American Satanic Panic é uma inspiração que vímos em  Stranger Things.

Publicidade

Na quarta temporada da série, alguns moradores da cidade americana amaldiçoada Hawkins caçam o elenco de heroicos desajustados da série, depois de chamá-los de cultistas satânicos.

A acusação de satanismo é pelo fato dos personagens de Stranger Things, se envolverem com o jogo Dungeons and Dragons e as reuniões dos protagonistas para jogá-lo com outros alunos que não são populares da escola como parte do Hellfire Club.

Publicidade

Eddie interpreta o líder do Hellfire Club em Stranger Things

Eddie Munson é um novo personagem da quarta temporada de Stranger Things e já é um favorito dos fãs. O personagem se destaca por ser líder do clube de D&D da Hawkins High School, conhecido como Hellfire Club. Ele tambémtoca guitarra para sua banda Corroded Coffin. Eddie é um excluído do convívio social, e isso aumenta sua imagem de bad boy.

Eddie é um cara bom de coração, apesar de sua aparência de bad boy. Antes de morrer nas mãos de Vecna, Chrissy Cunningham e Eddie têm uma conversa sobre as pessoas não os compreenderem. Apesar de sua bondade, sua aparência externa torna mais fácil para que Jason Carver não culpá-lo pela morte de Chrissy.

Publicidade

Eddie Munson em Stranger Things é baseado no West Memphis Three

Por outro lado, nas décadas de 80 e 90 tratadas em Stranger Things, grande parte da sociedade americana acreditava que os cultos satânicos eram uma ameaça real.  Diziam:

Publicidade

“Adolescentes sem Deus” e sua “música e mídia desviantes” estavam na raiz desse pânico. 

O público por sua vez, acreditava que acontecia rituais satânicos nas creches por causa do Satanic Panic. Porém nos anos 90, surgiu o caso do West Memphis Three. Três adolescentes pegaram condenações injustas por homicídio devido aos seus estilos de vida alternativos, sendo acusados de matarem três crianças em um ritual satânico.

Publicidade

Revelação da Netflix na semana Geeked

A Netflix revelou sobretudo, em sua semana Geeked, que o ator da Eddie Munson de Stranger Things, tem base em um dos três West Memphis, Damien Echols. Através de um Tweet, o serviço mostrou que a série documental Paradise Lost, o escritor e artista Damien Echols são a base para criação de Eddie Munson.

Echols, Jessie Misskelley e Jason Baldwin foram levados à julgamento pelo assassinato de meninos de 8 anos, Steve Branch, Michael Moore e Christopher Byers em 1993. A promotoria definiu devido a natureza dos corpos dos meninos que ele teriam sido mortos como parte de um ritual Satânico.

Contudo, mesmo sendo condenado à morte, um novo DNA produzido em 2010 permitiu que ele entrasse em um pedido de alford. Neste pedido, o réu não admite o ato e afirma inocência, mas admite que existem provas suficientes com as quais a acusação poderia convencer um juiz ou júri a considerar o réu culpado. Mais tarde, em 2011 ele foi liberado. Atualmente, Echols mantém sua inocência, porém ainda luta para limpar seu nome.

Publicidade

Stranger Things é pura fantasia

Stranger Things apresenta história reais?
Imagem: Divulgação/Netflix

Publicidade

A maioria da trama vivida em Stranger Things é pura fantasia. No entanto, histórias como West Memphis Three e outras, inspiraram o criador da série. Exemplos seriam: Camp Hero em Montauk, Long Island, para o Laboratório Hawkins dos irmãos Duffer. O autor Gaten Matarazzo disse em uma entrevista para o Inside of You.

“Iria acontecer em Montauk, Long Island … baseado em um lugar real chamado Camp Hero”,  “Era uma instalação do governo, supostamente era uma coisa do tipo torre de rádio, para comunicações, comunicações de rádio para os militares. E havia rumores de que havia muitos experimentos estranhos e obscuros acontecendo.”. 

MKUltra, um projeto criado pelo governo americano em 1953 que usava LSD para testar os efeitos do controle mental, inspirou fortemente o enredo de Eleven (Millie Bobby Brown). Hopper (David Harbour) menciona o experimento pelo nome na primeira temporada.

Publicidade

Além do mais, na 4ª temporada de Stranger Things, Hopper também fala sobre o Agente Laranja, a mistura de herbicidas usada pelos militares dos EUA durante a Guerra do Vietnã.

Certamente, você também gostar:

Carter: A verdade por trás do filme de sucesso da Netflix

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para mais novidades da série.