Silverton: Cerco Fechado: A verdade por trás do filme da Netflix

Silverton: Cerco Fechado é baseado em uma história real? Descubra

- Publicidade -

Silverton: Cerco Fechado acaba de chegar no catálogo da Netflix, e traz o diretor sul-africano Mandla Dube, na estreia da direção. Desde o início, o filme apresenta uma impactante história de drama de ação histórico.

- Publicidade -

A história de Silverton: Cerco Fechado, gira em torno de MK Cadres Khumalo, Aldo e Terra, que invedem um banco – queimando dinheiro e intimidando reféns. Tal Fato ocorre após uma missão de bombardear um depósito de petróleo dá errado.

Quando tudo falha e a chance de fuga parece pequena, os guerrilheiros tentam transfromar a situação de sequestro de refés em um movimento. A jornada do filme é dinâmica e cerebral e certamente, foi isso que levou o filme rapidamente ao Top 10 da Netflix. 

Como a trama possui diversos temas complexos, muitos dos espectadores questionam se a história de Silverton: Cerco Fechado é real. Pois bem, vamos descobrir.

- Publicidade -

Silverton: Cerco Fechado é baseado em uma história real?

Respondendo de forma rápida, sim, Silverton: Cerco Fechado, no entanto, somente em partes. No final, o filme revela que a história do filme se inspira em eventos reais que ocorreram em janeiro de 1980. O fato ocorreu no subúrbio a leste de Pretória. 

- Publicidade -

Publicidade

Essa foi a primeira experiência de Mandlakayise Walter Dube à frente de um filme. O longa foi produzido a partir de um roteiro de Sabelo Mgidi, que também estreou no filme. Portanto, o tratamento e a história parecem inovadores, embora o filme repita vários filmes de assalto e ação. 

O ambiente terapêurico vem então da capacidade do filme em adaptar a história de lutas de classes e etnias de uma forma suave. Enquanto trabalhava no roteiro, Mgidi aparentemente se inspirou no histórico incidente de Silverton, que ocorreu na manhã de janeiro de 1980. 

Silverton: Cerco Fechado segue a maioria das especificidades do incidente, mas muda os nomes dos assaltantes. Na data mencionada, os combatentes do MK Stephen Mafoko, Humphrey Makhubo e Wilfred Madela planejavem um ataque ao depósito de petróleo perto de Mamelodi. 

- Publicidade -

No entanto, aos poucos eles percebem que a polícia os estavam seguindo. As coisas então mudaram de rota e foram para uma agnência do Volkskas Bank. No processo, os liberacionistas do MK mantiveram 25 reféns civis no andar térreo do banco e saíram com suas demandas. 

Como resultado, seguiu-se um impasse de seus horas de duração. As exigências dos sequestradores, assim como o filme foram variados, pedindo cerca de 100 mil em dinheiro, bem como, uma passagem segura para Maputo de Avião.

Exigência por Nelson Mandela

- Publicidade -

Outro ponto que Silverton: Cerco fechado aborda de forma real foi um pedido em função de Nelson Mandela. Na época, ele cumpria pena de prisão perpétua, desde 1964, e os membros do MK exigiram sua libertação. Mandela estava preso na infernal prisão de Robben Island sob a acusação de sabotagem. 

A exigência de falar com o presidente do Estado Vorster e, por sua vez, libertar Mandela acabaria por desencadear o movimento Mandela Livre, causando uma onda pelo país.

Parte de Silverton: Cerco Fechado é ficção

- Publicidade -

Silverton: Cerco Fechado é baseado em uma história real
Imagem: Divulgação/Netflix

O final de Silverton: Cerco Fechado entra no reino da ficção. Afinal, não se esforça muito para aderir a história. Na realidade, o primeiro tiro da cena é ouvido apenas às 19:05. Por sua vez, no filme mostra que Terra atira em Aldo. Embora o filme coloque os rebeldes uns contra os outros, a verdade é que a polícia matou Humphrey Makhubo e Wilfred Madela.

Além disso, embora negada por um personagem do filme, parece que havia outras saídas pelos fundos. Portanto, foi por essa saída que os funcionários escaparam e a polícia entrou. Oficialmente, Stephen Mafoko foi a única pessoa da equipe que lutou.

Aliás, ele conseguiu fazer um verdadeiro escarcéus, usando granadas de mão. Como o filme sugere, dois reféns morreram, no entanto, em circustâncias completamente diferentes. Valeria Anderson, que aparentemente foi ferida pela granada de Mafoko. Com isso, morreu no local. 

Outra refém que morreu em Silverton: Cerco Fechado, é Anna de Klerk, porém, no hospital. Por isso, podemos considerar que o filme possui vários fatos vistos em histórias reais, no entanto, mistura realidade e ficção. 

Então, você já assistiu ao filme?

Certamente, você também vai gostar:

>Nova La Casa de Papel ganha data de estreia na Netflix

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, também via Youtube