Publicidade

Sintonia: A verdade sobre a série da Netflix. É uma história real?

Sintonia é baseada em uma história real ? Descubra

Sintonia retornou à Netflix mostrando todo o seu potencial. A série brasileira, focada no drama criminal e criada por Kondzilla. Sua principal característica é a verdade nua e crua das ruas paulistas. Assim, a série foca em três adolescentes de uma favela em São Paulo. 

Publicidade

Dessa forma, Sintonia mostra cada um com um ponto de vista diferente na vida e lutando para perseguir seus sonhos. Mas, ao mesmo tempo, precisam tentar sobreviver. Desde quando foi lançada, em 2019, a série sempre recebeu críticas favoráveis à seu respeito.

Grande parte dos elogios partiram da infusão da história na cultura, música e religião brasileira. Ao mesmo tempo, aborda o outro lado da moeda, como atividades criminosas, em especial o tráfico de drogas. Certamente, muitas das influências do mundo real são apontados no enredo. 

Por isso, principalmente os fãs brasileiros, questionam se, a história de Sintonia é real. Pois bem, se você também tem essa pergunta em mente, aqui está o que você precisa saber. 

Publicidade

Sintonia é baseado em uma história real?

Indo direto ao ponto, a resposta é Não. Sintonia não é baseada em uma história real. A série foi desenvolvida a partir de um conceito original de Kondzilla. Konrad Cunha Dantas é o maior produtor de funk nacional. Aliás, sua fama veio através da produção de clipes para o funk brasileiro e Latino-americano.

Publicidade

Seus clipes sempre foram focados no tom de vida nas favelas e guetos da periferia de cidades como São Paulo. O objetivo de Konrad é mostrar que nem sempre, é fácil para os jovens ganhar a vida na maior cidade do País. Assim através da série, ele retrata a luta destes indivíduos. 

Assim, Kondzilla surgiu com a ideia de três amigos que queriam comprar tênis caros. Inicialmente, a ideia era que a série fosse um curta-metragem. Mas, depois que os produtores Rita Moraes e Felipe Braga conheceram a história, discutiram o conceito e optaram em transformar em uma série de televisão. 

Os três temas principais de Sintonia sempre foram música, religião e crime. A representação de seus três protagonistas, Doni, Rita e Nando, respectivamente, está clara. A série explora esses elementos e demonstra a pedra angular das comunidades que vivem nas favelas. 

Publicidade

A parte real da série

Um dos principais protagonistas da série, o ator Jottapê, que vive Doni é um MC em São Paulo. O ator reprisa alguns eventos que vive no dia a dia da sua vida como cantor. Com isso, contribui significativamente para a trilha sonora pesada do programa. 

Publicidade

Por outro lado, o personagem de Nando se junta a uma cadeia criminosa. Embora nunca tenha sido afirmado, tudo indica que o grupo criminoso seja inspirado no Primeiro Comando da Capital, o PCC. Por sua vez, o PCC é uma organização criminosa da vida real que opera principalmente fora de São Paulo.

Aproveite para ler:

Publicidade

>Sintonia, 4 ª Temporada na Netflix: Tudo o que sabemos até o momento

Assim como em Sintonia, o grupo está envolvido no tráfico de drogas e outras atividades ilegais. O enredo da série é essencialmente uma jornada de amadurecimento de três indivíduos cujas vidas são definidas pelas escolhas que fazem. Mas, acima de tudo, pelo ambiente que viveram toda a vida. 

As periferias das cidades, moldam cada um deles que, desejam uma vida melhor, mas tem poucos recursos para isso. Em uma última análise, podemos dizer que a série é totalmente fictícia. O que vemos de real é a proximidade entre o espírito de vida e o ambiente cultural nas favelas.

A narrativa é emocionalmente ressonante e tem um apelo mais amplo. Certamente, isso é devidos seus personagens terem sido cuidadosamente selecionados. Isso faz com que os espectadores notem as duras realidades da vida. 

Publicidade

O futuro de Sintonia

Sintonia é inspirada em uma história real
Imagem: Divulgação/Netflix

A 3ª temporada de Sintonia estreou há poucos dias na Netflix. Contudo, a temporada vem sendo elogiada como uma das melhores até então. Ainda assim, a Netflix não determinou qual será seu futuro, embora pareça questão de tempo.

Publicidade

Outro ponto é que, a série terminou de forma aberta. Isso significa que os criadores planejaram que a trama continue. De qualquer forma, precisaremos aguardar para ver qual será o retorno dos personagens.

Então, você está ansioso pelo futuro de Sintonia? Aproveite para assistir:

Publicidade

Certamente, você também vai gostar:

>The Boys: revelada a previsão de estreia da 4ª temporada no Prime Video

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, incluindo via Youtube.