Sons of Anarchy: A verdade sobre Jax e o motociclista que originou o personagem

O motociclista que originou o personagem de Jax em Sons of Anarchy

- Publicidade -

As histórias vistas ao longo da série são fictícias, mas o personagem de Charlie Hunnam em Sons of Anarchy teve inspiração em um motociclista da vida real. Charlie conheceu o motociclista enquanto ele se preparava para interpretar Jax Teller.

- Publicidade -

Ele liderou Sons of Anarchy do começo ao fim. Jax também passou por uma grande jornada que o levou à esperança da SAMCRO de mudar sua história e levá-los a um novo caminho, para o homem que quase destruiu o clube em que cresceu.

O arco de Jack na série não se basea em uma história verdadeira e leva muitos elementos de Hamlet, de William Shakespeare. Inclusive, essa inspiração chegou a ser confirmada. Mas o personagem de Charlie fortemente se baseou em um motociclista real que ele conheceu de várias outras maneiras importantes.

Falando ao The Huffington Post em 2015, os repórteres chegam a questionar Hunnam se ele passou algum tempo com motoclubes de verdade. E ele compartilhou que passou muito tempo com um clube em particular durante o período de ensaio inicial de Sons of Anarchy. Charlie conheceu o verdadeiro Jax Teller nesta cidade.

- Publicidade -

Jax se inspirou em um motociclista em Sons of Anarchy

Hunnam explicou que viajou para Oakland antes da 1ª temporada de Sons of Anarchy começar a filmar. Por lá, ele começou a sair de um clube muito conhecido que tem uma ampla presença em Oakland. O suficiente para ter uma ideia de como se parece a vida de um membro de um clube de motociclismo.

- Publicidade -

Publicidade

Uma vez lá, ele conheceu um membro do clube de 22 anos que, segundo Charlie, “era Jax Teller”. Seu pai estava no clube, ele esteve nele toda a sua vida também. E ele era o herdeiro aparente. Hunnam passou a descrever o motociclista não identificado como alguém que tinha uma presença incrível.

Ele era como um bandido da velha escola, um cowboy, mas nos dias modernos. Infelizmente, o jovem motociclista também teve um destino semelhante ao de Jax de Sons of Anarchy, pois segundo Charlie, ele foi morto uma semana após o ator deixar Oakland. Hunnam herdou seu colar, que guarda como uma forma de lembrar do jovem.

O motociclista teve tanto impacto no ator que ele baseou tudo sobre Jax nele. Desde os jeans e os sapatos que usava até os maneirismos. Jax como pessoa teve como fonte de inspiração um motociclista da vida real de Oakland.

- Publicidade -

Mas sua jornada resultou de uma história original com toques de Shakespeare, e por isso é igualmente sombrio e interessante que Jax e sua versão da vida real acabam tendo o mesmo destino. Especificamente, como Jax planejou sua morte no final de Sons of Anarchy.

Difícil imaginar o quão diferente Jax da série teria sido se Charlie não tivesse conhecido aquele jovem motociclista. Mas essa experiência certamente acrescentou muito mais realismo e emoção a Jax.

Motociclista reais do Hells Angels participaram de Sons of Anarchy 

- Publicidade -

Não apenas o personagem de Charlie na série teve como fonte uma pessoa real, mas a série também escalou vários membros da vida real do clube Hells Angels. Isso foi feito para preservar a autenticidade da história.

David Labrava, Rusty Coones, Chuck Zito e Ralph “Sonny” Barger, todos apresentados na série, desempenharam papéis de destaque variáveis ao longo das 7 temporadas. Trata-se não apenas de um detalhe divertido sobre Sons of Anarchy.

Mas também ilustra o alto nível de comprometimento do seriado em retratar a vida dos membros do motoclube com a maior precisão possível. O elenco de Hells Angels e o tributo de Charlie a Jax Teller da vida real que ele conheceu são fortes exemplos dessa dedicação à verossimilhança.

- Publicidade -

Jax teve inspiração não apenas em motociclistas da vida real

Sons of Anarchy: A verdade sobre Jax e o motociclista que originou o personagem
Imagem: Divulgação/Star +

Muitos traços de caráter individuais de Jax Teller basearam-se em uma pessoa da vida real. Entretanto, seu arco geral teve inspiração em um personagem literário clássico, o Hamlet de Shakespeare.

Como Hamlet, Jax também herda um reino (o SAMCRO) e passa a suspeitar que seu padrasto matou seu pai em Sons of Anarchy. Ele fica cheio de dúvidas sobre como deve agir nesta situação.

O manifesto de Thomas desempenha o papel do fantasma do pai de Hamlet, ao lado de outras contrapartes de Hamlet. Claro, também houveram muitas divergências da história de Shakespeare. Mas no final das contas, Jax tem o mesmo destino que Hamlet: obter sua vingança, mas à custa de muitas vidas, incluindo a sua própria.

A série combinou o drama de Shakespeare de forma convincente com a cultura do motociclismo da vida real, incluindo o homem que deu origem a Jax.

Certamente, você também vai gostar:

> Vikings: O que havia de errado com o bebê Baldur (e por que Ivar o matou)

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série. (Via ScreenRant)