Sombra e Ossos: O que aconteceu com a dobra?

Como a dobra foi destruída em Sombra e Ossos

- Publicidade -

Sombra e Ossos, da Netflix, é diferente de outros mundos de fantasia por vários motivos. As habilidades dos Grishas não são exatamente mágicas, e a cultura é inspirada na Rússia, e não no típico cenário de fantasia da Inglaterra medieval.

- Publicidade -

Mas talvez a maior coisa que torna o mundo único seja a gigantesca linha de sombra que atravessa o país de Ravka. Conhecido como Unsea, Shadow Fold e, mais comumente, Fold, essa característica geográfica desempenha um papel fundamental em Sombra e Ossos.

Ele molda Ravka e os personagens que vivem lá. Com a divisão que representa e as muitas pessoas que perderam seus entes queridos para a Dobra das Sombras, não é surpresa que todos se ressentem disso. Cortando o meio do país e separando o leste e o oeste de Ravka.

Assim, a Dobra é feita de pura sombra, e a escuridão móvel e tangível é o lar dos mortais volcras, que não podem deixar as sombras, mas comem qualquer um que encontrem em seus domínios em Sombra e Ossos.

- Publicidade -

Por o comércio é interrompido em Sombra e Ossos

Isso interrompe o comércio, pois a maior parte de Ravka é isolada do Mar Verdadeiro e separa as famílias em Sombra e Ossos. Contornar a Dobra é impossível, pois ela encontra as fronteiras de Ravka e o país não é amigável com as nações vizinhas. Mas cruzar a Dobra é difícil, geralmente feito em um esquife dirigido por Grishas Squallers, embora alguns tenham encontrado caminhos alternativos.

- Publicidade -

Publicidade

Trazer luz para a Dobra só atrai os volcras, então a travessia deve ser feita na escuridão quase total. Muitas pessoas perdem suas vidas no processo de ir e vir. Mas, na 2ª temporada, a Dobra se torna mais mortal.

E, a partir da 2ª temporada, a Dobra está se expandindo, engolindo as cidades vizinhas e causando destruição geral. À medida que a ameaça cresce e Ravka se encontra em guerra com o Darkling em Sombra e Ossos, há mais pressão sobre Alina Starkov (Jessie Mei Li) para usar seus poderes de invocação do sol para destruir a Dobra, mas ela não sabe como.

Em Sombra e Ossos quem criou o Fold e por quê?

- Publicidade -

Todo mundo sabe que a Dobra foi criada pelo Black Heretic, um invocador das sombras que se tornou inimigo do rei. Mas apenas alguns percebem que o Black Heretic e o atual general Kirigan são o mesmo. Certa vez, quando era muito mais jovem, o Darkling criou a Dobra, acreditando que isso protegeria a si mesmo e a seus companheiros Grishas.

Os Grishas estavam sendo caçados e sua pequena comunidade não tinha para onde fugir. Os homens do rei estavam atrás do Darkling em particular, então ele fez uma escolha precipitada em Sombra e Ossos. Usando merzost, o Darkling tentou transformar os soldados em seu próprio exército.

Contudo, o feitiço deu muito errado, criando a Dobra das Sombras e transformando os soldados em volcras. Merzost é notoriamente arriscado, imprevisível e sempre tem um preço. Portanto, não está claro se o Darkling pretendia criá-lo em primeiro lugar.

- Publicidade -

Mas, depois disso, o Darkling não conseguiu desfazer o que havia feito, e a sombra consumiu a outrora exuberante terra. Desde então, a Dobra tem assombrado Ravka por centenas de anos e, embora eles tenham aprendido a conviver com ela, ela ainda cria problemas para Ravka.

Então, eles esperam que um Sun Summoner derrube a Dobra, e muitos parecem acreditar que Alina será a única a fazê-lo em Sombra e Ossos.

The Fold está crescendo na 2ª temporada

- Publicidade -

Na 2ª temporada, o Fold é mais uma ameaça do que antes, pois está ficando maior. Por centenas de anos, tem estado estável, mas em seu confronto final na 1ª temporada, o Darkling usa o amplificador Stag de Morozova para usar os poderes de Alina e expandir a Dobra.

As sombras engolem a cidade de Novokribirsk, que ficava do lado de fora da Dobra. A maioria dos residentes de Novokribirsk foi morta pela Dobra e suas volcras, embora alguns tenham escapado. Este ataque foi uma demonstração do poder do Darkling, uma expansão direta e intencional.

No entanto, apenas o fato de que pode crescer é assustador o suficiente para qualquer pessoa próxima, mas não para por aí. Após esse surto inicial, a Dobra continua a se expandir em Sombra e Ossos. Alina vê isso primeiro em seus sonhos, mas acreditando que o Darkling está morto, ela não acredita.

No entanto, enquanto viaja, Alina encontra refugiados de Ravka que a informam sobre o crescimento da Dobra. A sombra que se espalha desloca as pessoas que vivem em suas margens, forçando-as a fugir ou morrer. O Darkling sobreviveu às volcras na Dobra.

Ele escapou e agora é inimigo de Ravka. Ainda conectado a Alina, ele tem o mesmo poder necessário para mover a Dobra para Novokribirsk, e o tem usado. Às vezes ele se move rapidamente, engolindo áreas inteiras, enquanto outras vezes, cresce apenas um pouco, mas o povo Ravkan fica com medo.

Com a Dobra representando uma ameaça maior do que nunca, Alina precisa agir rapidamente para destruí-la, mas ela ainda não tem o poder.

Como a dobra foi destruída e quem fez isso?

Sombra e Ossos: O que aconteceu com a dobra?
Imagem: Divulgação/Netflix

Na 2ª temporada de Sombra e Ossos, Alina e seus aliados partiram para destruir a Dobra, agora com uma necessidade mais imediata do que antes. No entanto, Alina não era forte o suficiente no final da 1ª temporada. Ela decide procurar mais amplificadores de Morozova para aumentar seus poderes.

Ela ganha o grilhão do chicote do mar e descobre que Mal Oretsev ( Archie Renaux) é o pássaro de fogo, embora ela se recuse a matá-lo. Quando o tempo parece ter acabado, Alina e seus amigos entram na Dobra para lutar contra o Darkling novamente.

Durante o confronto, Mal é morto e Alina une o poder dos três amplificadores. Finalmente, ela consegue derrubar a Dobra com uma explosão de luz de sua mão. No entanto, o Fold não será esquecido rapidamente. Embora em Sombra e Ossos a Dobra das Sombras tenha desaparecido, há uma faixa de terra devastada em Ravka.

A Dobra foi destruída, mas não curada, pois deixou cicatrizes na terra e nas vidas daqueles que perderam entes queridos. Após gerações de divisões, Ravka está unida, mas resta aos personagens descobrir como é o país sem a Dobra.

Certamente, você também vai gostar:

>A Baleia: Onde assistir o filme em streaming?

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil para não perder nada da série. (Via Collider)