Stranger Things: A conspiração real que originou a série da Netflix

Conspiração real originou Stranger Things

- Publicidade -

Quando estreou no catálogo da Netflix no cada vez mais distante ano de 2016, Stranger Things era tida como uma aposta arriscada do serviço de streaming. O investimento, no entanto, valeu e muito a pena: a série não apenas se tornou uma das marcas registradas da Netflix, como um dos maiores fenômenos televisivos do século.

- Publicidade -

Com um roteiro afiado recheado de reviravoltas, personagens carismáticos, reverências à nostalgia dos anos 1980 e dos ícones daquele tempo, como Stephen King e Steven Spielberg, o horror drama venceu dezenas de prêmios internacionais, incluindo o Emmy.

Em fevereiro de 2022, os irmãos Duffer, criadores da série, confirmaram a quinta e última temporada de Stranger Things, que deve ser lançada em 2024. O que muita gente não sabe é que a rica mitologia da série bebe da fonte de muitas conspirações da vida real, incluindo o sinistro Projeto Montauk. Você já ouviu falar dele?

O Projeto Montauk

Essa teoria conspiratória afirma que uma série de experimentos do governo foram conduzidos em crianças sequestradas no Camp Hero, uma agora desativada base militar em Montauk, Nova York.

Matt e Ross Duffer não foram os primeiros a se inspirar na bizarrice do Projeto Montauk.

- Publicidade -

Publicidade

Inclusive, em 2018, os criadores de “Stranger Things” foram processados ​​na Justiça pelo cineasta Charlie Kessler, que alegou no caso que teve “suas ideias roubadas”.

Isso porque Charlie fez um curta-metragem em 2011 chamado “Montauk” – que seria o nome original da série da Netflix antes de uma mudança dos editores. Ao final, o processo de plágio foi retirado.

Enquanto isso, cineastas como Christopher Garetano decidiu tentar chegar ao cerne da teoria da conspiração do Projeto Montauk e se ela pode ser fundamentada ou não.

Quase sem vestígios

Christopher Garetano é o cineasta por trás de um documentário chamado “The Montauk Chronicles”, e ele acredita que há mais no Camp Hero do que se aparenta hoje em dia.

Quando criança, ele chegou a visitar o perímetro mais interno da antiga base militar.

“Eu nem sabia que havia uma base lá. É difícil até mesmo ver a torre do radar atrás da folhagem espessa no verão se você não estiver olhando na direção certa”, disse ele ao jornal The Telegraph. “Mas fui parado por esse guarda e sempre me perguntei o que era aquilo. Foi só quando estava no ensino médio que ouvi falar das lendas.”

Naturalmente, a grande maioria do público deve simplesmente recusar a ideia de que os tipos de experimentos vistos em “Stranger Things” possam ter sido conduzidos na vida real.

Mas, pasme: há casos documentados do governo dos Estados Unidos realizando testes de controle mental até a década de 1970, e relatos como aqueles em “Os Homens que Encaravam Cabras” podem até ajudar a fornecer uma base para provar a existência do tal Projeto Montauk.

- Publicidade -

Ainda assim, “The Montauk Chronicles” não é a única fonte que afirma ter informações privilegiadas sobre o que aconteceu no Camp Hero.

Os supostos experimentos do projeto

Outro projeto, agora literário, “The Montauk Project: Experiments in Time”, conduzido por Preston B. Nichols e Peter Moon é um romance supostamente baseado nos experimentos que ocorreram em Camp Hero, com Nichols alegando que ele realmente trabalhou nas instalações secretas do governo como engenheiro.

O projeto Montauk, visto em Stranger Things
Crédito: Wikimedia Commons

“Como eu digo no livro”, diz Nichols, “você pode acreditar nisso como um fato ou pode acreditar como ficção científica.”

Ao final, ele também falou sobre os experimentos que viu sendo realizados em crianças, descrevendo que esses experimentos “estilhaçavam a mente delas para reprogramá-las como bem quisessem”.

É bem provável que nunca saberemos com certeza o que aconteceu naquelas instalações, mas o fato de haver tantas histórias sobre o Camp Hero sem dúvida só tenderá a alimentar as teorias da conspiração sobre a base nos próximos anos. E se depender de Stranger Things, a aura “esquisita” daquele lugar continuará a arrepiar os telespectadores.

Certamente, você também vai gostar:

> Vermelho, Branco e Sangue Azul 2: Filme terá continuação?