Smallville: Maior erro da série foi com regra importante
Smallville errou em determinar regras para Clark
A regra mais importante de Smallville, sem voo, sem uniforme, acabou se tornando o maior problema da série. Ficou claro desde o início pelos criadores da série que ela era estritamente sobre Clark se tornar o Superman. Não importa quanto tempo durou a série de Superman, Clark completando sua evolução para o Homem de Aço antes do final da série nunca esteve em pauta.
Para os que estavam por trás da série, o personagem de Tom Welling não ser totalmente o Superman significava principalmente duas coisas: Clark não podia voar e certamente não usaria o famoso traje. Smallville chegou a abrir algumas brechas quando o assunto era voar.
No entanto, na maioria das vezes eles seguiram essas duas regras religiosamente. Apesar de ter durado 10 anos, a série permaneceu fiel a sua promessa original e impediu Clark tanto de voar quanto de vestir o traje até o episódio final da série.
E vale a pena lembrar que havia um lado negativo disso em Smallville, principalmente por ser tão inflexível com essas duas regras.
Smallville não justificou a jornada de Clark levando 10 anos
Clark ficou de castigo e não ter uma identidade de super-herói era compressível durante a primeira metade da série. Afinal de contas, Smallville começou como uma série sobre Clark Kent adolescente, enfrentando as responsabilidades que vem com as suas habilidades.
Mas à medida que Clark cresceu e amadureceu, as expectativas em relação a ele mudaram constantemente. Na maioria das interpretações da história de Superman, Clark embarca no caminho para se tornar o super-herói depois do ensino médio.
É neste período que ele começa a treinar com Jor-El. Mas, ao invés de seguir nessa direção, a série encontrou outras coisas para Clark fazer, ano após ano. Quanto mais isso durava, mais difícil se tornava para a série ignorar que a transformação de Clark em Superman parecia propositalmente atrasada.
À medida que o desenvolvimento do seu personagem permanecia estagnado em Smallville, outras pessoas em sua vida reconheciam abertamente sua falta de progresso. Na 6ª temporada, Oliver Queen (Justin Hartley) chama a atenção de Clark por ele passar a maior parte do tempo na fazenda.
Na 7ª temporada, Lana Lang (Kristin Kreuk) se culpou por Clark não sair de casa e fazer mais para ajudar o mundo.
Clark não voar não faz sentido para Smallville
Da mesma forma, a série falhou em justificar adequadamente a incapacidade de Clark voar durante as 10 temporadas. Clark desenvolvendo seus poderes kryptonianos foi um processo que levou anos, e a maneira como isso foi acontecendo funcionou bem, até certo ponto.
Nos primeiros anos de Smallville, Clark desenvolveu pelo menos um novo poder a cada temporada. Fazia sentido na época que sua habilidade principal fosse deixada para o final da série para que ela fosse a cereja do bolo, digamos assim. Mas a série manteve essa “dificuldade” alegando que Clark não estava pronto para voar ainda.
O interessante disso é que seus colegas kryptonianos não sofriam com as mesmas limitações. O general Zod e os três visitantes kryptonianos que aparecem na estreia da 5ª temporada imediatamente aprenderam a voar logo após a sua exposição ao sol amarelo.
Seus históricos como soldados e sua disciplina mental podem explicar este fato. Entretanto, o que tornou esse problema mais evidente foi o retorno de Supergirl na 10ª temporada de Smallville. Kara, que não acordou da animação suspensa e só descobriu suas habilidades na 7ª temporada, já estava voando antes que o próprio Superman pudesse.
A série contou a maior parte da história do Superman antes do final
Como o co-criador da série, Alfred Gough, certa vez admitiu, eles eram “escravos da regra” sem voos, sem uniforme até o fim da série. As histórias que a série deu a Clark entre a 6ª e 10ª temporada ressaltam que a série estava segurando Clark.
Por exemplo, na 6ª temporada o público viu Clark ajudar o Arqueiro Verde a formar a Liga da Justiça. Na 8ª temporada de Smallville ele foi trabalhar para o Planeta Diário, onde se torna um super-herói e começa seu romance com Lois Lane.
Durante esse anos, ele lutou com vários vilões de Superman da DC Comics, incluindo Brainiac, General Zod, Doomsday, Bizarro e, claro, Lex Luthor. Isso quer dizer que quando a série terminou, Clark já tinha experimentado boa parte da história de Superman nos quadrinhos, embora sem realmente se tornar o Homem de Aço.
Quando a série começou a se basear fortemente nos principais eventos da vida de Superman, ficou evidente que a série estava em um ponto que ele já deveria ser 100% o Superman.
Como resultado, havia sempre a sensação que isso ainda não tinha acontecido por conta dessa regra de Smallville, e não pela narrativa em si. Até o fim, eles continuaram insistindo que Clark ainda estava no caminho para cumprir o seu destino. Mas a bem da verdade é que ele já tinha feito isso há tempos.
Certamente, você também vai gostar:
> Jung E: Por que Kim Sang-Hoon usa tanto colírio
Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da sua série favorita. (Via ScreenRant)