Elas são bruxas ? Entenda o final de Silenciadas, filme da Netflix

Entenda o final de Silenciadas, da Netflix

Continua após publicidade

O ambicioso drama espanhol de Pablo Aguero, ‘Silenciadas’ (também conhecido como ‘Akelarre’), transporta o espectador para um capítulo sombrio da história da Inquisição Espanhola. Uma história envolvente brilhantemente contada com fotografia cativante e hinos folclóricos fascinantes, ‘Silenciadas’ é um filme de período de queima lenta que deixará uma marca indelével na mente de seu público.

Situado nos primeiros dias do século XVII, o filme nos leva à região basca do norte da Espanha, onde um julgamento de bruxa está em andamento quando seis garotas são vítimas dos esquemas supersticiosos da monarquia ortodoxa de Felipe III.

Atento a pequenos detalhes estruturais, surpreendentemente fresco e altamente simbólico em sua representação de dogmas impostos à feminilidade, o filme é mais sobre a libertação da vida do que seu aprisionamento. O filme termina com uma nota ambígua, deixando alguns fios da narrativa para as especulações dos espectadores. 

No processo, o filme consegue misturar o real e o sobrenatural de uma forma que apenas restabelece a crença nos contos populares e na feitiçaria, em vez de descartá-los como frutos da imaginação. Se você está se perguntando como a narrativa do filme chega ao seu desfecho, tentaremos quebrar os desenvolvimentos narrativos para você.

Silenciadas: As irmãs são bruxas mesmo ?

Se você está esperando ver bruxas acenando com suas varinhas e montando suas vassouras, Silenciadas irá decepcioná-lo. A história diz que Ana e suas irmãs são injustamente acusadas de serem bruxas e nem mesmo sabem por que são mantidas em cativeiro. Enquanto a mente imaginativa de Katalin quase acredita em bruxaria, o resto das meninas ridicularizam essas crenças e provocam os guardas.

Mesmo quando alguns deles são abusados ​​e agredidos, eles permanecem juntos e permanecem esperançosos até o fim. Eles conseguem manter os juízes sob controle com o fascínio do sábado proibido para as bruxas, e encenam todo o ritual diante deles.

Embora o ritual pareça perfeitamente convincente, ao qual o juiz Rostegui atestaria sua fé, é muito provavelmente uma invenção. Os hinos que as meninas cantam em uníssono parecem estar mais enraizados nas práticas do paganismo do que nos rituais “blasfemos” de bruxaria. 

É mais provável que as bruxas sejam uma invenção da Inquisição Cristã ortodoxa, que busca erradicar o rico repositório de culturas heterogêneas que habitam a Espanha provinciana. Embora provavelmente não existam bruxas, existe uma imponente divindade patriarcal, ainda mais no contexto da Espanha do início do século XVII. E quando o juiz Consejero suspeita que o dialeto local é satânico, sabemos que ele está exagerando.

Para onde as meninas vão ?

No final de Silenciadas, vemos as irmãs encurraladas por guardas na tentativa de fuga. Acorrentados um ao outro, eles estão perto de um penhasco à beira-mar. Este é o topo da colina que foi retratado anteriormente no filme em várias ocasiões diferentes, e o filme nos leva de volta para uma conclusão adequada. 

Em uma cena anterior, Ana conta a Rostegui sua capacidade de voar, o que ele acredita devido à sua predisposta condenação em relação às bruxas. Voltando à última cena, vemos Ana e as irmãs se preparando para pular da falésia para o mar, guiadas por uma deixa sobre a maré de lua cheia. 

A câmera se move em direção a Rostegui por um momento, que exclama que as meninas voaram. Vemos a faísca em seus olhos delirantes, e a câmera se move para trás para mostrar uma tela vazia de um penhasco, com uma única tocha acesa no chão. Embora seja provável que tenham saltado para o mar, o diretor decide manter a narrativa em aberto, brincando com a imaginação do público.

Quem é Rostegui ?

- Publicidade -

A ambiguidade do filme está articuladamente incorporada ao personagem de Rostegui. Afinal, o juiz que foi referido como “Lúcifer” em várias ocasiões em Silenciadas. O céptico e ornamentado juiz Rostegui tenta extrair uma confissão de Ana por meio de suas habilidades oratórias, mas fica obcecado pelo personagem de Ana. 

Racional e curioso, ele busca se comunicar com o feminino em Ana e acredita em sua história bem trabalhada de realização do Sabá das Bruxas. Ana o conduz ao ato real do ritual, onde ele se junta às bruxas em um momento de frenesi. 

Aparentemente apaixonado pela bela Ana e especulativamente aliado ao diabo, o personagem de Rostegui é mais um anti-herói do que um vilão enegrecido . Seu personagem é um retrato convincente de um homem que tenta romper com o regime repressivo da ortodoxia abordando os desejos carnais primitivos, mas é restringido por sua posição de autoridade.

Certamente, você vai gostar:

>Love Alarm ganhará 3 Temporada ? Tudo o que sabemos

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil. Afinal, aqui você não perde nada da Netflix. 

- Publicidade -

Comentários
Carregando...