Sons of Anarchy: A verdade sobre Jax e o motociclista que originou o personagem
O motociclista que originou o personagem de Jax em Sons of Anarchy
As histórias vistas ao longo da série são fictícias, mas o personagem de Charlie Hunnam em Sons of Anarchy teve inspiração em um motociclista da vida real. Charlie conheceu o motociclista enquanto ele se preparava para interpretar Jax Teller.
Ele liderou Sons of Anarchy do começo ao fim. Jax também passou por uma grande jornada que o levou à esperança da SAMCRO de mudar sua história e levá-los a um novo caminho, para o homem que quase destruiu o clube em que cresceu.
O arco de Jack na série não se basea em uma história verdadeira e leva muitos elementos de Hamlet, de William Shakespeare. Inclusive, essa inspiração chegou a ser confirmada. Mas o personagem de Charlie fortemente se baseou em um motociclista real que ele conheceu de várias outras maneiras importantes.
Falando ao The Huffington Post em 2015, os repórteres chegam a questionar Hunnam se ele passou algum tempo com motoclubes de verdade. E ele compartilhou que passou muito tempo com um clube em particular durante o período de ensaio inicial de Sons of Anarchy. Charlie conheceu o verdadeiro Jax Teller nesta cidade.
Jax se inspirou em um motociclista em Sons of Anarchy
Hunnam explicou que viajou para Oakland antes da 1ª temporada de Sons of Anarchy começar a filmar. Por lá, ele começou a sair de um clube muito conhecido que tem uma ampla presença em Oakland. O suficiente para ter uma ideia de como se parece a vida de um membro de um clube de motociclismo.
Uma vez lá, ele conheceu um membro do clube de 22 anos que, segundo Charlie, “era Jax Teller”. Seu pai estava no clube, ele esteve nele toda a sua vida também. E ele era o herdeiro aparente. Hunnam passou a descrever o motociclista não identificado como alguém que tinha uma presença incrível.
Ele era como um bandido da velha escola, um cowboy, mas nos dias modernos. Infelizmente, o jovem motociclista também teve um destino semelhante ao de Jax de Sons of Anarchy, pois segundo Charlie, ele foi morto uma semana após o ator deixar Oakland. Hunnam herdou seu colar, que guarda como uma forma de lembrar do jovem.
O motociclista teve tanto impacto no ator que ele baseou tudo sobre Jax nele. Desde os jeans e os sapatos que usava até os maneirismos. Jax como pessoa teve como fonte de inspiração um motociclista da vida real de Oakland.
Mas sua jornada resultou de uma história original com toques de Shakespeare, e por isso é igualmente sombrio e interessante que Jax e sua versão da vida real acabam tendo o mesmo destino. Especificamente, como Jax planejou sua morte no final de Sons of Anarchy.
Difícil imaginar o quão diferente Jax da série teria sido se Charlie não tivesse conhecido aquele jovem motociclista. Mas essa experiência certamente acrescentou muito mais realismo e emoção a Jax.
Motociclista reais do Hells Angels participaram de Sons of Anarchy
Não apenas o personagem de Charlie na série teve como fonte uma pessoa real, mas a série também escalou vários membros da vida real do clube Hells Angels. Isso foi feito para preservar a autenticidade da história.
David Labrava, Rusty Coones, Chuck Zito e Ralph “Sonny” Barger, todos apresentados na série, desempenharam papéis de destaque variáveis ao longo das 7 temporadas. Trata-se não apenas de um detalhe divertido sobre Sons of Anarchy.
Mas também ilustra o alto nível de comprometimento do seriado em retratar a vida dos membros do motoclube com a maior precisão possível. O elenco de Hells Angels e o tributo de Charlie a Jax Teller da vida real que ele conheceu são fortes exemplos dessa dedicação à verossimilhança.
Jax teve inspiração não apenas em motociclistas da vida real
Muitos traços de caráter individuais de Jax Teller basearam-se em uma pessoa da vida real. Entretanto, seu arco geral teve inspiração em um personagem literário clássico, o Hamlet de Shakespeare.
Como Hamlet, Jax também herda um reino (o SAMCRO) e passa a suspeitar que seu padrasto matou seu pai em Sons of Anarchy. Ele fica cheio de dúvidas sobre como deve agir nesta situação.
O manifesto de Thomas desempenha o papel do fantasma do pai de Hamlet, ao lado de outras contrapartes de Hamlet. Claro, também houveram muitas divergências da história de Shakespeare. Mas no final das contas, Jax tem o mesmo destino que Hamlet: obter sua vingança, mas à custa de muitas vidas, incluindo a sua própria.
A série combinou o drama de Shakespeare de forma convincente com a cultura do motociclismo da vida real, incluindo o homem que deu origem a Jax.
Certamente, você também vai gostar:
> Vikings: O que havia de errado com o bebê Baldur (e por que Ivar o matou)
Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série. (Via ScreenRant)