
Sons Of Anarchy: Por que Jax foi morto no final da série
O real motivo que Jax foi morto em Sons of Anarchy
- Publicidade -
Depois de muitos altos e baixos no clube e várias tragédias pessoais, o final de Sons of Anarchy contou com a morte de Jax Teller. Contudo, muitos fãs ainda estão se perguntando por que Jax se matou. Em 2008, os espectadores foram levados a uma pequena cidade da Califórnia para conhecer um clube de motociclismo e seus diversos conflitos.
- Publicidade -
Criada por Kurt Sutter, Sons of Anarchy foi muito bem recebido desde o início, com a crítica elogiando seu tom, temas e atuações do elenco principal. Isso lhe permitiu viver por um total de sete temporadas, chegando ao fim em 2014. Mesmo se passando quase 10 anos, ainda é persistente a questão do motivo pelo qual Jax se matou.
A série cobre a vida e a morte de Jackson “Jax” Teller, vice-presidente do clube de motociclismo. A série começa quando Jax encontra um manifesto escrito por seu falecido pai, John Teller, um dos membros fundadores. Neste, ele compartilha sua visão para o clube.
Esta descoberta leva Jax a questionar a trajetória e a história do clube. Bem como, seus relacionamentos, sua família e ele mesmo. Mas no final, depois de tudo que ele passa pelo bem do clube e de sua família, seus planos para o futuro do clube não saiu como esperado. Logo, ele conseguiu um final apropriado no final de Sons of Anarchy.
O final de Jax em Sons Of Anarchy
Quando os telespectadores conheceram Jax, ele era o vice-presidente do clube. Mas à medida que aprendia mais sobre a história do SAMCRO, ele descobriu muitos segredos obscuros relacionados à sua família. Jax assumiu a presidência do Sons of Anarchy quando soube que Clay estava envolvido na morte de John.
- Publicidade -
Afinal, este era o momento que ele esperava, pois queria usar as ideias de seu pai para dar um futuro melhor ao clube. Mais importante ainda, o que Jax queria era que a SAMCRO saísse do negócio de armas e se tornasse “legítima” com outros negócios.
No final da série, depois de vários obstáculos (a maioria deles pessoais), Jax não conseguiu cumprir seus planos. Depois de matar o presidente do clube de Nevada, Jury White (Michael Shamus Wiles), Jax teve que encontrar o Sr. Mayhem conforme estabelecido pelas regras do clube.
No final, seus irmãos do clube não conseguiram e deixaram Jax se matar na estrada, semelhante à morte de seu pai. Mas por que Jax se matou? Por mais dolorosa que tenha sido a morte de Jax, foi a melhor maneira que Sons of Anarchy poderia ter terminado e, em última análise, a única maneira também.
Por que Jax foi morto no final da série?
Kurt Sutter esteve muito ativo nas redes sociais durante a quarentena e reservou um tempo para responder todos os tipos de perguntas dos fãs. Entre eles estava um dos principais motivos pelos quais Jax se matou. Ele não poderia viver sem sua esposa, Tara (Maggie Siff), que foi morta na 6ª temporada por Gemma (Katey Sagal), a mãe de Jax.
A morte de Tara foi um gatilho no arco de Jax, já que ele fez da vingança a prioridade do clube. Mas graças às mentiras de Gemma, ele acabou matando muitas pessoas inocentes e prejudicando os vínculos da SAMCRO com outras entidades e clubes.
Sutter respondeu que “ muitas coisas foram levadas em consideração nessa decisão fatídica ”, entre elas a morte de Tara. Contudo, no final, tratava-se de acabar com “ a linhagem de Tellers sendo associada à vida fora da lei ” e seus filhos não seguindo seu caminho.
Em uma entrevista à EW em 2014, o produtor executivo de Sons of Anarchy, Paris Barclay, explicou que eles estavam escrevendo uma tragédia, e que “sempre foi uma tragédia no sentido shakespeariano ou grego ”, então a série sempre se dirigiu para o fim trágico da anarquia.
Assim, eles sempre souberam que Jax não teria um final feliz ao lado de seus filhos.
- Publicidade -
A verdadeira inspiração de Sons of Anarchy
É importante notar que uma das inspirações de Sutter a série foi Hamlet de William Shakespeare. Isso fica bastante claro quando se olha para trás na história (com o próprio Jax Teller representando Hamlet), e até mesmo Barclay fez referência a isso ao explicar que “ nas tragédias, geralmente o herói morre.”

Por outro lado, e mais do ponto de vista do público do que do criador, a morte de Jax teve que acontecer para que seus sonhos para a SAMCRO pudessem ser realizados, que foi o que aconteceu na série spinoff Mayans MC, onde o atual presidente do Sons of Anarchy, Filip “Chibs” Telford (Tommy Flanagan), finalmente chegou a um acordo onde o clube foi efetivamente retirado do negócio de armas.
No final das contas, a única maneira de o fim da série ter acontecido foi com a morte de Jax Teller. Afinal, ele já havia perdido a maioria de seus entes queridos e colocado o clube em problemas maiores que acabariam afetando seus filhos também.
Então, você concorda com a morte na série?